DENÚNCIA: Concurso para Professor da Prefeitura de Brejo Santo é alvo de investigação do Ministério Público por supostas irregularidades na prova didática - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI


quarta-feira, 23 de julho de 2025

DENÚNCIA: Concurso para Professor da Prefeitura de Brejo Santo é alvo de investigação do Ministério Público por supostas irregularidades na prova didática


Brejo Santo/CE – O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo, abriu procedimento administrativo para apurar uma série de irregularidades denunciadas na fase didática do concurso público para professor da Prefeitura de Brejo Santo, regido pelo Edital nº 01/2025 – PMBS.
A denúncia, feita por candidatos, aponta falhas graves na condução da avaliação prática. “Meu nome é Francisco, e venho por meio deste meio denunciar uma série de irregularidades na fase didática do concurso. Entre elas: ausência de atribuição de notas, fichas com rasuras e falta de gravação das aulas”, afirmou o denunciante.

Segundo certidão emitida pelo MPCE no dia 22 de julho de 2025, e assinada pelo técnico ministerial Janaildo Alves da Cruz, foram identificadas, entre outras, as seguintes inconsistências:

Ausência de atribuição de notas e falta de padronização entre os examinadores nos critérios de avaliação, como uso do tempo, recursos didáticos e adequação ao conteúdo da BNCC;

Fichas de avaliação com rasuras, sem rubricas, incompletas e com possíveis alterações em relação às versões enviadas aos candidatos por e-mail;

Falta de justificativas nas notas, data, assinatura dos candidatos e registro do tempo de aula (início e fim);

Ausência da ata da aula prática com as devidas assinaturas da banca e dos candidatos;

Falta de gravação das aulas, que deveria ser exigida para garantir a transparência do processo.

A Promotoria também mencionou que outras reclamações já constavam nos autos, indicando que as denúncias vêm se acumulando desde a realização da prova prática.

Diante disso, os autos foram encaminhados ao promotor de justiça para providências cabíveis. A comunidade local e os candidatos aguardam uma posição oficial da Prefeitura de Brejo Santo e da banca organizadora (CEV/Urca), que até o momento não se manifestaram publicamente.

A expectativa é de que as investigações avancem e, se confirmadas as irregularidades, medidas sejam tomadas para garantir a lisura e a justiça no certame.

6 comentários:

  1. O concurso público de Brejo Santo, que tem sido alvo de algumas denúncias. Nós, candidatos habilitados, também gostaríamos de ser ouvidos e ter nosso posicionamento considerado.

    Defendemos a isonomia, a seriedade e a legalidade do certame, e queremos relatar como, para muitos de nós, a prova didática transcorreu de forma tranquila, sem qualquer irregularidade. Achamos importante que todos os lados sejam ouvidos, inclusive aqueles que foram aprovados com dedicação, esforço e dentro do que foi proposto no edital.

    Há também questionamentos que merecem reflexão:
    – Por que as denúncias surgiram apenas após a divulgação do resultado da prova didática?
    – Por que não foram formalizadas durante os dias de aplicação, que duraram quase um mês, sempre aos finais de semana?
    – Por que pontos que estavam descritos no edital só foram questionados depois do resultado?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, a banca passou um mês aplicando e ninguém se manifestou, aguardar o resultado final e ver se a justiça funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Essas denúncias estão equivocadas. Não existe a ideia de querer jogar a culpa do seu desempenho para os avaliadores da banca. Por exemplo, o edital não prever a entrega das fichas avaliativas nem a gravação das aulas. Além disso, como posso requerer a uniformidade das notas em uma fase totalmente subjetiva?

    ResponderExcluir
  4. A URCA seguiu fielmente o edital. Depois de vencer todos os prazos vem essas denúncias infundadas. Não vejo irregularidade no certame. Vejo candidatos querendo encontrar culpados.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo irregularidade no certame, a Urca seguiu o edital corretamente. Portanto, as denúncias estão equivocadas e mascaradas com interesses de pessoas que não conseguiram um bom desempenho.

    ResponderExcluir