TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sábado, 27 de junho de 2026

Público abaixo da expectativa marca evento com Ciro Gomes em São Gonçalo do Amarante

junho 27, 2026 0

O evento com o ex-ministro Ciro Gomes, realizado em São Gonçalo do Amarante e organizado pelo grupo político do ex-prefeito Cláudio Pinho, registrou um público considerado abaixo da expectativa por observadores que acompanharam o encontro.

A expectativa nos bastidores era de uma mobilização mais expressiva, principalmente pela presença de uma das principais lideranças políticas do Ceará. No entanto, a quantidade de participantes acabou chamando mais atenção do que o próprio conteúdo do evento.

Entre analistas e agentes políticos, a avaliação é de que a participação ficou aquém do que era esperado para uma agenda dessa dimensão. A presença de público passou a ser interpretada como um indicativo de que a mobilização promovida pelo grupo não atingiu o alcance esperado.

O comparecimento registrado também gerou repercussão nos bastidores políticos do município, onde o evento passou a ser visto como um termômetro da capacidade de convocação para atos públicos em um momento de articulações visando ao próximo processo eleitoral.

Prefeitura de Salitre entrega novos fardamentos para beneficiários do Programa Auxílio Catador

junho 27, 2026 0


A administração "O Povo é Quem Faz", por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, realizou nesta última terça-feira (09/06) a solenidade de entrega dos novos fardamentos para os profissionais beneficiados pelo Programa Auxílio Catador. O evento, que aconteceu na sede da Associação Semear, reuniu gestores municipais, lideranças locais e os trabalhadores que atuam diretamente na reciclagem do município.

Muito mais do que a distribuição de um fardamento de trabalho, a entrega do vestuário padronizado e com identificação visual representa mais dignidade, segurança e reconhecimento para os catadores e catadoras de Salitre. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na preservação ambiental diária, sendo peças-chave para a saúde pública e para a sustentabilidade local.

Esta importante conquista é o resultado direto de um esforço conjunto e de uma forte parceria firmada entre a administração "O Povo é Quem Faz", o Governo do Estado e a Associação Semear. A união reforça o compromisso do município com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão social e à valorização dos trabalhadores que cuidam do nosso ecossistema, mostrando que o trabalho em equipe é o caminho para construir uma cidade cada vez mais justa e sustentável.

Salitre 38 Anos: Orgulho de Nossa História, Força do Nosso Povo!

junho 27, 2026 0



É com muita alegria e orgulho que a Administração "O Povo é Quem Faz" convida toda a população para celebrar os 38 anos de nossa Emancipação Política. Preparamos uma programação especial que une esporte, fé, cultura e muita festa para comemorar a trajetória de desenvolvimento da nossa terra.


Serão quatro dias intensos com finais esportivas, momentos de louvor e gratidão, brincadeiras tradicionais e grandes shows em praça pública. Além disso, celebramos o avanço da nossa terra com a entrega da nova Areninha de Salitre no Sítio Lagoa dos Paulinos.

Confira a programação completa e participe:

Sábado, 27/06/2026

15:30h: Grande Final do Campeonato de Futebol da 2ª Divisão. Venha torcer pelas nossas equipes!

Domingo, 28/06/2026

15:30h: Grande Final do Campeonato de Futebol da 1ª Divisão. Emoção garantida no principal torneio do município.

Dia do Evangélico

Segunda-feira, 29/06/2026


19:00hs: Uma noite de louvor, fé e adoração promovida pelas Igrejas Evangélicas de Salitre com o apoio da Prefeitura.




Preletor: Pastor Nathanael Façanha




Cantor: Missias Oliveira



Aniversário de Salitre



Terça-feira, 30/06/2026



Manhã

O grande dia começa cedo com esporte, cidadania e tradição na Avenida São Pedro:

06:00h: Ciclo Sesc - Passeio ciclístico pelas ruas de Salitre.

06:30h: Competição Municipal de Ciclismo (Categorias Master e Aberta - Masculino e Feminino).

07:00h: Hasteamento das Bandeiras.

09:00h: Missa em celebração ao aniversário de 38 anos de Salitre.

10:30h: Abertura das atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Corrida com carrinho de mão, ovo na colher, saco, equilíbrio de moto e bicicleta, corrida de 5km, tiros de 100m e 200m, embaixadinhas e torneio de sinuca no Bar do Jodak). Entrega de premiação no local.

Tarde:

Inauguração

17:00h: Inauguração da Areninha de Salitre no Sítio Lagoa dos Paulinos, com a presença confirmada do Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro.

Noite:

Festa Dançante na Praça da Prefeitura

20:00h: Início dos shows com os Artistas da Terra.

22:00h: Forró do Vaidoso.

23:30h: Homenagem, parabéns à cidade, pronunciamento das autoridades e queima de fogos de artifício silenciosos (respeitando o bem-estar de todos).

00:00h: Raniery Vaqueiro.

02:00h: Desejo de Menina



Traga sua família, convide seus amigos e venha comemorar com orgulho os 38 anos da nossa

Santana do Cariri realiza Curso de Primeiros Socorros com o SAMU

junho 27, 2026 0


Realizamos, no Polo de Convivência, o Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros com o SAMU, voltado às famílias neuroatípicas e com a participação de profissionais da saúde.

O momento trouxe orientações importantes sobre suporte básico de vida, cuidados em situações de engasgo, parada cardiorrespiratória e outras ocorrências que exigem atenção imediata até a chegada da equipe especializada.

A iniciativa reforça nosso compromisso com a prevenção, o cuidado e o acolhimento das famílias santanenses, levando informação e mais segurança para o dia a dia de quem cuida.

Links
MOMENTOS DO CURSO

Alunos da Rede Municipal do Crato conquistam medalhas na II Olimpíada Caririense de Matemática

junho 27, 2026 0

 
Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Crato foram destaque na cerimônia de premiação da II Olimpíada Caririense de Matemática (OCAM), reafirmando o compromisso da educação municipal com a excelência no ensino e na formação acadêmica dos estudantes.

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (25), no Auditório do CCT da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Campus Crajubar, reunindo alunos, familiares, representantes das escolas e instituições de ensino de toda a região do Cariri.

Representando o município, os estudantes Carlos Daniel e Guilherme de Oliveira Franca, da Escola Municipal Dom Quintino, conquistaram medalhas de bronze. Também recebeu medalha de bronze o aluno Drumond Jhesse Vitorino, da Escola Municipal Dom Vicente.

A OCAM reúne estudantes das redes pública e privada dos municípios caririenses e tem como objetivo incentivar o estudo da Matemática, identificar novos talentos e estimular o raciocínio lógico entre os alunos do Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes do 6º ao 9º ano.

A Olimpíada Caririense de Matemática é uma iniciativa do Departamento de Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Juazeiro do Norte, com apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da Stone.

Para a secretária municipal de Educação, Neyla Brito, o resultado é motivo de orgulho para toda a rede municipal. "Cada conquista dos nossos estudantes representa o esforço coletivo de alunos, professores, gestores e famílias. Essas medalhas demonstram que investir em uma educação de qualidade, valorizando o ensino da Matemática e o desenvolvimento das potencialidades dos nossos alunos, gera resultados concretos. Parabenizamos todos os medalhistas e suas escolas por esse importante reconhecimento, que fortalece ainda mais a educação do Crato".

Acidente com animal na CE-469 deixa motorista morto em Crateús, CE

junho 27, 2026 0

Um motorista morreu na madrugada desta sexta-feira, 26 de junho de 2026, após se envolver em um acidente na CE-469, estrada que liga Crateús à localidade de Queimadas. A ocorrência foi registrada por volta das 4h40, na região de Marins.

A vítima foi identificada como Luiz Gedeon Vieira Alves, 52 anos. Natural de Crateús, ele residia na sede do município e também possuía casa na localidade de Tucuns. Gedeon era conhecido na região por atuar no transporte de passageiros entre Tucuns e a cidade. Anteriormente, também trabalhou como mototaxista.

Segundo informações, ele seguia para Tucuns para conduzir seu caminhão com passageiros de volta a Crateús quando colidiu com um garrote que estava na pista. Não houve tempo hábil para desviar do animal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas a vítima já estava sem vida quando a equipe chegou ao local. Policiais Militares e peritos forenses também estiveram na área para os procedimentos de praxe. O corpo foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense para exame de necropsia. 

O caso reforça o alerta sobre os riscos de animais soltos em rodovias estaduais, especialmente durante a madrugada, quando a visibilidade é reduzida.

Quixeramobim, CE lamenta a morte de Danilo Cruz, o “Danilão”, aos 51 anos

junho 27, 2026 0

O município do Sertão Central amanheceu neste sábado, 27 de junho de 2026, em luto pela morte de Danilo Cruz. Conhecido carinhosamente como “Danilão”, ele tinha 51 anos.

Danilo era uma figura popular em Quixeramobim, principalmente por sua trajetória na música. Ele integrou banda local e marcou gerações de quixeramobinenses com seu trabalho artístico. 

Além da música, “Danilão” também atuava como servidor do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, onde era conhecido pelos colegas de equipe.

Conforme informações de familiares, ele foi internado após um episódio de engasgo e apresentou complicações de saúde nos dias seguintes, sem resistir ao agravamento do quadro. 

A notícia da morte provocou comoção entre amigos, familiares e moradores. Nas redes sociais, diversas homenagens têm relembrado o carisma e a contribuição de Danilo para a cultura e para a saúde pública da cidade.