TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sábado, 27 de junho de 2026

Prefeitura de Potengi entrega Praça Chico Mirô e novos veículos para fortalecer serviços público do município

junho 27, 2026 0

A Prefeitura de Potengi realizou, na noite desta sexta-feira (26), a entrega oficial da Praça Chico Mirô, um novo espaço de convivência, lazer e integração para a população potengiense.

A solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, além de moradores que participaram do momento de celebração.

O evento contou com a presença do prefeito Salviano Alencar, vereadores, secretários municipais, dos deputados federais André Figueiredo e Yuri do Paredão, do deputado estadual Marcos Sobreira, do representante do Governo do Estado Francisco Ibiapina, além de lideranças e representantes da comunidade.

A nova praça passa a oferecer um ambiente estruturado para encontros, momentos de lazer e valorização da área urbana do município, representando mais um investimento voltado para melhorar os espaços públicos e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores.
Durante a programação, a gestão municipal também realizou a entrega de novos veículos que irão reforçar o atendimento à população e ampliar a atuação dos serviços públicos, beneficiando tanto as comunidades da zona rural quanto a sede do município.

Os equipamentos entregues fazem parte de uma série de ações da administração municipal voltadas ao fortalecimento da infraestrutura e à melhoria do atendimento em diferentes áreas. Em seu pronunciamento, o prefeito Salviano Alencar destacou a importância dos investimentos e ressaltou o compromisso da gestão em buscar melhorias para Potengi, através de parcerias e ações que atendam às necessidades da população.

A noite marcou mais um momento de união entre poder público e comunidade, celebrando conquistas e novos avanços para o município.

Publicação TRIBUNA LIVRE CARIRI 

Por CPN

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Acidente na Barra da Tijuca deixa dois jovens cearenses mortos no Rio de Janeiro

junho 26, 2026 0

Dois jovens do interior do Ceará morreram após um acidente registrado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

As vítimas foram identificadas como Maria Cecília, natural do distrito de Guia, em Boa Viagem, e Jailton Rodrigues, natural de Tamboril. Segundo familiares e pessoas próximas, o casal estava junto no momento da ocorrência. Os dois sofreram ferimentos graves e não resistiram.

A notícia causou comoção nas duas cidades cearenses. Maria Cecília era conhecida no distrito de Guia e Jailton tinha laços familiares em Tamboril. Nas redes sociais, amigos e parentes têm compartilhado homenagens e mensagens de despedida em memória dos jovens.

Neste momento, familiares recebem manifestações de solidariedade de moradores de Boa Viagem e Tamboril. As circunstâncias detalhadas do acidente ainda não foram divulgadas pelas autoridades do Rio de Janeiro.

Entre a propaganda e a realidade: a abertura do FEQUARIPE deixa dúvidas sobre a capacidade de mobilização da gestão

junho 26, 2026 0

A publicação do prefeito Zé Paulino "Gordinho" nas redes sociais descreve a abertura do FEQUARIPE 2026 como um grande momento de valorização da cultura, fortalecimento da identidade do povo e incentivo à economia local. No discurso oficial, tudo parece ter ocorrido de forma exemplar.

No entanto, para quem acompanhou a abertura do evento, a percepção foi diferente. O público presente ficou aquém da expectativa para uma das principais festas culturais do município, levantando questionamentos sobre o alcance da mobilização promovida pela administração municipal.

A discrepância entre o discurso institucional e a realidade percebida por parte dos presentes chama atenção. Enquanto as redes sociais da Prefeitura destacam uma grande celebração popular, a participação registrada por muitos moradores não corresponde à imagem de amplo engajamento divulgada pela gestão.

Mais do que discutir números, o episódio evidencia um desafio político: transformar publicidade institucional em participação efetiva da comunidade. Grandes eventos públicos dependem da presença da população para atingir seus objetivos. Quando essa participação é limitada, surgem questionamentos sobre a capacidade de diálogo da administração com os diversos segmentos da sociedade.

A cultura de Araripe merece investimentos e valorização. Entretanto, ela também exige planejamento, mobilização e credibilidade junto à população. O sucesso de um evento não se mede apenas pelo texto publicado nas redes sociais, mas principalmente pelo envolvimento espontâneo das pessoas.

A população espera que a administração municipal vá além da divulgação de ações e consiga fortalecer a confiança entre governo e comunidade. Afinal, a principal avaliação de uma gestão pública acontece nas ruas, e não apenas nas publicações oficiais.

Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 

Colisão entre motos na CE-138 deixa dois mortos e uma mulher ferida em Morada Nova, CE

junho 26, 2026 0

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida após uma grave colisão envolvendo duas motocicletas na manhã desta sexta-feira, 26 de junho de 2026. O acidente aconteceu na CE-138, próximo à localidade de Patos, no distrito de São João do Aruaru.

As vítimas fatais foram identificadas como Lavínia Nascimento e Kleber. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local. A terceira ocupante, Josilene, esposa de Kleber, foi socorrida com lesões.

Josilene recebeu os primeiros atendimentos na UPA de Morada Nova e, em seguida, foi transferida para o Hospital Regional Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, onde permanece internada sob cuidados médicos. 

Segundo relato de familiares, o casal morava em Fortaleza e viajava para Morada Nova para visitar uma irmã de Josilene quando a colisão ocorreu. 

As circunstâncias que levaram ao acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes, que devem concluir a investigação nos próximos dias.

Estudante de 18 anos morre após perder o controle da moto e colidir com árvore na BR-230, em Várzea Alegre, CE

junho 26, 2026 0

Um estudante de 18 anos, identificado como Marcos Antônio Lopes de Aquino, conhecido como “Marquinhos”, morreu na manhã desta sexta-feira, 26 de junho de 2026, após um acidente de trânsito na Avenida Vicente Alves Costa, no bairro Zezinho Costa, trecho da BR-230.

Segundo a Polícia Militar, a composição foi acionada por volta das 06h05 para atender a ocorrência. No local, equipes do SAMU já estavam presentes e constataram o óbito da vítima. 

Marquinhos conduzia uma motocicleta Honda CG 125, cor vermelha, quando, conforme relatos de populares, perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. Há informações de testemunhas de que o jovem teria tentado desviar de um cachorro que surgiu na pista. A versão ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades.

Ainda de acordo com informações colhidas no local, a vítima seguia para uma partida de futebol no momento do acidente. 

Após os procedimentos iniciais, foi acionado o rabecão do Instituto Médico Legal, juntamente com a Perícia Forense e a Polícia Rodoviária Estadual, que deram sequência à ocorrência.

As causas do acidente seguem em investigação. A Polícia Rodoviária Estadual deve apurar se houve outros fatores que contribuíram para a perda de controle da motocicleta.

Prefeitura de Mauriti Informa: Cronograma de Funcionamento

junho 26, 2026 0

Conforme o Decreto Municipal nº 48, de 25 de junho de 2026, informamos que nesta segunda-feira, 29 de junho, será ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais. 🏛️

A data celebra o Dia de São Pedro e o jogo da Seleção Brasileira na Copa do mundo de 2026! ⚽🇧🇷

Ressaltamos que os serviços essenciais — saúde 🏥, segurança 👮‍♂️ e limpeza pública 🧹 — funcionarão em regime de plantão para atender à nossa população. ✅

Servidores estaduais terão expediente até meio-dia na próxima segunda-feira (29)

junho 26, 2026 0






O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (25), que o expediente dos servidores do Governo do Ceará será encerrado ao meio-dia na próxima segunda-feira (29), em razão do jogo da Seleção Brasileira pela segunda fase da Copa do Mundo de Futebol. Os serviços essenciais funcionarão normalmente, em regime de plantão.

O gestor estadual ressaltou a importância de unir os brasileiros em torcida. “Todos unidos pelo Brasil. Será um dia de torcer pela nossa Seleção em um jogo decisivo da segunda fase da Copa do Mundo”, pontuou.