TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fernando Santana intensifica articulação com lideranças no Cariri e fortalece pré-campanha a deputado federal

junho 24, 2026 0

Cumprindo o fim de seu segundo mandato de deputado estadual, Fernando Santana tem ampliado sua agenda de articulações políticas na região do Cariri, movimento que vem sendo interpretado nos bastidores como um fortalecimento de sua pré-campanha para uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Nas últimas semanas, Fernando tem participado de encontros com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias de diversos municípios caririenses, reforçando alianças construídas ao longo de sua trajetória política. Em muitas dessas reuniões, Fernando articulou encontros entre as lideranças e o senador Camilo Santana, um de seus principais cabos eleitorais.

A estratégia busca consolidar uma ampla base de apoio na região, considerada um dos principais redutos eleitorais do parlamentar. Além do Cariri, Fernando Santana também tem mantido diálogo com lideranças de outras regiões do Ceará, ampliando sua capilaridade política e fortalecendo sua projeção estadual.

Aliados avaliam que a atuação à frente da Assembleia Legislativa tem contribuído para ampliar a visibilidade do deputado, que acumula experiência como parlamentar e integrante dos governos Camilo e Elmano de Freitas. O grupo político ligado ao deputado, que já ocupou a vice-presidência da Alece, assumindo a diretoria da mesa em várias ocasiões, aposta no fortalecimento das articulações municipais como um dos pilares da futura campanha.


Publicação TRIBUNA LIVRE CARIRI 

Por NEWS CARIRI

Salitre em Foco: Resultados da Pesquisa da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA)

junho 24, 2026 0


A administração "O Povo é Quem Faz" deu um passo importante na consolidação de suas políticas sociais. Por meio de uma articulação estratégica entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria da Proteção Social do Estado, o município realizou o encontro de apresentação e socialização do relatório da pesquisa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, no âmbito da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA).

Tendo Salitre como o município central do estudo, o relatório final traz diagnósticos profundos, reflexões essenciais e aponta as potencialidades locais. Esses dados servem como base sólida para fortalecer a construção de políticas públicas ainda mais inclusivas, com foco absoluto na promoção da equidade racial desde os primeiros anos de vida.

O evento de apresentação não foi apenas uma prestação de contas, mas um espaço de planejamento unificado. O encontro reuniu a gestão municipal e as equipes técnicas das pastas de Educação, Saúde, Proteção Social e Cultura.

O objetivo central é reafirmar o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral das crianças e consolidar uma rede intersetorial capaz de combater o racismo estrutural na raiz.

INSS cria novas regras e passa a exigir biometria em benefícios sociais; veja quem está isento

junho 24, 2026 0




O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

As novas regras constam na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

O cadastro biométrico da Carteira de Identidade consiste na coleta das impressões digitais dos dedos das duas mãos e da fotografia do rosto do cidadão, que são armazenadas em uma base de dados do governo federal.

O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida.

Como vai funcionar a exigência

Quem solicitar benefícios ao INSS deverá comprovar registro biométrico em bases oficiais do governo, como:

Carteira de Identidade Nacional (CIN);
Título de eleitor;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A exigência já vinha sendo aplicada de forma parcial. Desde setembro de 2024, ela é obrigatória para pedidos do BPC/Loas. O governo também já utiliza o cadastro biométrico em outras frentes, como no empréstimo consignado de aposentados e pensionistas.

A nova portaria regulamenta e amplia essa exigência para a maior parte dos benefícios previdenciários e assistenciais requeridos ao INSS, abrangendo os pedidos apresentados a partir de novembro de 2025.

Para quem já recebe benefícios, a implementação será gradual e não haverá bloqueio automático neste momento.

Governador Elmano recebe 35 dos 46 vereadores da capital

junho 24, 2026 0




Acompanhados do prefeito Evandro Leitão e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto (PSB); o governador Elmano de Freitas (PT), recebeu no Palácio da Abolição, 34 dos 46 vereadores da capital.  O encontro concluiu a primeira parte de sua articulação em Fortaleza de olho na eleição de outubro. A quantidade de vereadores dá à base governista ampla vantagem no Legislativo da Capital.

Oficialmente, o objetivo dos encontros é aproximar aliados, ouvir demandas e reforçar a parceria do governo com a Capital. A preocupação governista tem justificativa clara: Fortaleza é o campo eleitoral mais complexo do território cearense. Ter vantagem pode significar o êxito ou o fracasso de um projeto político.

Somados ao próprio Leo Couto, são 35 vereadores que, pelas contas dele e de Evandro, estão alinhados com o projeto político de Elmano.

Polícia Federal prende filho de Bebeto Queiroz, ex-prefeito de Chorói; que continua foragido

junho 24, 2026 0



A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24), o filho do ex-prefeito de Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, o "Bebeto de Choró". Daniel Queiroz foi preso em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.Outros familiares de Bebeto do Choró também seriam alvos.

Em 2024, Daniel Queiroz compareceu à diplomação do pai como prefeito de Choró após uma procuração autorizar que o filho o represente na cerimônia. Foram apreendidos documentos que serão analisados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O MPE, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, e a PF realizaram o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, no âmbito da investigação criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró. As diligências continuam ao longo do dia.

O político segue foragido desde o dia 5 de dezembro de 2024, quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva, na Operação Vis Occulta. Bebeto chegou a ser preso depois da eleição do ano passado, em outra ação do Ministério Público. Foi solto e, dias depois, quando as autoridades foram buscá-lo novamente em outra operação, já não o encontraram. Desde então, o paradeiro segue desconhecido e as investigações prosseguem em diferentes esferas.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Motorista passa mal e bate em dois postes na Av. Osório de Paiva, em Fortaleza; SAMU é acionado

junho 23, 2026 0

Um motorista de carro popular perdeu o controle da direção e atingiu pelo menos dois postes na Avenida Osório de Paiva, na região central de Fortaleza, na manhã desta terça-feira, 23/06/2026.

Segundo relatos de testemunhas que estavam no local, o condutor teria passado mal enquanto dirigia. Antes de parar, o veículo colidiu com a estrutura dos postes e em seguida atingiu um Fiat Siena que estava estacionado na via.

O SAMU foi acionado e prestou os primeiros atendimentos ao motorista ainda dentro do carro. Até a última atualização, o estado de saúde dele não havia sido divulgado pelas equipes de resgate.

A colisão provocou danos nos postes e no veículo estacionado. Equipes da Enel Ceará e da AMC foram chamadas para avaliar riscos de rede elétrica e organizar o trânsito na avenida, que registrou lentidão no trecho durante a ocorrência.

A causa exata do mal súbito relatado por populares só deve ser confirmada após avaliação médica e perícia. A Polícia Civil deve instaurar procedimento para apurar a dinâmica do acidente e eventuais responsabilidades.

Terceira vítima morre e sobe para 3 o número de mortos em acidente com três veículos na CE-187, entre Tianguá e Viçosa, CE

junho 23, 2026 0

Subiu para três o total de vítimas fatais da colisão múltipla registrada na CE-187, na saída de Tianguá sentido Viçosa do Ceará. A última morte foi confirmada na madrugada desta terça-feira, 23/06/2026.

A vítima é Maria Suzete de Oliveira Araújo, 46 anos. Ela conduzia um Chevrolet Onix vermelho e estava com outras três pessoas no carro no momento da batida, ocorrida na noite de domingo, 21. Maria Suzete foi socorrida e levada ao Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, mas não resistiu aos ferimentos.

Com a confirmação do óbito, o acidente que envolveu três veículos na rodovia estadual passa a ter três mortes. Outras sete pessoas feridas receberam atendimento médico ainda na noite do domingo e seguem em acompanhamento.

O corpo de Maria Suzete será encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará em Sobral para exame cadavérico e liberação à família.

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Ceará colhem depoimentos e analisam vestígios para esclarecer a dinâmica da colisão. Perícia técnica deve apontar causas como velocidade, ultrapassagem indevida ou falha mecânica, além das condições da pista no trecho.

A CE-187 é rota de ligação entre a Ibiapaba e a região Norte do estado, com tráfego intenso de carros e caminhões. A Polícia Rodoviária Estadual reforça o alerta para atenção redobrada, respeito aos limites de velocidade e manobras seguras na rodovia.