TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sábado, 25 de outubro de 2025

Aiuaba vive de promessas enquanto prefeito usa lives para atacar adversários

outubro 25, 2025 0

A cidade de Aiuaba continua mergulhada em um ciclo de promessas e discursos grandiosos, sem que os habitantes vejam mudanças concretas na rotina do município. Recentemente, o prefeito Neto Feitosa publicou nas redes sociais mensagens exaltando a chegada de ambulâncias, ônibus escolares e kits estudantis, frutos de emendas parlamentares. No entanto, críticos afirmam que essas conquistas não são resultado de gestão local, mas sim de apoios externos, e servem mais como propaganda do que como impacto real para a população.

Enquanto apresenta “resultados” online, o prefeito tem se destacado por priorizar ataques pessoais em lives, direcionados a adversários e críticos, em vez de detalhar projetos, planos ou ações concretas para saúde, educação e infraestrutura. Para muitos moradores, o que se percebe é uma administração mais preocupada em gerar likes e polêmicas nas redes sociais do que em resolver os problemas do dia a dia da cidade.

Moradores relatam que, apesar das promessas frequentes, ruas permanecem sem manutenção, transporte público continua precário e serviços essenciais ainda enfrentam falhas. Para eles, as postagens do prefeito soam vazias diante da realidade: “É só discurso. Nada muda de verdade aqui”, afirma uma moradora que preferiu não se identificar.

As emendas parlamentares mencionadas por Neto Feitosa, vindas de deputados e senadores, reforçam a impressão de que a gestão municipal depende de terceiros para qualquer resultado, enquanto o prefeito transforma as redes sociais em palco de confrontos políticos, desviando atenção do que realmente importa: o cuidado com a população.

Aiuaba, assim, segue marcada por promessas grandiosas e lives polêmicas, em um ciclo de publicidade pessoal que pouco se traduz em soluções concretas para os cidadãos.


Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Com Cristiano Andrade 

Câmara do Crato promove jogo solidário em alusão à campanha Outubro Rosa

outubro 25, 2025 0

A Câmara Municipal do Crato realizou, na noite desta sexta-feira (24), o 1º Futebol com Elas, evento alusivo à campanha Outubro Rosa. A partida, realizada na Arena Seminário, teve como objetivo a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

O jogo foi misto, com a presença de homens e mulheres, mas apenas as mulheres podiam marcar gols. No placar final, vitória por 6 a 3 para o time do presidente Matheus Leite e da vereadora Ariza Silva, presidente da Comissão Especial da Mulher.

Participaram do evento servidoras da Câmara Municipal, da Prefeitura do Crato, do Juizado da Mulher, além de outras autoridades como a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela. A entrada foi solidária: cada participante doou 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes do município.

Segundo a vereadora Ariza Silva, o evento superou as expectativas e uma segunda edição já está confirmada para o ano que vem.

“Foi um verdadeiro sucesso, reunindo vereadores, secretários, personalidades e a população em um momento de muita alegria, união e conscientização. Gratidão a todos que fizeram parte desse evento lindo em prol do Outubro Rosa e da valorização da mulher no esporte”, destacou.

O evento foi uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio da Comissão Especial da Mulher, em parceria com a Prefeitura do Crato.

Fest Enem no Crato será o maior evento preparatório para o Enem 2025 no Cariri

outubro 25, 2025 0

No próximo dia 1º de novembro, o Crato sediará o maior evento preparatório para o Enem 2025 no Cariri: o Fest Enem. A iniciativa é da Câmara Municipal do Crato, por meio do programa Alcance, e reunirá estudantes em um dia inteiro de aulas, serviços e integração na quadra do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), das 8h às 17h.

O evento contará com aulas de Biologia, Física, Redação, Matemática, Filosofia e Geografia, ministradas por professores especialistas, além de serviços de saúde, como massoterapia, aferição de pressão e atendimento psicológico. Nos intervalos, haverá DJ e espaço para alimentação.

A entrada é gratuita, sendo solicitado 1 kg de alimento não perecível aos alunos inscritos no exane deste ano. O Fest Enem é realizado pela Câmara do Crato e Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em parceria com o cursinho preparatório Evolução e o Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão).

Deputado Guilherme Landim e prefeito Eronildes Santos tratam com o Detran-CE melhorias no trânsito de Tarrafas

outubro 25, 2025 0

O deputado estadual Guilherme Landim se reuniu nesta quarta-feira (23) com o prefeito de Tarrafas, Eronildes Santos, e o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, para discutir ações voltadas à melhoria do trânsito no município. O encontro reforça o compromisso conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Tarrafas com a segurança e a mobilidade dos cidadãos.

Segundo o parlamentar, o diálogo teve como foco principal projetos e demandas estruturantes para aprimorar a sinalização, o ordenamento e o fluxo viário na cidade.

“Nosso objetivo é garantir mais segurança, organização e mobilidade para a população, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Tarrafas em benefício dos tarrafenses”, destacou Guilherme Landim.

O prefeito Eronildes Santos ressaltou a importância da reunião e agradeceu o apoio do deputado e do Detran-CE, afirmando que investir no trânsito é cuidar da vida das pessoas.

“Essa parceria é essencial para que possamos seguir avançando. Com o apoio do deputado Guilherme Landim e do superintendente Waldemir Catanho, Tarrafas segue no caminho do desenvolvimento, garantindo mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o gestor.

O superintendente Waldemir Catanho também destacou o empenho da administração municipal e reafirmou o compromisso do Detran-CE com os municípios cearenses:

“O Detran está sempre aberto a parcerias que resultem em melhorias reais para as cidades. Tarrafas tem mostrado planejamento e responsabilidade, e isso facilita a implementação de ações que fazem diferença no dia a dia das pessoas.”

A reunião marca mais um passo importante na modernização da mobilidade urbana em Tarrafas, refletindo o esforço conjunto entre lideranças políticas comprometidas com o progresso e o bem-estar da população.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Diário do Nordeste é o 1º veículo brasileiro a conquistar o prêmio internacional Lincoln de Jornalismo

outubro 24, 2025 0

O Diário do Nordeste celebra uma conquista histórica: pela primeira vez, um veículo brasileiro recebe o 1º lugar no Prêmio Lincoln de Jornalismo, uma das mais importantes premiações internacionais da América Latina voltadas para desafios econômicos, sociais e ambientais das comunidades.

O reconhecimento foi concedido à série de reportagens “Castanhão: 30 anos do início da construção”, assinada pela jornalista Thatiany Nascimento, da equipe DN Ceará, publicada em fevereiro deste ano. A série trouxe um olhar profundo sobre a maior obra hídrica do Ceará, abordando impactos sociais, ambientais e econômicos que atravessam três décadas.

“Receber esse reconhecimento internacional é motivo de grande orgulho para todo o Diário do Nordeste. É o resultado de um jornalismo comprometido com o interesse público, com as transformações do nosso território e com a escuta da comunidade cearense. Essa conquista reafirma a força e a relevância do jornalismo produzido no Ceará para o Brasil e para a América Latina”, destaca Ívila Bessa, gerente de Jornalismo do Diário do Nordeste.

Para Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo e Esporte do Sistema Verdes Mares (SVM), o prêmio também reforça o papel do grupo na valorização de um jornalismo de profundidade e impacto. “Esse reconhecimento internacional evidencia a competência e a sensibilidade das nossas equipes em abordar temas que dialogam com os grandes desafios do nosso tempo. É um marco que reafirma o compromisso do SVM com um jornalismo ético, relevante e transformador”, ressalta.

A série de reportagens foi editada pela jornalista Dahiana Araújo e tem a coordenação de Karine Zaranza. As imagens, em fotografias e vídeos, são do produtor audiovisual Ismael Soares. O material é composto por sete conteúdos jornalísticos multimídia no site do Diário do Nordeste, uma newsletter, além de 2 vídeos para Youtube.

O Prêmio Lincoln de Jornalismo, promovido pelo Lincoln Institute of Land Policy, com sede nos Estados Unidos, homenageia jornalistas e veículos que atuam na América Latina, contribuindo para o debate sobre políticas urbanas, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. A premiação também é dedicada à memória do jornalista brasileiro Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro, símbolo do jornalismo investigativo comprometido com a verdade.

A entrega oficial do prêmio ocorrerá no dia 7 de novembro, durante a Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em Buenos Aires.

A jornalista Thatiany Nascimento, autora da série de reportagens do Diário do Nordeste, destaca dois pontos importantes de ter o trabalho reconhecido nessa premiação: “um deles é a valorização do trabalho jornalístico de profundidade, com desenvolvimento de reportagens de fôlego e com uma apuração que reforça a relevância do próprio jornalismo em meio à difusão acentuada de conteúdos superficiais e instantâneos. Outro é o foco na apresentação de uma história local, vivenciada no contexto do Nordeste brasileiro, cujos registros históricos, por meio do jornalismo, acabam ganhando visibilidade internacional”.
Além de receber a premiação, Thatiany Nascimento também foi convidada a compor a mesa “Periodismo y territorio Ganadores del Premio Lincoln al periodismo sobre políticas urbanas, Desarrollo sostenible y cambio climático”, que será na Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em novembro, quando ocorrerá a entrega da premiação. A repórter do Diário do Nordeste, que conquistou o 1º lugar, debaterá com outros jornalistas que conquistaram 2º e 3º lugar na edição deste ano. 

O Diário do Nordeste reafirma seu compromisso com um jornalismo investigativo, responsável e próximo da comunidade, agora com o prestígio internacional que coloca o Ceará em destaque no cenário latino-americano.

 Sobre o Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, portal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE Ceará, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.

Sobre o GEQ
Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz está presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, com um portfólio diversificado que inclui energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, o grupo mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país. Em 2025, celebramos o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão do legado do fundador com o futuro.

Mais informações para a Imprensa:
Joslen Herbster  | joslenherbster@ad2m.com.br  |  +55 (85) 99667.4646
Aurimar Monteiro |  aurimar@ad2m.com.br  |  +55 (85) 98685.4322
Mauro Costa  |  maurocosta@ad2m.com.br  |  +55 (85) 98879.8474

Projeto prevê ligação ferroviária entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha

outubro 24, 2025 0




 

O Governo Federal estuda a implantação de um novo ramal ferroviário que promete integrar as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri — Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O projeto está em fase de análise técnica preliminar.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o estudo “avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”, mas ainda não há definição sobre o tipo de modal a ser utilizado. Os detalhes sobre prazos e investimentos devem ser divulgados conforme o avanço dos estudos.

Atualmente, a região conta com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri, que conecta Crato e Juazeiro do Norte, operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O sistema é voltado para deslocamentos urbanos de curta distância, com menor velocidade em relação a trens convencionais.

Com a possível inclusão de Barbalha na malha ferroviária, o Ceará poderá se tornar o primeiro estado do país a contar com dois sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos entre cidades.


Por Saulo Mota

Procuradoria Especial da Mulher completa dois anos fortalecendo o acolhimento e a defesa dos direitos das mulheres em Fortaleza

outubro 24, 2025 0




Há dois anos, no dia 25 de outubro de 2024, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Fortaleza foi criada para ser um braço do Legislativo no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da igualdade. Desde então, os números e depoimentos mostram um trabalho que vai além das estatísticas: a consolidação de um espaço essencial de acolhimento, escuta qualificada e articulação institucional em defesa das mulheres da Capital.

No primeiro ano de funcionamento, foram registrados 35 atendimentos e 17 casos solucionados, além de 13 visitas institucionais. Com a chegada da nova gestão, o trabalho ganhou ainda mais força. Desde que a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) assumiu como procuradora da mulher, em fevereiro de 2025, o órgão vive um novo momento.

Em apenas oito meses, já são 72 atendimentos, sendo 48 presenciais e 24 online, 19 parcerias institucionais, 43 instituições apoiadoras e 32 ações sociais realizadas, sendo 11 pela própria Procuradoria e 21 em parceria com outras entidades.


A atuação se estendeu para além dos atendimentos diretos: foram 24 participações em eventos e 29 visitas institucionais, fortalecendo redes de apoio e ampliando o alcance das políticas de proteção das mulheres. O órgão ainda esteve presente em 37 bairros da Capital, levando ações e conhecimento para as mulheres.

Rede que protege

A procuradora da Mulher, Professora Adriana Almeida, primeira vereadora à frente do órgão, destaca a importância do trabalho integrado: “A celebração dos dois anos da Procuradoria Especial da Mulher representa um marco para o fortalecimento das políticas de gênero no âmbito do Legislativo Municipal. Como primeira vereadora a assumir a Procuradoria, tenho a honra e a responsabilidade de dar continuidade a esse espaço de acolhimento, diálogo e defesa dos direitos das mulheres de Fortaleza. Nosso compromisso é seguir atuando de forma integrada, com instituições e a sociedade civil, no enfrentamento à violência e na promoção da igualdade.”

Onde a escuta acolhe

Cada atendimento é conduzido com sensibilidade e sigilo, priorizando o encaminhamento adequado e o fortalecimento das redes de proteção, como reforça a coordenadora da Procuradoria da Mulher, Lyliane Bastos:

“A Procuradoria Especial da Mulher tem se consolidado como um espaço de acolhimento e orientação para mulheres em situação de vulnerabilidade. Nossos atendimentos têm como foco oferecer escuta qualificada, encaminhamentos adequados e o fortalecimento da rede de proteção. Cada demanda que chega até nós é tratada com sensibilidade, sigilo e compromisso, reafirmando o papel da Procuradoria como um instrumento efetivo de apoio e de promoção dos direitos das mulheres em Fortaleza.”


O impacto real desse trabalho aparece no relato emocionado de uma das assistidas, vítima de violência doméstica, que prefere não se identificar.

“Fui vítima de violência doméstica, e encontrei na Procuradoria da Mulher da Câmara de Fortaleza um apoio fundamental. Recebi atendimento psicológico e jurídico, algo essencial quando a gente passa por uma situação que nunca espera viver. No meu caso, precisei abandonar o lar onde nasci e me criei, após sofrer ameaças. A Procuradoria me ofereceu todo o amparo necessário, jurídico, psicológico e humano. Chegaram, inclusive, a enviar um carro para me buscar e me deixar em segurança. Esse acolhimento fez toda a diferença. Em um momento tão difícil, em que me sentia desprotegida e desprevenida, encontrei uma rede de apoio que me ajudou a denunciar a violência e a garantir que os responsáveis fossem punidos.”, conta.

Sessão Solene

Para celebrar esta data, a Câmara de Fortaleza realiza nesta sexta-feira, 24, às 18h, solenidade em comemoração aos 2 anos da Procuradoria da Mulher. O evento, que será realizado no Plenário Fausto Arruda, reconhece a atuação do órgão na defesa e proteção das mulheres.

Serviço – Procuradoria da Mulher

As pessoas podem acessar os serviços da Procuradoria Especial da Mulher de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Câmara de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante) ou pelo telefone e Whatsapp (85) 3444-8452.