
O Governo Federal estuda a implantação de um novo ramal ferroviário que promete integrar as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri — Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O projeto está em fase de análise técnica preliminar.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o estudo “avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”, mas ainda não há definição sobre o tipo de modal a ser utilizado. Os detalhes sobre prazos e investimentos devem ser divulgados conforme o avanço dos estudos.
Atualmente, a região conta com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri, que conecta Crato e Juazeiro do Norte, operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O sistema é voltado para deslocamentos urbanos de curta distância, com menor velocidade em relação a trens convencionais.
Com a possível inclusão de Barbalha na malha ferroviária, o Ceará poderá se tornar o primeiro estado do país a contar com dois sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos entre cidades.
Por Saulo Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário