O Diário do Nordeste celebra uma conquista histórica: pela primeira vez, um veículo brasileiro recebe o 1º lugar no Prêmio Lincoln de Jornalismo, uma das mais importantes premiações internacionais da América Latina voltadas para desafios econômicos, sociais e ambientais das comunidades.
O reconhecimento foi concedido à série de reportagens “Castanhão: 30 anos do início da construção”, assinada pela jornalista Thatiany Nascimento, da equipe DN Ceará, publicada em fevereiro deste ano. A série trouxe um olhar profundo sobre a maior obra hídrica do Ceará, abordando impactos sociais, ambientais e econômicos que atravessam três décadas.
“Receber esse reconhecimento internacional é motivo de grande orgulho para todo o Diário do Nordeste. É o resultado de um jornalismo comprometido com o interesse público, com as transformações do nosso território e com a escuta da comunidade cearense. Essa conquista reafirma a força e a relevância do jornalismo produzido no Ceará para o Brasil e para a América Latina”, destaca Ívila Bessa, gerente de Jornalismo do Diário do Nordeste.
Para Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo e Esporte do Sistema Verdes Mares (SVM), o prêmio também reforça o papel do grupo na valorização de um jornalismo de profundidade e impacto. “Esse reconhecimento internacional evidencia a competência e a sensibilidade das nossas equipes em abordar temas que dialogam com os grandes desafios do nosso tempo. É um marco que reafirma o compromisso do SVM com um jornalismo ético, relevante e transformador”, ressalta.
A série de reportagens foi editada pela jornalista Dahiana Araújo e tem a coordenação de Karine Zaranza. As imagens, em fotografias e vídeos, são do produtor audiovisual Ismael Soares. O material é composto por sete conteúdos jornalísticos multimídia no site do Diário do Nordeste, uma newsletter, além de 2 vídeos para Youtube.
O Prêmio Lincoln de Jornalismo, promovido pelo Lincoln Institute of Land Policy, com sede nos Estados Unidos, homenageia jornalistas e veículos que atuam na América Latina, contribuindo para o debate sobre políticas urbanas, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. A premiação também é dedicada à memória do jornalista brasileiro Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro, símbolo do jornalismo investigativo comprometido com a verdade.
A entrega oficial do prêmio ocorrerá no dia 7 de novembro, durante a Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em Buenos Aires.
A jornalista Thatiany Nascimento, autora da série de reportagens do Diário do Nordeste, destaca dois pontos importantes de ter o trabalho reconhecido nessa premiação: “um deles é a valorização do trabalho jornalístico de profundidade, com desenvolvimento de reportagens de fôlego e com uma apuração que reforça a relevância do próprio jornalismo em meio à difusão acentuada de conteúdos superficiais e instantâneos. Outro é o foco na apresentação de uma história local, vivenciada no contexto do Nordeste brasileiro, cujos registros históricos, por meio do jornalismo, acabam ganhando visibilidade internacional”.
Além de receber a premiação, Thatiany Nascimento também foi convidada a compor a mesa “Periodismo y territorio Ganadores del Premio Lincoln al periodismo sobre políticas urbanas, Desarrollo sostenible y cambio climático”, que será na Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em novembro, quando ocorrerá a entrega da premiação. A repórter do Diário do Nordeste, que conquistou o 1º lugar, debaterá com outros jornalistas que conquistaram 2º e 3º lugar na edição deste ano.
O Diário do Nordeste reafirma seu compromisso com um jornalismo investigativo, responsável e próximo da comunidade, agora com o prestígio internacional que coloca o Ceará em destaque no cenário latino-americano.
Sobre o Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, portal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE Ceará, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.
Sobre o GEQ
Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz está presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, com um portfólio diversificado que inclui energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, o grupo mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país. Em 2025, celebramos o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão do legado do fundador com o futuro.
Mais informações para a Imprensa:
Joslen Herbster | joslenherbster@ad2m.com.br | +55 (85) 99667.4646
Aurimar Monteiro | aurimar@ad2m.com.br | +55 (85) 98685.4322
Mauro Costa | maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 98879.8474
Nenhum comentário:
Postar um comentário