A cidade de Serrita, no sertão pernambucano, será novamente palco de uma das mais emblemáticas manifestações de fé e cultura do Nordeste: a 55ª edição da Missa do Vaqueiro. O evento acontece no tradicional Parque João Câncio e promete reunir milhares de pessoas entre vaqueiros, jacozeiros, ambulantes, barraqueiros e visitantes de toda a região.
A programação começa cedo neste domingo com a seguinte ordem:
8h – Apresentações de shows culturais, celebrando a música e a arte popular nordestina;
9h – Tradicional desfile dos vaqueiros, com suas vestimentas típicas e montarias, marcando a simbólica entrada no parque;
10h – Celebração da 55ª Missa do Vaqueiro, presidida pelo Padre Antônio Maria, um dos nomes mais queridos da religiosidade brasileira.
O evento é 100% gratuito e conta com uma estrutura especial para receber os participantes com segurança e acolhimento. Mais que uma missa, a celebração é um verdadeiro encontro de fé, resistência e preservação da identidade sertaneja, reunindo elementos religiosos, culturais e sociais que exaltam a figura do vaqueiro – símbolo de bravura, espiritualidade e amor à terra.
Realizada pela Fundação Padre João Câncio com o apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Prefeitura de Serrita, entre outros parceiros, a Missa do Vaqueiro é um patrimônio imaterial que fortalece os laços da comunidade com suas raízes e com a memória do vaqueiro Raimundo Jacó, homenageado na origem da celebração.
Com grande representatividade, o evento reforça Serrita como a “Capital do Vaqueiro” e mantém viva uma das tradições mais autênticas do sertão brasileiro.
TRIBUNA LIVRE CARIRI
Com Cristiano Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário