Tradição, folclore, e preservação da cultura popular. Com esses conceitos, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apoia o IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, uma realização do grupo cultural Caretas Pé de Serra, que acontecerá no sábado, 19, às 8h, na Praça Maria do Rosário, no distrito do Caldas.
Dentro da programação do referido festival, o CAMC promoveu oficinas direcionadas para a construção de elementos que são essenciais na celebração da festa. Uma foi de confecção de máscaras e adereços, ministrada por Tiago Sales; e a outra de xilogravura de máscaras, ministrada por Francisco Correia Lima, o Francorli, onde os participantes aprenderam essa técnica e criaram suas próprias obras de arte inspiradas na cultura dos caretas, e em outros temas regionais.
Essas oficinas de máscaras e adereços e de xilogravura são uma forma de preservar e promover essa importante tradição cultural. A culminância destas será no IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, que irá fortalecer a identidade local com cortejos, oficinas, feira de artesanato e apresentações.
Também dentro da programação da festa, será realizada a III Malhação do Judas: o Caldas no resgate a tradição, a partir das 12h, na Praça Maria do Rosário, tradicional movimento que acontece há mais de 50 anos na Vila do Caldas.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário