Guilherme e Vevé recorrerão de cassação e permanecem nos cargos em Barbalha - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI


quarta-feira, 23 de abril de 2025

Guilherme e Vevé recorrerão de cassação e permanecem nos cargos em Barbalha


.                     Foto / Instagram 

Apesar de terem os mandatos cassados em primeira instância pela Justiça Eleitoral, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), e o vice-prefeito Vevé Siqueira (PT) continuam no exercício dos cargos para os quais foram eleitos. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, 5, pela 31ª Zona Eleitoral do município, e ainda cabe recurso.

A ação foi movida pela coligação do ex-candidato Antônio Neto (PSDB), derrotado nas eleições de outubro. Ele acusa a chapa petista de abuso de poder político e econômico, por meio de contratações ilegais durante o período eleitoral, doações de terrenos e imóveis, obras públicas com potencial impacto político e distribuição de benefícios sociais.

Em nota, a defesa dos gestores informou que recorrerá ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), argumentando que a decisão da Zona Eleitoral diverge de jurisprudências estabelecidas pelo TRE e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os advogados destacam que Guilherme e Vevé foram eleitos com mais de 23 mil votos e, enquanto houver possibilidade de recurso, seguirão no exercício dos mandatos. Ainda segundo a nota, a gestão municipal não será impactada pela decisão e continuará funcionando normalmente.

A decisão foi anunciada enquanto o prefeito e o vice estão de férias. Desde 2 de março, quem ocupa temporariamente a Prefeitura de Barbalha é o presidente da Câmara Municipal, Dorivan Amaro (PT), que permanece interinamente no cargo até 12 de março. A posse aconteceu em pleno domingo de Carnaval, durante solenidade na sede do legislativo.

Dorivan, que também é o primeiro homem negro a assumir o comando do Executivo municipal, destacou a simbologia do momento e reafirmou que todas as ações durante sua interinidade serão informadas ao prefeito. Ele também comentou que não houve acordo prévio para a sua posse, sendo um processo previsto pela Lei Orgânica Municipal diante da ausência simultânea de prefeito e vice.

Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, Dorivan celebrou o momento histórico e afirmou estar à disposição do povo de Barbalha para futuros desafios, inclusive sem descartar a possibilidade de disputar a Prefeitura em 2028.

Enquanto isso, Guilherme e Vevé reafirmam o compromisso com a legalidade e esperam uma decisão favorável nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário