
Nos dez maiores colégios eleitorais do Estado, adversários históricos prometem repetir disputas acirradas. Em vários municípios cearenses, os futuros candidatos são aliados do governador Camilo Santana (PT), o que já exige dele e do grupo governista liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes jogo de cintura para conciliar interesses.
Até o último dia das convenções partidárias, 16 de setembro, o cenário pode mudar nesses municípios, com articulações de alianças que estão em curso.
Em Juazeiro do Norte, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, a disputa é acirrada na base governista. O prefeito Arnon Bezerra (PTB) quer concorrer à reeleição. Segundo ele, o compromisso do grupo liderado por Cid, Ciro e Camilo é de apoiá-lo. Mas existe um impasse no PDT que precisa ser resolvido: o empresário Gilmar Bender. Ele quer ser candidato de novo. Em 2016, ficou em segundo lugar na eleição.
Enquanto o PDT não se posiciona, Bender segue na corrida eleitoral, fazendo contatos e agregando apoios, como do vice-prefeito, Giovanni Sampaio (PSD), rompido com Arnon. Há, ainda, outros pré-candidatos da base governista: o suplente de deputado estadual Gabriel Santana (PT), a ex-deputada estadual Ana Paula Cruz (PSB) e o professor Aurélio (PCdoB). Quem também tenta se viabilizar, mas na oposição, é o deputado estadual Nelinho Farias (PSDB).
Em meio a isso, os pretensos candidatos disputam o apoio de lideranças locais, como do ex-prefeito de Juazeiro, Raimundão (MDB).
Do dia 31 de agosto a 16 de setembro haverão as convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos, sendo provável que estas convenções ocorram pelo meio virtual.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário