Alunos da rede municipal de ensino do Crato são premiados em ação da FCDL Ceará - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Alunos da rede municipal de ensino do Crato são premiados em ação da FCDL Ceará



Os alunos Amanda Karoline Rabelo Mariano, da Escola 18 de Maio, e Cassio Remy Pereira de Albuquerque, da Escola Maria Yara de Brito Gonçalves (CAIC) foram premiados nesta terça-feira (20), no projeto Salve o Planeta Terra, que mobilizou as escolas municipais para recolher produtos recicláveis. 

O projeto, da Federação das CDL's do Ceará (FCDL), acontece na Jornada Integração, e visa a implementação de ações de sustentabilidade para conscientização ambiental, com incentivo à prática de coleta de material reciclável junto aos alunos das Escolas Públicas Municipais.

“Eu não participei desse projeto só por conta da premiação. Eu participei também por conta de que eu vejo como o planeta ‘está sendo’ e a nossa escola é bem em frente ao Rio Grangeiro, que é bem poluído e a gente quer mudar isso. Se os adultos já estão desse tamanho, é a criança que será a nova geração”, comentou a jovem Amanda, delegada do meio ambiente da escola 18 de Maio.

Para o presidente da CDL Crato, José Alves Lobo, o prêmio foi importante para despertar em todos os cratenses a responsabilidade ambiental. “Vimos crianças completamente comprometidas com o meio ambiente e esse é o maior prêmio que podemos receber”, comemora.

As escolas municipais Dom Quintino, CAIC, Aldegundes Gomes de Mattos e 18 de Maio participaram da ação, mobilizando seus alunos para a coleta de garrafas PET, papel/papelão e sacos plásticos até dia 9 de agosto de 2019.

Cada material foi pesado e a escola CAIC ganhou um computador completo por ter arrecadado a maior quantidade em peso de material em Crato. Os alunos também foram reconhecidos, cada um com um smartphone, por coletar a maior quantidade em peso de material.


Crato se torna a primeira cidade do interior a implantar o Centro da Valorização da Vida (CVV)





Com o apoio da Secretaria de Segurança Publica, o município do Crato se torna a primeira cidade do interior do Estado a implantar o Programa Nacional de Prevenção ao Suicídio - Centro de Valorização da Vida (CVV). A iniciativa tem aprovação do Ministério da Saúde.

O projeto foi oficializado na última segunda-feira, 19, em sessão solene na Câmara dos Vereadores, que contou com a participação da equipe da Secretaria de Segurança Pública do Crato, comandada pelo Coronel Jarbas Freire, com o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, e com o Coordenador do Centro de Valorização da Vida, João Regis Silva, que falou sobre os cuidados com a saúde mental e a importância do equipamento para evitar a prática do ato suicida.

A implantação do equipamento ocorrerá nos próximos meses com o apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública do Município. O trabalho consiste na implantação de uma linha pelo número 188, onde a pessoas que estejam em situação de risco possam ligar para o CVV e conversar com uma pessoa treinada para desconstruir a ideia de suicídio.

O equipamento funcionará junto ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais do Crato (CIOEM), anexo a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com o Coronel Jarbas, a próxima etapa será o credenciamento de voluntários e treinamento da equipe que deve atuar na prevenção ao suicídio em toda a região do Cariri.

Crato contemplado com implantação de Unidades de Farmácias Vivas



O município do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplado, pelo Ministério da Saúde, com a implantação de Unidades de Farmácias Vivas, por meio do projeto apresentado, conquistando o 5º lugar na colocação em uma concorrência com outros 140 projetos em todo o Brasil.

De Acordo com a Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Emanuela Machado, com a implantação desse projeto, o município terá a possibilidade de cultivar a planta, com ação medicinal da maneira correta, no local correto, fazer a coleta e todos os processamentos, além do armazenamento das plantas e finalmente a manipulação fitoterápica.

A coordenadora acrescenta que será instituído um laboratório próprio para que possa ser feito a manipulação das plantas no município para ser disponibilizado na rede de atenção básica. “É uma conquista que deve ser comemorada. Esse recurso vem para que a gente possa colocar todo esse processo na rotina da atenção básica. Acredito que teremos uma grande aceitação por parte da população que já faz uso de medicamentos fitoterápicos, tendo em vista que a gente vai alinhar esse uso de plantas medicinais com o que é comprovado cientificamente e que é tão comum o uso de plantas medicinais na nossa região, por conta da riqueza que temos de plantas na Chapada do Araripe”, comenta.

Farmácias Vivas

As Farmácias Vivas são unidades farmacêuticas instaladas em comunidades governamentais ou não governamentais, onde seus usuários recebem medicação preparada com plantas que tiveram confirmação das atividades a elas atribuídas, colhidas nas próprias hortas, que permitem a seus usuários o acesso a um elenco de plantas verdadeiramente medicinais e seus produtos.

Devem ser implantadas ou implementadas Farmácias Vivas nas Secretarias de Saúde Municipais, garantindo o acesso às plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais.

Fotos divulgação: https://images.app.goo.gl/YQaG4WLbnCJXdgN97

Governo Municipal participa da Caminhada de Abertura da Semana do Excepcional, promovida pela APAE Crato



Todos os anos, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE's) de todo o Brasil promovem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto. Em Crato, uma caminhada marcou a abertura do evento, com o apoio dos profissionais do Projeto Crato em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU).

Atualmente, os profissionais da pasta já atuam na instituição, ofertando aulas de esporte educacional adaptado para os alunos.

A caminhada saiu do Largo da RFFSA, passando pelas principais ruas do Centro do Crato, em direção à Praça da Sé. “O objetivo é mostrar para a sociedade a importância de investir em políticas sociais capazes de oportunizar o protagonismo de forma igualitária entre os indivíduos”, comentou o Professor Manoel Pequeno.

Na Praça da Sé, os participantes da caminhada foram recepcionados com frutas ao som da banda formada por alunos da APAE, que apresentou músicas regionais. Participaram da caminhada, os alunos da APAE, seus familiares, professores, equipe técnica e alguns parceiros da instituição.

Tema da semana

Com base no tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAE’s.

A semana foi instituída em 2017, por meio da Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017 e é promovida nacionalmente pela Federação Nacional das APAE’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário