Foto: Reprodução


Aposentados, pensionistas e titulares de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começaram a receber benefícios a partir de junho terão o 13º salário depositado, em parcela única, entre o fim deste mês e o início de dezembro. Quem já era beneficiário antes desse período teve o 13º antecipado em duas parcelas, pagas entre o final de abril e o início de junho.            

Segundo o INSS, o pagamento do 13º desses novos segurados será proporcional, e o depósito ocorrerá junto com o valor regular da folha de pagamentos de novembro, que será depositada entre o dia 25 deste mês e 8 de dezembro.

OUTROS BENEFICIÁRIOS

Além de aposentados e pensionistas, recebem o 13º os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Não recebem o 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

PAGAMENTO         

Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do cartão de benefício (último dígito antes do traço). Por exemplo, se o número do benefício for 0105-8, o dígito final a ser considerado é o 5.

Os primeiros a receber são aqueles que ganham até um salário mínimo por mês (R$ 1.518). Em seguida, começa o pagamento de quem recebe acima do piso nacional. 

                                           Ceará Agora