Os nove governadores do Nordeste participam nesta quarta-feira, 17, da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid 2025), realizada em Fortaleza. O encontro reúne representantes de 80 países inseridos no semiárido global. 

O evento antecede a 30ª edição da Conferência das Partes da ONU (COP30), no Pará, e inclui em sua programação a realização da COP Nordeste, atividade crucial para fortalecer o posicionamento da região e compor documento que será apresentado em Belém.


À frente das honras iniciais, o governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa é uma contribuição importante para a humanidade.


Composta por pesquisadores, gestores públicos, organismos internacionais, instituições acadêmicas, setor produtivo e organizações da sociedade civil, a Icid 2025 debate temas como gestão hídrica, tecnologia e financiamento verde, educação climática, entre outros.


Elmano reforçou a necessidade de que as boas propostas resultem em projetos concretos e nova esperança. E defendeu recursos para o Fundo Bioma Caatinga, a fim de combater a desertificação e financiar o desenvolvimento da região.