Foto: Reprodução
Bruna Santos
Acontece nesta sexta-feira (22), na Universidade Federal do Cariri (UFCA), no campus Juazeiro do Norte, uma audiência pública para discutir a implementação do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual na região do Cariri. O debate será realizado no Auditório Beata Maria de Araújo, a partir das 18h.
O momento faz parte da programação do I Encontro de Cinema e Educação da UFCA, promovido pela Comissão de Criação do curso de Cinema e Audiovisual da UFCA, e tem requerimento de autoria do deputado Guilherme Sampaio (PT), vice-presidente da comissão.
“A implementação do curso fortalecerá a vocação cultural do Cariri, transformando a região em centro de referência para o audiovisual brasileiro, capaz de preservar e expandir sua riqueza cultural, impulsionar a economia criativa e inspirar novas gerações”, pontua Guilherme Sampaio.
Destaca-se que além do aspecto econômico, entre o debate realizado pelos participantes do evento está o fortalecimento de áreas historicamente carentes de investimento no país, como a cultura. Nas mesas e encontros até então realizados, também foi mencionado o incentivo à produção cinematográfica crítica, capaz de valorizar identidades locais e ampliar a diversidade narrativa.
Para compor a mesa de debates, foram convidados o cineasta Rosemberg Cariry; o professor da UFCA Rodrigo Capistrano Camurça; a diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe; o coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da Escola Gervaiseau, Erlandson Luna; a chefe do Departamento de Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lia Bahia; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Adriana Fresquet e a diretora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA/UFCA), Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário