Sob a liderança do jovem presidente Jaskejhan, a Câmara Municipal de Jardim vive um novo tempo. Em apenas seis meses de mandato, o vereador tem promovido uma gestão marcada pela inovação, transparência e valorização do diálogo com a população. A atual legislatura já aprovou importantes Projetos de Lei que beneficiam diretamente os servidores públicos, as áreas de saúde, cultura, meio ambiente, turismo, inclusão social e a organização fiscal do município.
Com um perfil dinâmico e participativo, Jaskejhan destacou, em entrevista recente, as mudanças implementadas e os avanços alcançados pela Casa Legislativa:
“Depois que eu assumi a Câmara Municipal do Jardim, como vocês falaram, estou presidente por dois anos, a gente tentou uma inovação nos trabalhos da Câmara. Primeiramente modificando a página da Câmara, as transmissões das sessões que agora são transmitidas pelo YouTube, pelo Facebook, pelo Instagram e também por convênio com a Rádio Jardim FM, que é a única rádio do nosso município. Tudo isso para que os debates e projetos que chegam a esta Casa possam alcançar cada cidadão, mesmo o que mora mais distante do centro.”
Entre os projetos aprovados sob sua presidência, destacam-se:
PL 05/2025 – Revisão geral na remuneração dos servidores públicos municipais;
PL 06/2025 – Atualização do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias;
PL 08/2025 – Revogação de legislações antigas e criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;
PL 010/2025 – Criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo;
PL 011/2025 – Criação do Sistema Municipal de Cultura;
PL 014/2025 – Novo Programa de Recuperação Fiscal (REFIS);
PL 016/2025 – Instituição da Mesa de Negociação Permanente com servidores públicos, prefeitura e sindicato;
PL 029/2025 – Instituição do mês Maio Roxo para conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, lúpus, fibromialgia, entre outras;
PL 034/2025 – Criação da Coordenadoria e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
Segundo Jaskejhan, todos os projetos encaminhados pelo Executivo que beneficiam a população receberam apoio unânime da Casa:
“Os projetos que foram enviados, todos até agora foram aprovados. O aumento do piso salarial dos agentes comunitários de endemias, dos agentes comunitários de saúde, a criação de grupos, os projetos que o prefeito encaminhou, que foram avaliados e têm benefício para o povo, foram aprovados por unanimidade.”
Com foco em inclusão e direitos sociais, a Câmara também tem atuado em áreas sensíveis, como infância, juventude, gênero e diversidade:
“A gente reativou, ultimamente, a Casa da Mulher, aqui na Câmara, porque já havia um trabalho da ex-vereadora doutora Liliana. Agora, demos um foco maior a esse trabalho. Também fechamos uma parceria com o cursinho da Câmara dos Deputados Estaduais, e sempre damos apoio a todos os grupos que nos procuram e precisam da Câmara para desenvolver seus trabalhos.”
Sobre o apoio à comunidade LGBTQIA+ e outros movimentos sociais, o presidente foi direto:
“A Câmara indicou vereadores para compor a comissão com os representantes do movimento LGBTQIA+, e sim, têm total apoio. Assim como qualquer entidade, sindicato ou grupo social que precise de apoio e dedicação desta Casa. Todos podem contar com a Câmara.”
Uma das iniciativas mais destacadas por Jaskejhan foi a criação da Mesa de Negociação Permanente:
“Temos um projeto de criação, junto com o sindicato, que é a Mesa de Negociação, já aprovada por esta Casa e em vigor. Através dela, reunimos sindicato, funcionários, prefeitura e Câmara para discutir o que é melhor e mais benéfico para as classes trabalhadoras do nosso município.”
Ao final da entrevista, o presidente deixou um recado de agradecimento e reafirmação de compromisso:
“Quero agradecer aos nobres vereadores que fazem parte desta Casa, uma Câmara renovada, com um presidente que tem uma visão diferenciada do que é fazer política. Acho que a Câmara Municipal de Jardim – e todas as Câmaras – têm que trabalhar em prol da população, aprovando os projetos de lei e medidas que tragam benefícios reais. Nosso papel é tornar públicos os debates, mostrar o que está sendo discutido, aprovado ou rejeitado. Transparência e compromisso são os pilares da nossa gestão.”
Com esse conjunto de ações, a Câmara de Jardim, sob a presidência de Jaskejhan, mostra-se comprometida com o progresso, a democracia participativa e a justiça social, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva, eficiente e conectada com os anseios da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário