A Viametro, empresa de transporte público da cidade de Juazeiro do Norte, anunciou nesta segunda-feira, 30, uma série de medidas, entre elas o aumento da passagem para R$ 6,23, o encerramento de duas linhas — João Cabral e Horto — e o fim da gratuidade para idosos de 60 a 64 anos.
Segundo a empresa, que é a única responsável pelo transporte na cidade, a decisão não descumpre a Lei Municipal 2.970/2005, que prevê o benefício apenas para pessoas a partir de 65 anos. Apesar disso, a decisão gerou indignação na população, já que até hoje, independentemente da lei, o acesso gratuito era garantido a idosos a partir de 60 anos.
A medida afeta principalmente aqueles que utilizam o benefício para participar de atividades culturais, trabalhar ou acessar serviços de saúde.
Em resposta a um portal de notícias do Cariri, o diretor da Viametro, André Eskinavi, justificou a ação como uma medida econômica, assim como o reajuste na tarifa, alegando que o subsídio pago pela Prefeitura não tem sido suficiente para manter a gratuidade.
A suspensão das linhas para os bairros João Cabral e Horto também pode afetar moradores da região que dependem do transporte público para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades essenciais do dia a dia.
Por: Redação Caririensi
Nenhum comentário:
Postar um comentário