O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), chegou à marca de 11.200 procedimentos realizados com a máquina de recuperação intraoperatória de sangue na última década.
A técnica realiza, por meio de uma máquina automática de autotransfusão (Rios), o reaproveitamento de sangue do próprio paciente em cirurgias de alta complexidade. O serviço disponibilizado pelo hemocentro cearense conta com 12 máquinas disponíveis e 43 profissionais treinados para acompanhar o procedimento em todo o estado.
A Rios também é conhecida como “cell saver” ou autotransfusão, é uma máquina que realiza a recuperação do sangue perdido em procedimentos cirúrgicos de grande porte, possibilitando a reinfusão no próprio paciente durante a cirurgia.
É utilizada principalmente em transplantes de órgãos sólidos, cirurgias cardíacas, vasculares e ortopédicas, além de pacientes com tipos sanguíneos raros ou necessidade especiais.
Claudianne Maia, coordenadora do Serviço de Recuperação Intraoperatória de Sangue do Hemoce, explica como é esse serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário