A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde. A medida leva ao barateamento das contas de luz no último mês do ano, uma vez que foi aplicada a bandeira amarela em novembro, que cobrava R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.
De acordo com a agência, a mudança na bandeira só foi possível devido ao período de chuvas mais intenso nos últimos dias, o que favoreceu a geração de energia hidrelétrica, aliviando o sistema de geração das fontes termelétricas, que são mais custosas.
Esta é a primeira bandeira verde desde agosto. Com período de secas preocupando o setor ao longo da segunda metade do ano, o mês de setembro foi marcado pela bandeira tarifária vermelha, patamar 1.
Bandeiras tarifárias:
É um sistema criado pela ANEEL em 2015, onde o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no País. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário