
As cédulas da primeira família do Real, que foram lançadas em 1994, deixarão de circular no Brasil, conforme comunicado pelo Banco Central (BC) em Instrução Normativa publicada no dia 9 de julho. O BC recomenda que as instituições financeiras recolham essas notas antigas para substituição por novas cédulas.
Apesar de não serem mais emitidas, as primeiras notas do Real não perdem a validade e podem continuar sendo utilizadas para pagamentos e transações até serem completamente retiradas de circulação. A nova norma entrou em vigor na última quarta-feira, 10.
De acordo com o Banco Central, a decisão de retirar essas cédulas se deve, em grande parte, ao seu desgaste natural ao longo dos anos. “Considerando o tempo de vida útil destas cédulas, é de se supor que suas condições físicas não estejam adequadas à circulação”, informou o BC. Além disso, essas notas antigas têm gerado dificuldades logísticas para a cadeia de execução dos serviços bancários, devido ao seu estado de conservação.
Atualmente, as notas da primeira família do Real representam apenas 3% do dinheiro em circulação no Brasil. No entanto, devido ao seu desgaste e mau estado, a substituição por novas cédulas se faz necessária para manter a qualidade e a eficiência dos serviços financeiros no país.
Por: Redação Caririensi
Nenhum comentário:
Postar um comentário