Entregador tem rosto cortado por linha com cerol no Ceará: 'eu podia ter morrido' - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI


quinta-feira, 4 de julho de 2024

Entregador tem rosto cortado por linha com cerol no Ceará: 'eu podia ter morrido'


Um entregador de aplicativo sofreu um corte no rosto por uma linha de pipa com cerol (vidro moído e cola) quando andava de moto em Pacatuba, na Grande Fortaleza. O entregador teve ferimentos e precisou de atendimento médico.

Vitor Borges ia fazer uma entrega quando foi atingido pela linha de cerol, no domingo (30). Ele sofreu ferimentos no nariz e quase teve os olhos atingidos. Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico.

"Muitas marcas no rosto, nos meus olhos, nariz. Precisei levar alguns pontos, fiquei muito machucado. É preciso conscientização das pessoas não fazer o uso do cerol. Você pode estar tirando a vida de um cidadão, um pai de família, que saiu para trabalhar e trazer seu sustento. Pode acarretar um acidente fatal. Poderia ter morrido", afirmou.
Proibido por lei
O uso do cerol, da linha chilena ou de outros materiais cortantes nas linhas de pipas e outros artefatos é proibido no Ceará pela lei estadual número 17.226, publicada no dia 12 de junho de 2020.

A legislação proíbe a fabricação artesanal, a comercialização e o depósito de linhas cortantes para uso em atividades recreativas ou com finalidade publicitária. E prevê a apreensão dos materiais de quem descumprir a lei.

A população pode denunciar a prática para a Polícia Militar por meio do número 190.

O que fazer depois do acidente:

A primeira orientação em caso de acidente com linhas cortantes é chamar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O segundo passo é tentar conter a hemorragia com uma compressão no local, que pode ser improvisada com as roupas da própria vítima, por exemplo. Caso haja condições, preferir utilizar panos limpos para fazer esta compressão.
Caso os ferimentos sejam no braço ou na perna, levantar o membro pode ajudar.
Em caso de ferimentos no pescoço, a vítima deve tentar ficar imóvel para evitar perda de sangue. Se o barbante ainda estiver preso no corpo, a orientação é não tentar remover para evitar mais ferimentos.

Para os motociclistas, uma medida para evitar os acidentes é utilizar as antenas conhecidas como “corta linha”, acopladas no guidão para evitar o contato com fios ou barbantes.

No entanto, há acidentes também com pedestres e ciclistas. Como as linhas que não têm materiais cortantes também podem causar ferimentos menos graves, a dica para quem quer empinar pipa é escolher locais mais isolados, longe de vias públicas e de maior circulação de pessoas. A medida evita também os riscos de contato com a rede elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário