MPCE recomenda exoneração de servidor em situação de nepotismo em Jati - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sábado, 8 de junho de 2024

MPCE recomenda exoneração de servidor em situação de nepotismo em Jati




O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu uma recomendação nesta quarta-feira, 05, orientando a prefeita do município de Jati a exonerar o atual assessor da Secretaria de Assistência Social, Marcos Emanuel Gomes Victor. A medida se baseia em suspeitas de prática de nepotismo, uma vez que Marcos Emanuel é cunhado do titular da pasta, Anderson Felipe da Silva.

A nomeação de Marcos Emanuel, realizada por Anderson Felipe, configura uma violação à norma de vedação ao nepotismo estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Súmula Vinculante 13 do STF proíbe a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, em cargos de confiança e funções gratificadas na administração pública.

O promotor de Justiça titular da unidade ministerial, Ramon Brito Cavalcante, destacou na recomendação que a manutenção dessa situação pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa por parte da gestão municipal.

O MPCE determinou que a exoneração de Marcos Emanuel ocorra no prazo máximo de dez dias. Além disso, a recomendação inclui a exigência de que a Prefeitura de Jati, a partir do recebimento da orientação, passe a exigir que qualquer pessoa nomeada para cargos comissionados ou designados declare, antes da posse, que não possui relação familiar, de parentesco consanguíneo ou por afinidade até o terceiro grau com ocupantes de cargos eletivos e de secretários municipais.

 

Por: Redação Caririensi


Nenhum comentário:

Postar um comentário