Vereadores de Juazeiro estão sendo investigados por suposto uso do poder público para fins eleitorais - TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI


segunda-feira, 27 de maio de 2024

Vereadores de Juazeiro estão sendo investigados por suposto uso do poder público para fins eleitorais



Os vereadores Capitão Vieira Neto e Ivanildo Rosendo, de Juazeiro do Norte, estão sob investigação do Ministério Público do Estado do Ceará por suposto uso indevido do programa ALCANCE para fins eleitorais, violando o princípio da impessoalidade.

A denúncia, originada de uma mensagem via WhatsApp, alega que os vereadores utilizaram o programa ALCANCE, uma parceria entre o governo estadual e municipal, para autopromoção nas redes sociais, de acordo com documentos oficiais do Ministério Público. Além disso, as inscrições para o programa estariam sendo realizadas nas proximidades dos gabinetes dos vereadores, caracterizando possível improbidade administrativa.

O procedimento preparatório nº 06.2024.00000758-3 foi instaurado pela 16ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, conforme a Portaria nº 0009/2024/16*PmJJDN, assinada pelo promotor de Justiça Saul Cardoso Onofre de Alencar. A investigação visa complementar informações e expedir recomendações para adequar as ações dos vereadores aos princípios constitucionais da administração pública, que incluem legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

Entre as evidências citadas está o formulário de inscrição do programa ALCANCE, disponível no site oficial da Câmara Municipal, que inclui uma opção de autorização para uso de imagem nas mídias da Câmara e dos vereadores envolvidos. Tal prática vai contra o disposto no art. 37 da Constituição Federal, que proíbe a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

A investigação destaca que a publicidade de programas e serviços públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sem conter nomes, símbolos ou imagens que promovam pessoalmente autoridades ou servidores.

As diligências iniciais incluem a publicação do extrato da portaria no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Ceará e a expedição de recomendação para que os envolvidos ajustem suas condutas conforme os princípios constitucionais.

O promotor Saul Cardoso Onofre de Alencar ressalta a importância de zelar pelo efetivo respeito aos princípios da administração pública e a necessidade de apurar todos os elementos que possam identificar práticas de improbidade administrativa.

Por: Redação Caririensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário