Bolsonaro tenta sabotar medidas contra Covid-19, diz relatório da Human Rights Watch - TRIBUNA LIVRE CARIRI

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Bolsonaro tenta sabotar medidas contra Covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

 Bolsonaro afirma que exame deu positivo para o novo coronavírus

Em relatório mundial divulgado nesta quarta-feira (13), a Human Rights Watch afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tentou sabotar medidas contra a disseminação da Covid-19 no Brasil e impulsionou políticas que comprometem os direitos humanos, forçando instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e os governos estaduais, a intervir nas decisões do Executivo.

Na 31ª edição do documento, que analisa a situação dos direitos humanos em mais de 100 países, a ONG criticou o presidente brasileiro por minimizar a gravidade da doença, que chamou de “gripezinha”, e por disseminar informações equivocadas.

“O STF e outras instituições se empenharam para proteger os brasileiros e para barrar muitas, embora não todas, as políticas anti-direitos de Bolsonaro. Essas instituições precisam permanecer vigilantes”, afirma Anna Livia Arida, diretora adjunta da organização no Brasil.

A Corte barrou as tentativas do governo Bolsonaro de retirar dos estados a competência de decidir sobre quarentena, de dificultar o uso da Lei de Acesso à Informação e de deixar de publicar dados completos sobre a pandemia. Ainda segundo o documento, o governo Bolsonaro enfraquece a fiscalização ambiental e, na prática, dá “carta-branca” às redes criminosas envolvidas no desmatamento ilegal na Amazônia e que ameaçam e atacam os defensores da floresta”.

Fonte: Diário do Nordeste (adaptado)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário