TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 26 de junho de 2026

Crato avança em mobilidade urbana: Obra do Canal do Rio Grangeiro acelera e Avenida do Contorno é concluída

junho 26, 2026 0


A requalificação do Canal do Rio Grangeiro deve chegar a 60% de execução no início de julho, quando começa a urbanização dos 2,6 km da avenida José Alves de Figueiredo com passeio, piso intertravado e guarda-corpo. Nessa primeira e segunda etapas, são investidos R$ 104 milhões. Os recursos advêm da parceria da Prefeitura do Crato com o Governo do Estado. A conclusão da obra segue prevista para dezembro deste ano.

Para cumprir o prazo, mais máquinas e homens foram contratados. No mês passado, eram 50 maquinários pesados em operação e tinham sido gerados 266 empregos diretos e indiretos.

"Hoje, a produção é cerca de 30% maior em número de funcionários e equipamentos", segundo o Gerente Regional da Superintendência de Obras Públicas - SOP, José Muniz.

Há frentes de serviço simultâneas à altura da Ponte de Bia, onde é construída a bacia de amortecimento, e no canal central.

"Ainda fazemos a drenagem urbana, com execução de bocas de lobo em diversos pontos", complementou José Muniz.

Projeto de Requalificação do Canal

O projeto de requalificação abrange um novo formato de canal: retangular e verticalizado. Também triplica a vazão para 270 m³/s, encaixando-se à velocidade de até 6 m/s. Dessa forma, vai solucionar definitivamente os problemas de enchentes. Além disso, contempla a urbanização de toda a extensão da avenida José Alves de Figueiredo. Ou seja, representará um avanço histórico em mobilidade para a população cratense.

Avenida do Contorno

A Avenida do Contorno é outra obra de mobilidade que já entrou para a história de 262 anos do município.

Foram concluídos mais de 7 km de estrada para desviar o fluxo de veículos pesados do centro urbano, garantindo um trânsito mais seguro.

"O DETRAN implantou semáforo e sinalização horizontal no entroncamento do Contorno do Crato com a CE-292, que é a Thomaz Osterne no sentido Juazeiro do Norte. Está terminando de sinalizar outros trechos", explicou José Muniz.

A expectativa é de que a nova avenida seja inaugurada pelo Governador Elmano de Freitas em julho. Os investimentos ultrapassaram R$ 45 milhões.

Juazeiro do Norte - Vereador Barbosa Neto convida população para audiência que discutirá retomada do Zona Azul

junho 26, 2026 0

A iniciativa, proposta pelo vereador Barbosa Neto, tem como objetivo promover um debate aberto sobre o sistema de estacionamento rotativo, ouvindo comerciantes, trabalhadores, motoristas, moradores e representantes da sociedade civil.

A audiência será uma oportunidade para que a população apresente sugestões, dúvidas e opiniões sobre um tema que impacta diretamente a mobilidade urbana e o comércio da cidade.

Data: 1º de julho (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

Acidente entre duas motos deixa dois mortos e uma ferida na CE-138, em Morada Nova, no Ceará

junho 26, 2026 0

Um grave acidente envolvendo duas motocicletas provocou a morte de duas pessoas e deixou uma mulher ferida no final da tarde de ontem, na CE-138. A colisão ocorreu nas proximidades da comunidade de Patos, na zona rural do município.

De acordo com informações repassadas pelo condutor da ambulância de Patos, as duas vítimas fatais são um homem e uma mulher, que morreram ainda no local.

Uma terceira vítima, também mulher, foi socorrida pela equipe de resgate e encaminhada para a UPA de Morada Nova. Ela recebeu atendimento médico e segue sob observação da unidade.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. A Polícia Militar e os órgãos competentes foram acionados para realizar o levantamento do local e esclarecer como ocorreu a colisão entre as motos.

A CE-138 é um trecho com fluxo constante de motociclistas e registra acidentes com frequência. Autoridades reforçam o alerta para prudência e respeito aos limites de velocidade na rodovia.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Justiça aceita denúncia do MP contra nove investigados por suspeita de esquema de “rachadinha” na Secretaria de Educação de Nova Olinda

junho 25, 2026 0


A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do Ceará contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em esquema de “rachadinha” na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda. Entre os crimes apontados pela Promotoria de Justiça da comarca, estão peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação é resultado da operação “Mensalinho Escolar”, deflagrada em fevereiro de 2025 pelo MP do Ceará.

Conforme a denúncia, entre 2021 e 2024, os acusados teriam se associado na Secretaria para desviar sistematicamente recursos públicos por meio da inserção indevida de gratificações de desempenho e horas extras na folha de pagamento de servidores, que recebiam valores indevidos nos contracheques. Posteriormente, eles eram orientados a devolver parte ou a totalidade das quantias recebidas, mediante entrega em espécie ou transferências bancárias a integrantes do suposto esquema, prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

Na denúncia, o MP destaca que a devolução dos valores era justificada aos servidores com o argumento de que os recursos seriam utilizados para adquirir material escolar, produtos de limpeza, serviços de manutenção, entre outros. Foi apurado, ainda, que os investigados usavam servidores mais vulneráveis social e economicamente, muitos residentes na zona rural e com baixo grau de instrução, circunstância que facilitava a manipulação psicológica, o convencimento e a manutenção do silêncio acerca da prática ilícita.

A investigação da Promotoria de Justiça de Nova Olinda reuniu mais de 50 depoimentos, mandados de busca e apreensão, perícias, análise documental, quebras de sigilo bancário e fiscal, movimentações financeiras e colaboração premiada com um dos acusados.


Publicação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Por Flávio Pinto 

Mulher é encontrada morta na zona rural de Viçosa do Ceará; Polícia Civil investiga o caso

junho 25, 2026 0

O corpo de uma mulher foi localizado na manhã desta quinta-feira, 25 de junho de 2026, em uma área de matagal às margens da estrada de acesso à comunidade do CRM, na localidade de Inharim, zona rural de Viçosa do Ceará.

Conforme informações preliminares da polícia, a vítima apresentava possíveis sinais de violência. Ela foi identificada apenas pelo prenome Tamires e, segundo relatos repassados às equipes de segurança, seria moradora de Tianguá. A identificação completa e a causa oficial da morte dependem do laudo do Instituto Médico Legal.

Após o acionamento, forças de segurança isolaram a área para preservar vestígios. Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará realizaram o trabalho de local e o corpo foi encaminhado ao IML de Sobral.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura autoria, dinâmica do crime e motivação. Qualquer informação que ajude nas investigações pode ser repassada de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

A Delegacia Regional de Viçosa do Ceará informou que segue colhendo depoimentos e imagens de câmeras da região para esclarecer as circunstâncias da morte.

Policiais do GTM prestam primeiros socorros a motociclista ferido em acidente no Juazeiro do Norte, CE

junho 25, 2026 0

Duas motocicletas se envolveram em acidente de trânsito durante patrulhamento de rotina do Grupamento Tático Motorizado da Guarda Civil Municipal na manhã desta quarta-feira, 25 de junho de 2026. Um dos condutores sofreu hemorragia intensa e foi estabilizado pela equipe até a chegada do Samu.

Segundo a GCM, os guardas encontraram as motos colididas e identificaram que uma das vítimas apresentava sangramento grave na região da nádega. Com técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, os agentes realizaram o tamponamento da lesão para conter a hemorragia enquanto aguardavam a equipe médica.

O procedimento ajudou a manter os sinais vitais do motociclista estáveis até a chegada da ambulância do Samu, que assumiu o atendimento e encaminhou o paciente para unidade hospitalar. A outra pessoa envolvida também foi avaliada no local.

A corporação destacou que o treinamento contínuo da equipe foi determinante para a resposta rápida e para a preservação da vida da vítima nos minutos iniciais após o acidente. A Guarda Civil informou que o caso foi registrado e que mais detalhes sobre o estado de saúde dos envolvidos serão divulgados conforme atualização médica.

Corpo de homem com marcas de tiros é localizado em área de mata em Sobral, CE

junho 25, 2026 0

Um homem foi encontrado sem vida na manhã desta quinta-feira, 25 de junho de 2026, em uma área de vegetação às margens da Rua Pintor Lemos, em Sobral, no interior do Ceará.

A vítima, identificada como José Vandecarlos Dutra da Costa, 40 anos, natural de Camocim, apresentava ferimentos compatíveis com disparos de arma de fogo na região da cabeça, segundo informações preliminares colhidas no local. Ele aparentava ter entre 35 e 40 anos.

Após acionamento, equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará isolaram a área e fizeram a coleta de vestígios para subsidiar o inquérito. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Sobral para exame cadavérico e confirmação oficial da causa da morte.

A Polícia Civil assumiu as investigações. Delegacia da região apura a dinâmica do crime, autoria e motivação. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre suspeitos ou circunstâncias que antecederam a execução.