TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 25 de junho de 2026

Justiça aceita denúncia do MP contra nove investigados por suspeita de esquema de “rachadinha” na Secretaria de Educação de Nova Olinda

junho 25, 2026 0


A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do Ceará contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em esquema de “rachadinha” na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda. Entre os crimes apontados pela Promotoria de Justiça da comarca, estão peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação é resultado da operação “Mensalinho Escolar”, deflagrada em fevereiro de 2025 pelo MP do Ceará.

Conforme a denúncia, entre 2021 e 2024, os acusados teriam se associado na Secretaria para desviar sistematicamente recursos públicos por meio da inserção indevida de gratificações de desempenho e horas extras na folha de pagamento de servidores, que recebiam valores indevidos nos contracheques. Posteriormente, eles eram orientados a devolver parte ou a totalidade das quantias recebidas, mediante entrega em espécie ou transferências bancárias a integrantes do suposto esquema, prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

Na denúncia, o MP destaca que a devolução dos valores era justificada aos servidores com o argumento de que os recursos seriam utilizados para adquirir material escolar, produtos de limpeza, serviços de manutenção, entre outros. Foi apurado, ainda, que os investigados usavam servidores mais vulneráveis social e economicamente, muitos residentes na zona rural e com baixo grau de instrução, circunstância que facilitava a manipulação psicológica, o convencimento e a manutenção do silêncio acerca da prática ilícita.

A investigação da Promotoria de Justiça de Nova Olinda reuniu mais de 50 depoimentos, mandados de busca e apreensão, perícias, análise documental, quebras de sigilo bancário e fiscal, movimentações financeiras e colaboração premiada com um dos acusados.


Publicação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Por Flávio Pinto 

Mulher é encontrada morta na zona rural de Viçosa do Ceará; Polícia Civil investiga o caso

junho 25, 2026 0

O corpo de uma mulher foi localizado na manhã desta quinta-feira, 25 de junho de 2026, em uma área de matagal às margens da estrada de acesso à comunidade do CRM, na localidade de Inharim, zona rural de Viçosa do Ceará.

Conforme informações preliminares da polícia, a vítima apresentava possíveis sinais de violência. Ela foi identificada apenas pelo prenome Tamires e, segundo relatos repassados às equipes de segurança, seria moradora de Tianguá. A identificação completa e a causa oficial da morte dependem do laudo do Instituto Médico Legal.

Após o acionamento, forças de segurança isolaram a área para preservar vestígios. Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará realizaram o trabalho de local e o corpo foi encaminhado ao IML de Sobral.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura autoria, dinâmica do crime e motivação. Qualquer informação que ajude nas investigações pode ser repassada de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

A Delegacia Regional de Viçosa do Ceará informou que segue colhendo depoimentos e imagens de câmeras da região para esclarecer as circunstâncias da morte.

Policiais do GTM prestam primeiros socorros a motociclista ferido em acidente no Juazeiro do Norte, CE

junho 25, 2026 0

Duas motocicletas se envolveram em acidente de trânsito durante patrulhamento de rotina do Grupamento Tático Motorizado da Guarda Civil Municipal na manhã desta quarta-feira, 25 de junho de 2026. Um dos condutores sofreu hemorragia intensa e foi estabilizado pela equipe até a chegada do Samu.

Segundo a GCM, os guardas encontraram as motos colididas e identificaram que uma das vítimas apresentava sangramento grave na região da nádega. Com técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, os agentes realizaram o tamponamento da lesão para conter a hemorragia enquanto aguardavam a equipe médica.

O procedimento ajudou a manter os sinais vitais do motociclista estáveis até a chegada da ambulância do Samu, que assumiu o atendimento e encaminhou o paciente para unidade hospitalar. A outra pessoa envolvida também foi avaliada no local.

A corporação destacou que o treinamento contínuo da equipe foi determinante para a resposta rápida e para a preservação da vida da vítima nos minutos iniciais após o acidente. A Guarda Civil informou que o caso foi registrado e que mais detalhes sobre o estado de saúde dos envolvidos serão divulgados conforme atualização médica.

Corpo de homem com marcas de tiros é localizado em área de mata em Sobral, CE

junho 25, 2026 0

Um homem foi encontrado sem vida na manhã desta quinta-feira, 25 de junho de 2026, em uma área de vegetação às margens da Rua Pintor Lemos, em Sobral, no interior do Ceará.

A vítima, identificada como José Vandecarlos Dutra da Costa, 40 anos, natural de Camocim, apresentava ferimentos compatíveis com disparos de arma de fogo na região da cabeça, segundo informações preliminares colhidas no local. Ele aparentava ter entre 35 e 40 anos.

Após acionamento, equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará isolaram a área e fizeram a coleta de vestígios para subsidiar o inquérito. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Sobral para exame cadavérico e confirmação oficial da causa da morte.

A Polícia Civil assumiu as investigações. Delegacia da região apura a dinâmica do crime, autoria e motivação. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre suspeitos ou circunstâncias que antecederam a execução.

Manoel Filho representa o Cariri no Compol Brasil, maior evento de comunicação política do país, realizado anualmente em Florianópolis (SC)

junho 25, 2026 0


Manoel Filho representa o Cariri no Compol Brasil, maior evento de comunicação política do país, realizado anualmente em Florianópolis (SC)

Representando o Cariri cearense, Manoel Filho foi um dos palestrantes do evento e subiu ao palco no último dia 23, às 15h, para apresentar a palestra “Jogos Vorazes do Voto: Estratégia e Poder para uma Disputa Inteligente”  (Foto: Divulgação )

O encontro reúne os principais estrategistas, consultores, pesquisadores e profissionais da área para debater tendências, inovação, narrativas e os novos caminhos da comunicação política, em uma programação distribuída por mais de cinco palcos simultâneos. Entre os palestrantes desta edição estiveram nomes como João Santana, Marcello Natale e Lucas Pimenta.

Representando o Cariri cearense, Manoel Filho foi um dos palestrantes do evento e subiu ao palco no último dia 23, às 15h, para apresentar a palestra “Jogos Vorazes do Voto: Estratégia e Poder para uma Disputa Inteligente”. A apresentação abordou a construção de narrativas, posicionamento, mobilização e estratégias aplicadas às campanhas eleitorais contemporâneas, utilizando referências da cultura pop para traduzir conceitos da comunicação política.

“Para mim, participar do Compol não é apenas compartilhar conhecimento. É também beber da fonte do que existe de mais atual na comunicação política brasileira, trocar experiências com grandes profissionais e trazer essa inovação para fortalecer a comunicação pública e eleitoral da nossa região”, destacou Manoel Filho.

Potengi conquista 4º lugar em mostra estadual de Vigilância Socioassistencial

junho 25, 2026 0

A Prefeitura de Potengi conquistou destaque estadual ao alcançar o 4º lugar na Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância Socioassistencial, iniciativa promovida anualmente pelo Governo do Estado do Ceará. O resultado posiciona o município entre os melhores do estado, em meio aos 184 municípios participantes, evidenciando a qualidade e a efetividade das ações desenvolvidas na área da assistência social.

A mostra tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar práticas bem-sucedidas no âmbito da vigilância socioassistencial. A cada edição, 20 experiências são selecionadas, sendo as cinco mais bem avaliadas compartilhadas como referência para outras gestões municipais. Com a colocação alcançada, Potengi passa a integrar esse seleto grupo, tendo sua experiência reconhecida e difundida em todo o Ceará.

A iniciativa premiada é fruto de uma atuação integrada entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, com foco em estratégias voltadas à ampliação da cobertura vacinal. A ação reforça a importância da intersetorialidade nas políticas públicas, fortalecendo o cuidado com a população e ampliando o alcance das ações de proteção social no município.

Para o secretário de Assistência Social, Eric Rocha, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo e comprometido. “Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações planejadas, integradas e voltadas para as reais necessidades da população. É um resultado que nos motiva a continuar avançando e aprimorando cada vez mais os serviços ofertados em Potengi”, destacou.

ANTONINA DO NORTE Atenção, adolescentes e responsáveis!

junho 25, 2026 0

O Governo Municipal de Antonina do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a Dengue para adolescentes de 10 a 14 anos.

Durante a semana de intensificação, a equipe de saúde estará realizando a atualização da proteção vacinal para quem ainda não iniciou ou precisa completar o esquema.

📍 Procure a UBS Santo Antônio – Centro, de 06 a 10 de julho.
Não esqueça de levar o cartão de vacina e os documentos necessários.

A prevenção continua sendo o melhor caminho no combate à Dengue.