TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 18 de junho de 2026

SANTANA DO CARIRI DEU INÍCIO A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POUSADA DOMICILIAR

junho 18, 2026 0


A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Romaria em parceria com o Sebrae deu início a implantação do Programa de Pousada Domiciliar na última quarta-feira, 10 de junho, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha.

O projeto vem capacitar e assessorar os moradores do nosso município que desejam transformar sua casa em hospedagem alternativa, o "homestay", onde o proprietário mora no local ou na casa principal que estará disponibilizando quartos ou suítes independentes para alugar. Uma iniciativa que abre novas oportunidades de geração de renda para as famílias e fortalece o turismo em nosso município.

Esse trabalho de implantação está sendo realizado pela Raquel Timbó uma renomada consultora e facilitadora do Sebrae, amplamente reconhecida por sua expertise em turismo, inovação, qualificação de destinos e gestão estratégica. Raquel frequentemente atua na capacitação de empreendedores, mapeamento de potencial turístico e integração de negócios, o que vem potencializar ainda mais o desenvolvimento do Projeto Pousada Domiciliar em Santana do Cariri.

O projeto tem como objetivo estimular os moradores a receberem visitantes em suas próprias residências, transformando hospitalidade em oportunidade, movimentando a economia local e valorizando as experiências autênticas do povo santanense.

A Gestão Municipal continua buscando e desenvolvendo projetos e ações que promovam mais desenvolvimento, renda e qualidade de vida para a população santanense.

CONVITE - MAURITI Junho Ambiental 2026 — Ceará mais verde e sustentável

junho 18, 2026 0

🗓 25 e 26 de junho

Confira nossa programação: 🌿📅

• 25/06 (quinta) — Câmara Municipal de Mauriti, 09:00
• Abertura • Palestra (2h) • Panfletagem • Distribuição de mudas

• 26/06 (sexta) — Instituto de Meio Ambiente (IMAM), 09:00
• Rodas de conversa • Troca de mudas por recicláveis • Exibição de vídeos

#JunhoAmbiental2026 #CearáVerde #Sustentabilidade #Mauriti

Comunidade do São Miguel recebe nova Escola e Creche Padre Frederico Nierhoff, em noite de muita emoção

junho 18, 2026 0


A Prefeitura do Crato realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega da reforma e requalificação da Escola e Creche Padre Frederico Nierhoff, em mais uma importante ação voltada ao fortalecimento da educação municipal. A obra recebeu investimento superior a R$ 1,7 milhão, com recursos próprios do Município, contemplando reforma, ampliação e melhorias estruturais que garantem mais conforto, segurança e qualidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Com a intervenção, a unidade passou a contar com 12 salas de aula e uma estrutura moderna, preparada para atender cerca de 400 crianças matriculadas na escola e creche. O Infantil V e o 2º Ano do Fundamental I funcionarão em tempo integral.

A solenidade contou com a presença do prefeito André Barreto, do vice-prefeito Leitão Moura, da secretária municipal de Educação, Neyla Brito, vereadores, servidores municipais, educadores, estudantes, familiares e moradores da comunidade.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi marcado pela apresentação de estudantes da instituição, apresentando um poema e, em seguida, uma música que reforçava que "a gratidão mora no coração", reforçando o quanto todos estão gratos em ter o equipamento educacional de volta e, já em agosto, em pleno funcionamento.

Durante o evento, o prefeito André Barreto destacou que a entrega representa uma grande conquista para a comunidade escolar e ressaltou os desafios enfrentados na execução da obra, especialmente por se tratar de um prédio que completa 60 anos de funcionamento em 2026. "Esta obra é também um gesto de respeito ao sentimento de cada pessoa que passou por esta escola, que faz parte da história deste bairro. Este prédio é um presente para a comunidade", afirmou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura, Lucas Maximino, destacou a complexidade do projeto e o compromisso da equipe em garantir qualidade estrutural e funcionalidade aos espaços. "Foi um grande desafio este projeto. Priorizamos a qualidade da obra estrutural, a acessibilidade, a construção de um auditório amplo, a modernização do refeitório, além da reforma e ampliação das salas para atender à demanda dos alunos", explicou.

A secretária municipal de Educação, Neyla Brito, ressaltou que a requalificação vai além das melhorias físicas. "A unidade recebeu melhorias estruturais, ampliação de espaços e adequações de acessibilidade, renovando não apenas paredes, salas e ambientes físicos, mas fortalecendo o espaço onde nossas crianças poderão sonhar, aprender e desenvolver suas potencialidades", destacou.

Neyla também lembrou a importância histórica e social da instituição. "A Creche Padre Frederico Nierhoff carrega um nome que simboliza dedicação ao próximo. Ele deixou um legado de amor às crianças, aos mais vulneráveis e de promoção social de valores que continuam inspirando o trabalho desenvolvido nesta instituição", afirmou.

A entrega da Escola e Creche Padre Frederico Nierhoff integra a programação comemorativa pelos 262 anos do município do Crato, celebrados no próximo dia 21 de junho. A ação faz parte dos investimentos permanentes realizados pela Prefeitura do Crato na educação, promovendo espaços mais modernos, inclusivos e preparados para contribuir com a formação das futuras gerações cratenses.

Professora morre e marido fica ferido em batida entre moto e caminhonete na BR-020 em Tauá

junho 18, 2026 0

Uma professora da rede municipal de Arneiroz morreu na noite desta quarta-feira, 17 de junho, após acidente na BR-020, no trecho de saída de Tauá sentido Fortaleza. O marido dela, que pilotava a motocicleta, sobreviveu e foi socorrido. 

A colisão ocorreu entre uma Honda Bros 2023 e uma caminhonete branca. Segundo informações iniciais, os dois veículos seguiam no mesmo sentido, de Fortaleza para Tauá, quando houve o impacto.

Na moto estavam Cícero Paulo e Luciana Bezerra, casal de professores lotados na Escola do Distrito de Cachoeira de Fora, em Arneiroz. Luciana não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Cícero foi atendido e encaminhado para unidade de saúde da região. A natureza e gravidade dos ferimentos dele não foram detalhadas até o fechamento desta reportagem.

O motorista da caminhonete, Gezaiais Noronha,  natural de Curral de Pedras, no Piauí, disse à polícia que retornava de Pedra Branca. Em depoimento, afirmou que a motocicleta trafegava pelo acostamento e entrou na pista de forma repentina, sendo atingida pela caminhonete. Ele relatou ainda que não conseguiu desviar porque uma carreta realizava ultrapassagem na faixa contrária. Gezaiais se apresentou espontaneamente à Delegacia Regional de Tauá e permanece à disposição da Justiça.

O casal era natural de Aiuaba e morava no bairro Tauazinho, em Tauá. Colegas da educação de Arneiroz lamentaram a morte de Luciana nas redes sociais, destacando a atuação dela em sala de aula.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a pista para perícia. A PRF e a Delegacia de Tauá vão apurar a dinâmica do acidente, velocidade dos veículos e demais fatores que contribuíram para a batida. O corpo de Luciana foi encaminhado ao Núcleo de Medicina Legal.

Professora morre e marido fica ferido em batida entre moto e caminhonete na BR-020, em Tauá, CE

junho 18, 2026 0

Uma professora da rede municipal de Arneiroz morreu na noite desta quarta-feira, 17 de junho, após acidente na BR-020, no trecho de saída de Tauá sentido Fortaleza. O marido dela, que pilotava a motocicleta, sobreviveu e foi socorrido. 

A colisão ocorreu entre uma Honda Bros 2023 e uma caminhonete branca. Segundo informações iniciais, os dois veículos seguiam no mesmo sentido, de Fortaleza para Tauá, quando houve o impacto.

Na moto estavam Cícero Paulo e Luciana Bezerra, casal de professores lotados na Escola do Distrito de Cachoeira de Fora, em Arneiroz. Luciana não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Cícero foi atendido e encaminhado para unidade de saúde da região. A natureza e gravidade dos ferimentos dele não foram detalhadas até o fechamento desta reportagem.

O motorista da caminhonete, Gezaiais Noronha,  natural de Curral de Pedras, no Piauí, disse à polícia que retornava de Pedra Branca. Em depoimento, afirmou que a motocicleta trafegava pelo acostamento e entrou na pista de forma repentina, sendo atingida pela caminhonete. Ele relatou ainda que não conseguiu desviar porque uma carreta realizava ultrapassagem na faixa contrária. Gezaiais se apresentou espontaneamente à Delegacia Regional de Tauá e permanece à disposição da Justiça.

O casal era natural de Aiuaba e morava no bairro Tauazinho, em Tauá. Colegas da educação de Arneiroz lamentaram a morte de Luciana nas redes sociais, destacando a atuação dela em sala de aula.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a pista para perícia. A PRF e a Delegacia de Tauá vão apurar a dinâmica do acidente, velocidade dos veículos e demais fatores que contribuíram para a batida. O corpo de Luciana foi encaminhado ao Núcleo de Medicina Legal.

Colisão com animal na CE-351 mata mulher e deixa outra ferida em Parambu, no Ceará

junho 18, 2026 0

Uma mulher morreu e outra ficou ferida após acidente na noite desta quarta-feira, 17 de junho, na CE-351, na altura da localidade de Gavião, zona rural de Parambu, no Sertão dos Inhamuns. 

Segundo a Polícia Militar, as vítimas trafegavam em uma motocicleta quando o veículo se chocou com um porco que atravessava a pista. Com o impacto, a condutora perdeu o controle e as duas caíram na rodovia.

Equipes de socorro prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam as mulheres ao Hospital Dr. Cícero Ferreira Filho, em Parambu. Noelma Rufino Gonçalves, 33 anos, moradora da localidade de Serra Fechada, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na unidade. 

A passageira, Renata Gomes, 35 anos, sofreu traumatismo craniano e escoriações pelo corpo. Ela segue internada em observação médica no hospital municipal.

Após os procedimentos de perícia na CE-351, o corpo de Noelma foi removido pelo rabecão da Pefoce e levado ao Instituto Médico Legal de Tauá.

A PMCE reforça que animais soltos em rodovias estaduais representam risco constante para motociclistas, sobretudo em trechos rurais e à noite, quando a visibilidade é reduzida.

Potengi e UFCA promovem grande feira de conhecimento e inovação

junho 18, 2026 0

A Prefeitura de Potengi, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), promoverá no próximo dia 20 de junho uma grande Feira de Exposição voltada à difusão do conhecimento e ao incentivo à inovação no município. O evento acontecerá das 9h30 às 16h e contará com mais de 70 vitrines temáticas.

A iniciativa reunirá diferentes áreas do saber, como ciência, tecnologia, educação, cultura, empreendedorismo e inovação, proporcionando um ambiente dinâmico de aprendizado e troca de experiências. A programação inclui ainda atrações como Planetário Móvel, Sala de Empreendedorismo e diversas atividades interativas, voltadas a públicos de todas as idades.

A ação tem como objetivo fortalecer a economia criativa de Potengi e da região, estimulando o desenvolvimento de ideias, negócios e soluções inovadoras. O evento também se consolida como um espaço de integração entre conhecimento acadêmico e comunidade, ampliando oportunidades e incentivando o protagonismo local.

Aberta ao público, a feira convida a população de Potengi e municípios vizinhos a participar deste momento de construção coletiva, aprendizado e geração de novas perspectivas para o futuro.