TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 22 de maio de 2026

“A Polícia Militar do Ceará tem uma história que orgulha o povo cearense”, afirma governador Elmano nos 191 anos da corporação

maio 22, 2026 0


 
 
A Polícia Militar do Estado do Ceará celebrou, nesta quinta-feira (21), 191 anos de história com homenagens e reconhecimento aos homens e mulheres da corporação, que foi criada em 24 de maio de 1835. A cerimônia foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, da cúpula da Segurança Pública e de outras autoridades.

O governador destacou o orgulho que a população cearense tem da PMCE, que atualmente soma mais de 20 mil policiais. A corporação ganhou incremento de mais de 3.500 agentes desde 2023.

“A PMCE vive um momento de importante reestruturação, mas nada é mais importante que os homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar do Ceará. Essa instituição é forte quando todos são reconhecidos pelo trabalho que realizam. Eu fico muito feliz e honrado de, como governador do Ceará, poder fortalecer a Polícia Militar do Ceará”, afirmou Elmano de Freitas.

A solenidade foi marcada pela entrega de 99 medalhas e as promoções de quatro policiais militares por bravura: Francisco Fernando Durval de Oliveira, promovido a subtenente; Elenilson Carneiro de Oliveira, agora 3° sargento; André Anderson Ripardo Pereira, também 3° sargento; Sílvio Azevedo Damasceno, promovido a cabo.

“Raça de Fortes, Povo de Bravos”

Os militares promovidos atuaram em uma ocorrência na noite de 9 de fevereiro de 2026, no bairro Caiçara, em Sobral, colocando a vida em risco para enfrentar um grupo criminoso com mais de 20 suspeitos fortemente armados.

Com 24 anos dedicados à PMCE, o subtenente Durval lembra até hoje do cenário desafiador. Ele e os três colegas cumpriram corajosamente o dever, demonstraram domínio técnico, e juntos alcançaram êxito na missão.

“A gente se sente muito agradecido por estar fazendo parte dessa promoção. Trouxe toda a minha família hoje; meu pai, mãe, esposa e filhos. Que outros policiais também sejam reconhecidos”, registrou Durval.

Homenagens

As medalhas foram entregues aos agraciados civis e militares que se destacaram no exercício de suas funções e contribuíram para a Segurança Pública do Ceará.

Medalha do Grande Mérito Policial Militar (8 agraciados)

Medalha do Mérito Policial Militar (32 agraciados)

Medalha José Martiniano de Alencar (59 agraciados)

Mulher pioneira na PMCE, a coronel Albanita Lima foi agraciada com a Medalha Grande Mérito Funcional.

“Passa um filme de uma história de muita luta, quebra de paradigmas. Assim como eu, outras mulheres poderão também receber essa homenagem. Eu fico muito feliz em representar a força da mulher na Polícia Militar do Ceará”, concluiu.

Receita libera consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda nesta sexta-feira (22)

maio 22, 2026 0




A Receita Federal libera nesta sexta-feira (22) a consulta ao maior lote da restituição do Imposto de Renda da história. Ao todo, 8.749.992 contribuintes vão receber R$ 16 bilhões no primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2026, além de valores residuais de anos anteriores.

O pagamento será feito em 29 de maio, mesma data em que termina o prazo de entrega das declarações deste ano.

Segundo a Receita Federal, o volume recorde foi possível graças ao avanço dos sistemas de automação e modernização usados no processamento das declarações.

O órgão informou ainda que este primeiro lote representa cerca de 40% de todas as restituições previstas para 2026, tanto em número de contribuintes quanto em volume financeiro.

O recorde anterior havia sido registrado em 2025, quando o primeiro lote contemplou 6,2 milhões de pessoas e R$ 11 bilhões em créditos. Agora, o valor liberado cresceu significativamente, consolidando o maior pagamento já realizado em uma única etapa de restituição.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2026

A consulta poderá ser feita diretamente no portal da Receita Federal.

O contribuinte deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar a Restituição”.

Também será possível verificar a situação pelo aplicativo oficial da Receita Federal disponível para smartphones e tablets.

Caso o nome não apareça neste primeiro lote, o contribuinte poderá consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Se houver alguma pendência identificada pelo sistema, será necessário enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de pagamento.

Quem recebe no primeiro lote da restituição

Do total de R$ 16 bilhões liberados neste lote, R$ 8,64 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal ou prioridade operacional definida pela Receita Federal.

O grupo é dividido da seguinte forma:
4.959.431 contribuintes que utilizaram declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix;
2.256.975 contribuintes entre 60 e 79 anos;
1.054.789 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
256.697 contribuintes acima de 80 anos;
222.100 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Segundo a Receita Federal, neste primeiro lote não haverá pagamento para contribuintes sem prioridade.

O incentivo ao uso da declaração pré-preenchida e do Pix faz parte da estratégia do órgão para acelerar o processamento das declarações e reduzir inconsistências nos dados enviados.
Quando será pago o primeiro lote do IR 2026

O depósito será realizado em 29 de maio diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte ou na chave Pix do tipo CPF cadastrada durante o envio da declaração.

Neste ano, a Receita Federal reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituição.

Os pagamentos ocorrerão no fim de:
maio;
junho;
julho;
agosto.

A mudança faz parte da estratégia do órgão para concentrar pagamentos maiores e acelerar o calendário de devolução dos valores.
O que fazer se a restituição não cair na conta

Caso a restituição não seja creditada — por exemplo, em situações de conta desativada ou dados bancários incorretos — os valores ficarão disponíveis para resgate durante até um ano no Banco do Brasil.

Nessas situações, o contribuinte poderá reagendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome pelos canais oficiais do banco.

Após um ano sem resgate, será necessário solicitar novamente o valor no portal e-CAC da Receita Federal.

Para isso, o cidadão deve acessar:
“Declarações e Demonstrativos”;
“Meu Imposto de Renda”;
“Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Crato apresenta mudanças de trânsito após avanço nas obras do contorno

maio 22, 2026 0

A Prefeitura do Crato anunciou na última semana, mudanças de trânsito das rodovias de entrada da cidade, em favor do avanço das obras do Contorno. A mudança temporária tem o objetivo de tornar o trânsito da cidade mais seguro e livre para motoristas e pedestres.

Com a mudança, os veículos que trafegam na Avenida Thomas Osterne sentido Palmeiral - Juazeiro do Norte, ao entrar no cruzamento de acesso à Vila São Bento, deverão pegar a direita na Rua Chiquinha Macêdo até o Velho do Caldo e entrar na Avenida Padre Cícero.

Já os veículos que vêm de Juazeiro sentido Palmeiral, estão proibidos de entrar à esquerda na Rua Chiquinha Macêdo. Os veículos que trafegam por debaixo do Viaduto, no cruzamento do Posto MTD deverão passar pela Avenida Perimetral Dom Francisco, já que o trecho até o Velho do Caldo será de sentido único.

Vale lembrar que tais mudanças são temporárias e que já estão em vigor desde a ultima segunda-feira (18)

📷 Foto: Reprodução

Prefeito Antônio Filho entrega moto zero quilômetro para a Igreja de Santo Antônio em Antonina do Norte

maio 22, 2026 0

O prefeito Antonio Filho Roseno realizou a entrega de uma motocicleta Pop 0 km para a Igreja de Santo Antônio, em Antonina do Norte. A ação foi destinada ao apoio das atividades religiosas desenvolvidas pela paróquia durante os festejos do padroeiro.

A entrega foi feita ao padre Reginaldo e à equipe organizadora da festa religiosa, considerada uma das celebrações mais tradicionais do município. O veículo deverá auxiliar nos trabalhos pastorais, visitas e demais ações promovidas pela igreja junto à comunidade.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito destacou a importância da união entre gestão pública, igreja e população para fortalecer as tradições religiosas e culturais da cidade. Antônio Filho também agradeceu aos colaboradores envolvidos na realização do festejo de Santo Antônio.

A festa do padroeiro reúne anualmente centenas de fiéis, movimentando a fé, a cultura e a convivência comunitária em Antonina do Norte. A celebração é marcada por novenas, missas, apresentações culturais e momentos de confraternização entre os moradores.

“Hoje entregamos uma moto Pop zero km para a Igreja de Santo Antônio ao padre Reginaldo e sua equipe. Agradeço a todos os colaboradores do festejo de Santo Antônio. Viva Santo Antônio!”, destacou o gestor municipal.

A iniciativa foi bem recebida pela comunidade católica local, reforçando o apoio da administração municipal às manifestações religiosas e às tradições do município.

Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI

Minha Casa, Minha Vida avança em Icó com construção de 100 moradias no Residencial Deputado Oriel Nunes

maio 22, 2026 0

O município de Icó segue recebendo importantes investimentos na área da habitação popular. Por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, teve início a construção do Residencial Deputado Oriel Nunes, empreendimento que garantirá 100 novas moradias para famílias icoenses.

A iniciativa representa mais dignidade, segurança e qualidade de vida para a população, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social que sonham com a conquista da casa própria. O projeto é fruto da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Icó, fortalecendo as políticas públicas habitacionais no interior cearense.

A articulação política para viabilizar o empreendimento contou com a atuação do deputado federal e ministro José Guimarães, apontado como um dos principais responsáveis pela chegada de investimentos e ações estruturantes para o Ceará.

O avanço das obras também reforça o alinhamento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas, o senador Camilo Santana e o ministro José Guimarães, destacando o compromisso com políticas de inclusão social e desenvolvimento urbano.

O articulador político Higo Carlos também destacou a importância do projeto para o município, ressaltando que a chegada das novas moradias representa esperança e transformação para dezenas de famílias de Icó que aguardavam pela realização do sonho da casa própria.

Com mais investimentos em habitação, infraestrutura e inclusão social, o Ceará segue avançando com ações que impactam diretamente a vida da população e fortalecem o desenvolvimento dos municípios do interior.

Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI

Tarrafas realiza grande festa para entrega oficial de 8 ônibus escolares 0km

maio 22, 2026 0

O município de Tarrafas viveu um momento histórico com a entrega oficial de 8 ônibus escolares 0km destinados à rede municipal de educação. A população compareceu em peso para acompanhar a solenidade, que marcou uma das maiores ações já realizadas na área do transporte escolar no município.

Durante o evento, a secretária de Educação Lane Arrais destacou a importância da conquista para os estudantes, professores e famílias, afirmando que a chegada dos veículos representa a realização de um sonho antigo da comunidade escolar.

O prefeito Eronildes Santos também ressaltou as dificuldades encontradas no início da gestão, quando parte da frota estava sucateada e enfrentava problemas constantes.

“Recebemos uma situação muito difícil, com ônibus bastante desgastados. Hoje temos a alegria de entregar a maior frota já vista em uma cidade de pequeno porte como Tarrafas”, destacou o gestor.

Com pouco mais de 7.500 habitantes, conforme dados do último censo, Tarrafas passa a contar com uma das maiores frotas de ônibus escolares proporcionais da região, fortalecendo o transporte dos alunos e garantindo mais segurança, conforto e dignidade para os estudantes da zona urbana e rural.

A entrega dos veículos foi acompanhada por autoridades, profissionais da educação, estudantes e moradores do município, em um clima de comemoração e reconhecimento pela conquista.

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Município de Potengi alcança 98,7% em programa federal e se destaca nacionalmente na educação

maio 21, 2026 0

Potengi se destaca nacionalmente no acompanhamento da frequência escolar

O município de Potengi alcançou reconhecimento em nível nacional ao registrar um dos melhores desempenhos no Sistema Presença, programa do Governo Federal responsável pelo monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários de políticas públicas educacionais.

De acordo com os dados mais recentes, Potengi atingiu a marca de 98,7% de acompanhamento, superando com ampla vantagem a média nacional, que ficou em 85%. O resultado evidencia a eficiência das ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino no controle e incentivo à permanência dos alunos em sala de aula.

O desempenho é fruto de um trabalho articulado entre gestão, equipes escolares e famílias, com estratégias contínuas de acompanhamento e busca ativa, garantindo que os estudantes mantenham a regularidade na frequência escolar.

O resultado coloca o município entre os exemplos de avanço na educação pública, mostrando que investimento certo e trabalho contínuo podem transformar a realidade dentro e fora da sala de aula.