TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 20 de maio de 2026

Sessão solene na Câmara do Crato marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil com entrega do Troféu Araceli

maio 20, 2026 0


Em alusão ao Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o legislativo municipal cratense realizou a entrega do Troféu Araceli Cabrera Sánchez, na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A honraria é destinada a reconhecer personalidades e instituições que se dedicam ativamente à proteção da infância e da juventude no município.

O evento reuniu autoridades políticas, religiosas e da sociedade civil para celebrar os avanços na área e debater os desafios contínuos da rede de proteção. O presidente da Câmara, Matheus Leite, abriu os discursos destacando o papel fundamental das instituições e dos homenageados, agradecendo a cada um pela dedicação diária no cuidado com os jovens cratenses.

O prefeito André Barreto também esteve presente e parabenizou a Casa pela iniciativa, ressaltando que o troféu chega em um momento crucial de conscientização. "É um trabalho importante para levar formação e carinho às crianças, garantindo que no futuro elas tenham condições de se conduzir no município, no estado e no país", afirmou.

Homenagens a personalidades e entidade

Entre os homenageados do dia, o Secretário da Assistência Social e Cidadania, Rondinele Brasil, agradeceu à vereadora Ticiana Cândito, por ter criado a honraria e estendeu o reconhecimento a todos os órgãos da assistência que viabilizam o trabalho de campo.

O Padre Arileudo da Silva Machado, reconhecido por suas ações junto às entidades Ecos de Esperança e Anjos da Esperança, trouxe uma reflexão profunda sobre o papel coletivo da sociedade. "Muito me honra, e todo conhecimento verdadeiro não deve parar em quem recebe, mas em quem representa. Essa homenagem foi construída por muitas vidas dedicadas ao trabalho com os pequenos", pontuou o sacerdote. Ele lembrou ainda que o nome de Araceli evoca uma responsabilidade diária: "Cuidar da infância é uma missão sagrada da família, da sociedade, do poder público e também da igreja. Que esse prêmio seja uma chama acesa em todos nós".

Representando o Ministério Público, o promotor de justiça Francisco das Chagas da Silva, da 4ª Promotoria de Justiça do Crato, recebeu a honraria, conforme ele, com profundo respeito e senso de responsabilidade e destacou que a premiação simboliza uma rede coletiva vigilante e remete a uma luta permanente devido à gravidade da violência contra os direitos humanos. Em sua fala, o promotor agradeceu aos órgãos de assistência, saúde e educação pela efetividade nas ações voltadas às crianças em situação de vulnerabilidade. "A história de Araceli representa uma dolorosa memória e se tornou um símbolo nacional. É preciso compreender que esse é um desafio complexo que precisa romper ciclos de violência", alertou.

A psicóloga e coordenadora da unidade de acolhimento (Casa de Acolhimento), Elivania Alencar, dividiu o mérito da conquista com seus colegas de profissão. "É um trabalho que se configura como um grande desafio. Essa honra é minha e de toda uma equipe que sempre caminhou de mãos dadas, de pessoas que militam nessa causa", declarou, expressando gratidão a todos os parceiros de jornada.

O Projeto Verde Vida, que atua continuamente no Distrito de Ponta da Serra oferecendo arte, cultura, lazer e comunicação para crianças e adolescentes do meio rural, teve um destaque institucional. A organização tem como missão oportunizar a vivência de direitos de forma integrada e cidadã, fortalecendo a permanência dos jovens na escola e conscientizando as famílias.

A vice-presidente da entidade, Edmar Soares de Freitas, recebeu o troféu acompanhada por crianças assistidas pelo projeto. "Essa premiação é importante porque traz credibilidade e mostra a relevância do nosso trabalho. É por elas e para elas [as crianças] que a gente realiza tudo isso", celebrou Edmar. O evento foi encerrado com o reforço do compromisso mútuo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para fortalecer as políticas públicas de proteção integral à infância no Crato.

Flávio Bolsonaro tem queda nas pesquisas

maio 20, 2026 0




Nas últimas pesquisas, Lula liderava no primeiro turno, enquanto Flávio Bolsonaro tinha uma pequena vantagem no segundo. Agora, o novo levantamento AtlasIntel aponta para uma forte queda do senador. Vamos aos números:

1º turno: Lula (47%) x Flávio (34,4%). Na última pesquisa, o petista estava 6,9pp à frente.

2º turno: Lula (48,9%) x Flávio (41,8%). Antes, o senador liderava com 0,3pp à frente.

Esse foi o primeiro levantamento feito totalmente após o vazamento do áudio de Flávio para Daniel Vorcaro. Cerca de 18% dos entrevistados afirmaram que estariam menos dispostos a votar no senador depois de saberem da conversa entre os dois.

Mesmo assim, petistas ficaram cautelosos em considerar Flávio como vencido. O fato de Lula ter crescido apenas levemente, tanto no 1º turno (+2,3%) como no 2º turno (+1,4%), parece justificar essa postura. Boa parte dos votos perdidos por Flávio parecem ter ido para Branco/Nulo/Indeciso.






(Imagem: AtlasIntel)





Olhando para outros nomes, Renan Santos ficou em terceiro no cenário geral de 1º turno (6,9%), seguido por Romeu Zema (5,2%) e Ronaldo Caiado (2,7%). Veja na íntegra aqui.

Flávio pede suspensão da pesquisa

Logo após os resultados, o senador pediu a suspensão da pesquisa no TSE. Ele alega que o levantamento induziu o público a ter uma percepção negativa sobre sua candidatura por mostrar o polêmico áudio durante a pesquisa.

O CEO da AtlasIntel negou que existam problemas metodológicos, afirmando que o áudio foi disponibilizado sempre apenas depois da conclusão das perguntas sobre intenção de voto.

A situação pode piorar… O Metrópoles divulgou que Flávio se encontrou com Vorcaro quando o banqueiro estava em prisão domiciliar em janeiro. O candidato confirmou a informação, mas disse que o objetivo era avisar que não faria mais negócios com ele.

Com a revelação tardia do encontro entre o senador e Vorcaro, o clima de desconfiança no PL cresceu. Para contornar a situação e tentar provar transparência, Flávio tem defendido uma auditoria dos gastos do filme.

Nos bastidores do Congresso: Há algumas semanas, parte dos partidos do centrão — como PP, União e Republicanos — estavam inclinados a apoiar o Flávio. Agora, eles já cogitam adotar uma postura de neutralidade na corrida eleitoral.

The News

Ciro Gomes realiza ato de pré-campanha em Crato, nesta sexta (22)

maio 20, 2026 0



O pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB), desembarca na região do Cariri para a realização de ato de pré-campanha no município do Crato. O evento, que ocorrerá no Crato Tênis Clube, às 19h, desta sexta-feira (22), e deve reunir prefeitos, deputados, vereadores, lideranças comunitárias e movimentos sociais de todo o sul do estado.

O encontro no Cariri ocorre uma semana depois do lançamento de sua pré-candidatura, realizado no último dia 16 de maio, em Fortaleza.

"O Cariri sempre foi o coração pulsante da nossa cultura e da nossa economia. Voltar aqui, ouvir as demandas da população e receber esse carinho nos dá a certeza de que o Ceará quer avançar com segurança, responsabilidade e coragem", afirma o pré-candidato.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Casal morreu em um grave acidente na BR-230 no município de Lavras da Mangabeira-CE

maio 19, 2026 0

Um casal morreu em um grave acidente na BR-230 no início da noite desta segunda, 18 de maio. A colisão aconteceu por volta das 18h, na localidade de Palmeira, próximo à ponte do Riacho do Meio.

Morreram no local Renato Ferreira Duarte, 37 anos, e Maria Bianca Ferreira da Silva, 24 anos. Renato morava no Sítio Unha de Gato, em Lavras da Mangabeira. Bianca era natural de Aurora, CE.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, Renato conduzia uma Hilux branca com reboque acoplado. O reboque transportava uma câmara fria. O veículo colidiu de frente com um caminhão-caçamba que seguia no sentido contrário. O caminhão levava um rolo compactador na carroceria.

A apuração preliminar aponta que Renato teria tentado ultrapassar uma motocicleta quando houve a colisão. Com o impacto, os dois veículos saíram da pista e desceram uma ribanceira de aproximadamente 15 metros. A Hilux capotou várias vezes. Renato foi arremessado para fora do veículo. Bianca ficou presa às ferragens.

O Corpo de Bombeiros, o SAMU e a Polícia Militar atenderam a ocorrência. Bianca foi retirada das ferragens pelos bombeiros, mas não resistiu. O motorista do caminhão, identificado como Marcelo, e o ajudante, Ademar Vieira, não tiveram ferimentos. Ambos são funcionários da empresa Fornecedora Pavimentos e conseguiram subir a ribanceira com ajuda de populares.

A Perícia Forense e o rabecão do IML foram acionados. Após os trabalhos no local, os corpos foram recolhidos e encaminhados para necropsia. A PRF vai apurar as causas do acidente.

O corpo de Renato será velado na residência da família no Sítio Unha de Gato, em Lavras da Mangabeira. O velório de Bianca ocorre na casa de familiares na Rua Antônio Alves Calixto, nº 46, no Bairro Alto da Cruz, em Aurora, cidade natal da vítima.

Pagamento do PAA beneficia agricultoras e fortalece economia de Potengi

maio 19, 2026 0

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Potengi realizou o pagamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Associação AMPI. Ao todo, foram destinados R$ 24.332,11 às agricultoras fornecedoras do município, como forma de incentivo à produção local e fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma importante política pública voltada ao apoio de pequenos produtores, garantindo a comercialização de seus produtos e promovendo segurança alimentar. Em Potengi, a iniciativa beneficia diretamente agricultoras que desempenham papel fundamental no abastecimento e na economia local, contribuindo para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo.

Além do impacto econômico, a ação também reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização do trabalho rural e o fortalecimento das cadeias produtivas locais. A parceria com a CONAB e a Associação AMPI tem sido essencial para ampliar o alcance das políticas públicas e assegurar que os recursos cheguem de forma efetiva às produtoras.

Programa Sinalize segue avançando em Antonina do Norte!

maio 19, 2026 0

Desta vez, os serviços de pavimentação asfáltica estão sendo realizados na Rua Titina Ana de Jesus, no bairro Planalto, trazendo mais mobilidade, segurança e melhoria para o tráfego da população. 

Confira no vídeo um pouco do andamento dos trabalhos.


Links 
https://www.instagram.com/reel/DYhPaw_ucNa/?igsh=emRsY3U2cDl2dzZu

SANTANA DO CARIRI - 3ª Blitz Educativa do Maio LaranjaPorque proteger a infância é dever de todos nós!

maio 19, 2026 0

     

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e do Projeto Infância Preservada, realizou a 3ª Blitz Educativa do Maio Laranja, neste último dia 18 de maio na sede do município.

O momento tem o objetivo de juntos fortalecermos a luta pela proteção das nossas crianças e adolescentes, promovendo conscientização, mobilização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.

Agradecemos a todos que participaram dessa causa e ajudaram a espalhar informação, proteção e cuidado. Porque proteger a infância é dever de todos nós!