TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


terça-feira, 19 de maio de 2026

Meio Ambiente e Governo do Estado promovem Curso em Educação Ambiental

maio 19, 2026 0



Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio


     

O Governo de Altaneira, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, realiza, nos dias 19, 20 e 21 de maio, o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores, estudantes, Agentes Jovens Ambientais (AJAs), técnicos, representantes de associações, sindicatos e conselheiros para atuarem como agentes de práticas sustentáveis no município.

As atividades acontecerão no auditório do CRAS Sustentabilidade e Cidadania, sempre a partir das 8h.

Nesta primeira etapa, o curso abordará temas como educação ambiental, saneamento ambiental, noções de legislação e elaboração de planos de ação, fortalecendo a atuação dos participantes na promoção de políticas ambientais e na mobilização comunitária.

Terça, 19/05

08:00 - Credenciamento

08:30 - Proposta do Curso / Metodologia

09:10 - Dinâmica de Apresentação

09:40 - Educação Ambiental

12:00 - Dinâmica

12:30 - SIEMA - Sistema Estadual de Meio Ambiente

Quarta, 20/05

08:00 - Dinâmica

08:30 - Saneamento Ambiental (Recursos Hídricos)

10:00 - Saneamento Ambiental (Resíduos Sólidos)

12:00 - Mudanças Climáticas

13:00 - A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública

Quinta, 21/05

08:00 - Noções de Legislação e Licenciamento Ambiental

09:00 - Formação dos Grupos e iniciação dos planos de Ação

09:30 - Proposta e Confecção do Projeto de Ação

12:00 - Socialização dos Planos de Ação

14:00 - Encerramento do I Módulo do Curso

Mauriti recebe consultório móvel do programa Brasil Sorridente

maio 19, 2026 0

Já se encontra em Mauriti a unidade móvel do Programa Brasil Sorridente, destinada pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. A ação reforça o atendimento gratuito em saúde bucal à população.

A política visa combater a dificuldade de acesso a serviços de saúde bucal, ofertando ações de promoção e reabilitação evitando, assim, o diagnóstico tardio e oferecendo mais cuidado em saúde adequadamente.

A Secretária Municipal de Saúde Evania Furtado, destacou a importância do equipamento recebido, contribuindo para a ampliação no atendimento a saúde bucal da população.

“Com mais essa conquista, vamos poder ampliar o acesso à saúde bucal, reduzindo as desigualdades no atendimento odontológico e assim, melhorar a qualidade de vida da nossa população, inclusive, promovendo desde ações preventivas até tratamentos especializados”, comemorou.

O programa oferece tratamentos que evitam a progressão de doenças bucais, reduzindo o número de problemas graves, hospitalizações decorrentes de infecções dentárias e gengivais. Além disso, promove a conscientização sobre higiene bucal, o que resulta em melhores práticas preventivas.

#jornalismo #saúdebucal #brasilsorridente #mauriti

Deputado Pedro Lobo durante agenda do final de semana reforça compromisso com comunidades e valorização das famílias

maio 19, 2026 0

Foto/legenda: na Vila Alta, deputado Pedro Lobo participou com amigos e lideranças, de organizada comemoração às mamães da comunidade 

 _Foi uma agenda com homenagens às mães, reuniões e café da manhã com lideranças, participação em seminário, reinauguração de sede e conquista de recursos para associação_

Com disposição para trabalhar  pelo povo do Cariri e do Ceará,  o deputado Pedro Lobo viveu uma agenda de compromissos,  no último final de semana, com diversos momentos de homenagens, celebração de conquistas, diálogo e articulação política. 

 *Sabadão produtivo de experiências, homenagens e comunicação* 

No sábado (16/06), o deputado Pedro Lobo iniciou a agenda com um café da manhã em homenagem ao Dia das Mães no bairro Mutirão, em Crato. O momento foi marcado por confraternização, celebração e reconhecimento à importância das mães na construção da sociedade.

Ainda pela manhã, participou como palestrante do Seminário de ATER e Formação Profissional, contribuindo com debates sobre assistência técnica, qualificação e oportunidades no campo.

Ao meio-dia, Pedro Lobo participou do Programa Meu Cariri, da FM 102,1, de Crato 

Durante a tarde, esteve presente na comemoração do Dia das Mães promovida pela associação do bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, reforçando o compromisso com ações comunitárias e o reconhecimento da força e dedicação das mães.

 *O domingo também foi de trabalho, diálogo e conquistas* 

No domingo (17/05), a agenda teve início com um café da manhã ao lado de lideranças do bairro Seminário, também em Crato. 

Em seguida, participou da comemoração do Dia das Mães no bairro Vila Alta, dando continuidade às homenagens e ao diálogo com a população local.

 *Vila Feitosa em festa* 

Pedro Lobo concluiu sua agenda na Vila Feitosa, no município de Caririaçu, que viveu um domingo especial. 

Além da festa homenageando as mães da comunidade, a associação comemorou os recursos que foi contemplada,  no valor aproximadamente de 500.000,00, oriundos do Projeto São José do governo do estado, para fortalecimento da apicultura

Pedro afirmou que a extensa agenda do final de semana demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar das comunidades urbanas e rurais e com a valorização das famílias, na construção da paz, na garantia do trabalho e da vida com qualidade.

Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento e transparência nas obras públicas em Mauriti

maio 19, 2026 0

A Prefeitura Municipal de Mauriti divulgou nota nessa terça-feira (19), em que reforça que obras públicas são planejadas com responsabilidade, estudos técnicos e compromisso com o interesse coletivo da população.

De acordo com a administração municipal, toda grande obra passa por análises de viabilidade e planejamento antes da execução, visando garantir benefícios reais para a população e o desenvolvimento do município.

A gestão também rebateu informações sobre a suposta retirada de 4 quilômetros de pavimentação asfáltica que, segundo narrativas divulgadas, teriam impactado futuros empreendimentos privados e a geração de empregos.

A Prefeitura afirma que essa informação “não procede” e destacou que decisões relacionadas a obras seguem critérios técnicos, administrativos e de interesse público.

Ainda conforme a nota, o município mantém o compromisso com o crescimento econômico e a geração de oportunidades.

Como exemplo, foi citada a implantação do complexo de energia solar em Mauriti, empreendimento que teria gerado cerca de 2 mil contratações diretas e indiretas, além de fortalecer a economia local.

A administração municipal também destacou que diversas obras em andamento têm priorizado a contratação de mão de obra local, contribuindo para o fortalecimento da economia e valorização dos trabalhadores mauritienses.

Ao final, a gestão reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com foco no progresso do município, na transparência e na melhoria da qualidade de vida da população.

#jornalismo #infraestrutura #obraspublicas #mauriti

MP do Ceará promove palestra em Juazeiro do Norte para sensibilizar população sobre leis de trânsito

maio 19, 2026 0




O Ministério Público do Ceará realizará no dia 29 de maio, das 8h30 às 11h30, a palestra “Trânsito sem Violência: Educação, Legalidade e Tolerância Zero”. A ação ocorrerá no 1º Núcleo Regional da Escola Superior do MP (ESMP) em Juazeiro do Norte, e é voltada para membros, assessores jurídicos, servidores e estagiários do MP do Ceará, além de acadêmicos, profissionais, público em geral e alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município, participantes do Projeto “Promotores do Saber”. Interessados devem se inscrever na plataforma de cursos da ESMP/Ceaf.

Com o objetivo de promover a formação cidadã, o evento busca disseminar conhecimentos sobre trânsito e direção defensiva, além de estimular a conscientização social para a preservação da vida. A iniciativa visa reforçar a reflexão sobre comportamentos no trânsito e contribuir para o enfrentamento da desinformação, especialmente no ambiente das redes sociais, em que conteúdos distorcidos podem estimular práticas perigosas e ilícitas.

A palestra será ministrada pelo agente de trânsito, geógrafo e pós-graduado em Engenharia de Tráfego pela Faculdade Unyleya, João Bosco de Sousa, e pelo agente de trânsito, graduado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança e Educação de Trânsito pelo Centro Universitário Paraíso, Ulisses Araújo de Morais.

A ação é uma iniciativa do 1º Núcleo Regional da ESMP e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da ESMP.

SERVIÇO
Palestra “Trânsito sem Violência: Educação, Legalidade e Tolerância Zero”
Data: 29 de maio (sexta-feira)
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Auditório do 1º Núcleo Regional da ESMP em Juazeiro do Norte (Rua Oliveira Alves Fontes, 145, Lagoa Seca – Juazeiro do Norte)
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Aberto ao público
Compartilhar:

Lula abre 7 pontos sobre Flávio após áudio de Vorcaro, mostra pesquisa

maio 19, 2026 0




O presidente Lula (PT) se descolou e abriu vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026, de acodo com pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (19). O levantamento do instituto é o primeiro realizado após a divulgação na semana passada de áudios e mensagens trocados entre Flávio e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

No cenário de segundo turno entre os dois, Lula aparece com 48,9% das intenções de voto, contra 41,8% de Flávio. Brancos, nulos e indecisos somam 9,3%. Em abril, os dois estavam tecnicamente empatados: Flávio tinha 47,8%, enquanto Lula aparecia com 47,5% na rodada.

A nova rodada indica mudança expressiva no quadro. Lula oscilou positivamente 1,1 ponto percentual em relação ao patamar de abril, enquanto Flávio caiu 6 pontos. Com isso, a distância entre os dois passou de empate para 7,1 pontos percentuais.

Flávio também recua no primeiro turno

A queda de Flávio Bolsonaro também aparece no cenário de primeiro turno em que ele enfrenta Lula. O presidente lidera com 47%, contra 34,3% do senador. Na pesquisa anterior, Lula tinha 46,6%, e Flávio, 39,7%.

Na comparação entre as duas rodadas, Lula oscilou 0,4 ponto para cima, enquanto Flávio recuou 5,4 pontos. A vantagem do petista, que era de 6,9 pontos percentuais, subiu para 12,7 pontos.

Nesse cenário, aparecem ainda Renan Santos (Missão), com 6,9%; Romeu Zema (Novo), com 5,2%; Ronaldo Caiado (PSD), com 2,7%; Augusto Cury (Avante), com 0,4%; e Aldo Rebelo (DC), com 0,2%. Brancos e nulos somam 1,4%, e 1,9% dos entrevistados dizem não saber em quem votar.

Lula lidera demais simulações de segundo turno

A pesquisa Atlas/Bloomberg também mostra Lula à frente em todos os cenários de segundo turno testados. Contra Jair Bolsonaro, hoje preso e inelegível, o presidente aparece com 48,5%, ante 43,4% do ex-presidente. Contra Romeu Zema, Lula marca 47,8%, contra 37,6%. Em uma disputa com Ronaldo Caiado, venceria por 47,5% a 38,5%.

A maior vantagem aparece no confronto com Renan Santos: 47,8% para Lula, contra 28,4% para o adversário.

Lula é visto como mais confiável para administrar

A vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro não se limita aos cenários eleitorais. No confronto direto sobre quem é mais confiável para administrar áreas do governo, o presidente supera o senador em 10 dos 13 temas avaliados pela Atlas/Bloomberg.

Lula tem vantagem em proteção do meio ambiente, saúde, promoção da democracia, educação, política externa, pobreza e desigualdade social, geração de empregos, combate à corrupção, economia e inflação e infraestrutura.

As maiores diferenças aparecem em meio ambiente, área em que Lula tem 50%, contra 39% de Flávio; saúde, com 51% a 41%; e promoção da democracia, com 49% a 40%.

Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente em apenas duas áreas: criminalidade e tráfico de drogas, por 47% a 46%, e impostos/carga tributária, por 46% a 45%. Em equilíbrio fiscal e controle de gastos, há empate: 45% a 45%.

Caso Master entrou no centro da disputa

A pesquisa foi realizada depois da divulgação de mensagens e áudios atribuídos a Flávio Bolsonaro em conversas com Daniel Vorcaro. Reportagens publicadas nos últimos dias revelaram que o senador pediu recursos ao banqueiro para financiar o filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro. Flávio nega irregularidades e diz que a iniciativa envolvia recursos privados.

A Atlas/Bloomberg ouviu 5.032 pessoas entre 13 e 18 de maio de 2026. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06939/2026.

 
(Congresso em Foco)

Raimundão receberá com Medalha 13 de Maio, na Alece; governador Elmano e senador Camilo também estão entre os homenageados.

maio 19, 2026 0



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima sexta-feira (22), às 19h, sessão solene para a entrega da Medalha 13 de Maio, principal honraria concedida pelo Parlamento cearense. A solenidade acontecerá no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Casa. A comenda reconhece cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à sociedade cearense, contribuindo para o desenvolvimento do Estado em diferentes áreas de atuação.

Nesta edição, um dos homenageados é o o médico e ex-prefeito de Juazeiro do Norte Raimundo Macêdo. Além de Raimundão, receberão homenagem o desembargador Abelardo Benevides Moraes, o senador Camilo Santana, o governador do Ceará Elmano de Freitas, o engenheiro e ex-deputado estadual Eudoro Santana, o empresário do setor hoteleiro Manoel Linhares e a jornalista e escritora Socorro Acioli.

Os agraciados possuem trajetórias marcadas pela atuação em áreas como educação, gestão pública, desenvolvimento econômico, saúde, planejamento, cultura e fortalecimento do turismo, deixando contribuições relevantes para o Ceará e para o País.

Confira o perfil dos homenageados:

Raimundo Antônio de Macêdo - “Raimundão”

Conhecido como Raimundão, o médico obstetra e cirurgião nasceu em Aurora (CE) e construiu sua trajetória em Juazeiro do Norte. Reconhecido pelo atendimento humanizado, iniciou sua vida pública em 1988, como vice-prefeito, exercendo posteriormente mandatos como deputado estadual, deputado federal e prefeito de Juazeiro do Norte por duas vezes.

Suas gestões foram marcadas por investimentos em infraestrutura e saúde, incluindo a implementação de UPAs, Samu e programas de assistência social. Sua atuação parlamentar e executiva é focada no desenvolvimento regional do sul do Estado.

Antônio Abelardo Benevides Moraes

Natural de Mombaça (CE), é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua carreira como promotor público e ingressou na magistratura em 1984. Ao longo de sua trajetória no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ocupou cargos de destaque como vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e corregedor auxiliar. Tornou-se desembargador em 2006 e assumiu a presidência da corte entre 2023 e 2025.

Sua gestão à frente do Judiciário cearense foi marcada por avanços significativos, como o aumento histórico na produtividade de julgamentos e a criação de juizados especializados no combate à violência contra a mulher. Também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) entre 2015 e 2017.

Camilo Sobreira Santana


Engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC, Camilo Santana iniciou sua trajetória no serviço público como servidor federal do Ibama. No Governo do Estado do Ceará, foi Secretário do Desenvolvimento Agrário e Secretário das Cidades, antes de ser eleito deputado estadual.

Exerceu o cargo de Governador do Ceará por dois mandatos e, em 2022, foi eleito Senador da República. Entre 2023 e abril de 2026, chefiou o Ministério da Educação (MEC), onde liderou programas estratégicos como o Pé-de-Meia e coordenou a implantação da sede do ITA no Ceará. Sua gestão priorizou a expansão do ensino em tempo integral e a interiorização da Rede Federal antes de reassumir seu mandato no Senado Federal.

Elmano de Freitas


Natural de Baturité (CE) e graduado em Direito pela UFC, possui histórico de atuação na advocacia popular e junto a organizações da sociedade civil. Foi coordenador da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap) e atuou na defesa jurídica de movimentos sociais em tribunais superiores e órgãos de controle.

Na Alece, exerceu dois mandatos consecutivos como deputado estadual. Atualmente, ocupa o cargo de Governador do Estado do Ceará, função para a qual foi eleito em primeiro turno em 2022. Sua gestão é pautada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento de políticas públicas essenciais, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento social e a valorização da cidadania em todo o território cearense.

Eudoro Walter de Santana


Engenheiro civil formado pela UFC e especialista em Equipamentos de Petróleo, possui trajetória marcada pela atuação no planejamento público. Durante sua carreira, ocupou cargos de gestão técnica e política, incluindo a direção regional do Incra e a Secretaria Estadual de Agricultura.

No Poder Legislativo, cumpriu quatro mandatos como deputado estadual. Sua experiência em planejamento estratégico inclui a direção-geral do Dnocs e a superintendência do Iplanfor, onde coordenou o desenvolvimento de planos de diretrizes para o Estado e para a capital cearense. Recebeu importantes homenagens, entre elas a Medalha da Abolição e o título de Doutor Honoris Causa pela UFC. Atualmente, é assessor institucional da Prefeitura de Fortaleza e presidente estadual do PSB no Ceará.

Manoel Cardoso Linhares

Engenheiro civil, empresário e empreendedor cearense, com atuação nos setores da construção civil, mercado imobiliário, combustíveis e hotelaria. Há mais de 30 anos ligado ao setor hoteleiro, preside o SindiHoteis Ceará e foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) por quatro mandatos consecutivos, entre 2018 e 2025.

Membro do Conselho Nacional do Turismo, Manoel Linhares recebeu diversas homenagens e títulos em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país. À frente da ABIH Nacional, destacou-se pela defesa da competitividade do setor hoteleiro, atuando pela melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento do turismo brasileiro no mercado nacional e internacional..

Socorro Edite Oliveira Acioli de Alencar


Escritora, jornalista e palestrante, nasceu em Fortaleza em 1975. Autora de 24 livros, incluindo romances, crônicas e literatura infantojuvenil, Socorro Acioli é um dos nomes de maior prestígio da literatura brasileira contemporânea. Mestre e doutora em Literatura, venceu o Prêmio Jabuti em 2013.

É autora de obras de projeção internacional, como o romance “A Cabeça do Santo”, traduzido para diversos idiomas e tema do carnaval carioca da escola de samba Unidos da Tijuca em 2027. Em 2026, atingiu a marca histórica de 500 mil livros vendidos, consolidando sua influência na formação de novos leitores e na projeção da cultura cearense.

SERVIÇO
Sessão Solene Medalha 13 de Maio
Data: 22 de maio, sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Auditório João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Alece (Rua Barbosa de Freitas, 2674, Bairro Dionísio Torres)