TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


terça-feira, 19 de maio de 2026

Governador Elmano anuncia pagamento da 5ª parcela dos precatórios do Fundef a professores sem vínculo

maio 19, 2026 0




Mais de 11 mil professores, com atuação entre 1998 e 2006, serão contemplados

O Governo do Ceará realiza, nesta terça-feira (20), o pagamento dos precatórios do Fundef para cerca de 11 mil beneficiários que não possuem vínculo ativo na folha de pagamento do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, por meio de postagem nas redes sociais.

No total, serão destinados mais de R$ 20 milhões. “Esse é o reconhecimento ao trabalho de quem tem transformado a educação cearense em referência para todo o Brasil”, celebrou Elmano de Freitas, destacando a parceria com o sindicato Apeoc para conquista.

A medida dá continuidade ao calendário de pagamentos dos precatórios da educação no Ceará. No último dia 17 de abril, foi efetuado o pagamento da quinta parcela para mais de 22 mil professores da rede estadual com vínculo ativo em folha, entre efetivos e temporários que atuaram entre 1998 e 2006. Nesta etapa, o valor pago ultrapassou R$ 162 milhões.

Somando os dois grupos, o total de beneficiários contemplados pelo pagamento dos precatórios chega a 33 mil profissionais da educação cearense. “Valorizar nossos educadores é investir no futuro do nosso povo”, finalizou o governador Elmano de Freitas.


Rotina de catadores no Crato vira tema de documentário produzido por alunos de escola pública

maio 19, 2026 0




No bairro Gisélia Pinheiro, popularmente conhecido como Batateiras, no Crato, a conscientização ambiental deixou de ser apenas uma pauta de sala de aula para se tornar uma ferramenta de transformação socioeconômica. Os estudantes Camily Stefany Alves, Ana Sarah Barbosa, Ítalo Tauan Ribeiro, Sabrina Silva e Thiago Gabriel Dutra, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Juvêncio Barreto, lideram um projeto voltado para educação ambiental, desde 2025, e que foi ampliado esse ano. A ação recebeu apoio do programa de voluntariado da Regenera Cariri, em parceria com a agência de marketing i360, para produção de um documentário sobre a rotina de catadores e catadoras de materiais recicláveis do bairro.

A iniciativa nasceu da inquietação dos jovens ao observarem o descarte irregular de lixo e a invisibilidade social dos catadores. O que começou com pesquisas de campo, se transformou em uma gincana escolar que escalou para a arrecadação de mais de duas toneladas de materiais recicláveis. O valor gerado pela venda desses resíduos foi revertido para as turmas e para o fortalecimento da rede de coleta local, criando um ciclo de economia circular dentro da escola. O projeto teve um impacto tão significativo, que serviu de modelo e inspirou outras iniciativas educacionais na cidade do Crato.

Orientados pela professora Géstica Pinheiro, os alunos conseguiram mudar hábitos domésticos da comunidade. “As ações provocaram uma reflexão crítica. A separação dos resíduos em casa tornou-se um hábito para boa parte dos alunos, provando que a educação é o ponto de partida para mudanças reais”, afirma a educadora.

Suporte técnico

O objetivo do apoio oferecido pela Regenera Cariri e i360 é qualificar o projeto escolar para a inscrição em editais estaduais de fomento à pesquisa científica. Para isso, foram realizadas oficinas práticas que abordaram tanto a gestão de resíduos sólidos quanto a produção audiovisual. Agora, após a capacitação, esses jovens irão criar um documentário focado na realidade e invisibilidade social dos catadores do bairro.

O novo projeto, reformulado com o suporte do voluntariado e intitulado “Escola para a Cidadania: um processo democrático na valorização dos catadores”, dá continuidade à iniciativa que já havia conquistado o 1º lugar na categoria de Ciências Humanas na etapa regional do Ceará Científico (CREDE 18) em 2025. “Entendemos a importância do trabalho dos catadores e queremos fortalecer o envolvimento de toda a comunidade nesse processo”, ressalta a estudante Ana Sarah.

Para Ingrid Botelho, gerente da Regenera Cariri, a empresa entra para dar suporte a uma transformação já em curso. “Nosso papel é impulsionar um protagonismo que já existe. Esses jovens já fazem um trabalho que mudou a visão da comunidade sobre reciclagem e a Regenera entra para fortalecer esse projeto, oferecendo conhecimento técnico para que eles repliquem na escola, em casa e na comunidade sobre o descarte correto de resíduos”, destaca.

Além do forte foco ambiental, que está diretamente alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) da ONU, o apoio oferecido, principalmente pela agência i360, mira no futuro profissional dos adolescentes.

Jayan Duarte, CEO da agência, enxerga no projeto uma ponte inclusiva para o mercado de trabalho. “Hoje, o digital mostra que você, com um celular, conhecimento e vontade de aprender, consegue executar serviços e se tornar um profissional. Nossa intenção é mostrar que é possível sair da escola e fazer uma transição tranquila para o mercado de trabalho, provando que esses jovens podem ser o que quiserem, independente da condição social ou de virem de uma escola pública”, afirma o CEO.

Sobre a Regenera Cariri

A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos. A gestão correta dos resíduos contribui para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.

Festa das Mães reúne emoção, homenagens e sorteio de brindes em noite especial no município Tarrafas

maio 19, 2026 0

A Prefeitura realizou, na noite deste fim de semana, uma grande celebração em homenagem ao Dia das Mães, reunindo centenas de famílias em um momento marcado por emoção, confraternização e reconhecimento às mães do município.

Com o tema “Mãe: o amor que move nossa cidade”, a programação contou com apresentações especiais, música ao vivo, homenagens, entrega de lanches e sorteio de diversos brindes para as mães presentes.

Durante o evento, foram sorteados presentes como Air Fryer, penteadeira, televisões, geladeira e outros brindes, proporcionando momentos de alegria e emoção para as famílias que participaram da festa.

A celebração também contou com a presença do deputado federal Yury do Paredão, que participou da programação ao lado da população e acompanhou os momentos de homenagem dedicados às mães.

Ao longo da noite, famílias participaram das atividades em um ambiente de acolhimento, união e valorização da figura materna. O evento teve como objetivo reconhecer a importância das mães na construção das famílias e no fortalecimento da comunidade.

Além das homenagens, a festa foi marcada pela participação popular, pela integração entre as famílias e pela emoção presente em cada momento da programação.

A Festa das Mães encerrou a noite com um clima de gratidão e celebração, reforçando a mensagem central do evento: “Mãe: o amor que move nossa cidade.” 🌷

Salitre Celebra Ancestralidade e Fé na 16ª Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos

maio 19, 2026 0


A administração "O Povo é Quem Faz", através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo e todas as comunidades Quilombolas, realizaram a 16ª Edição da Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos. O evento consolida-se como um dos principais instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do município, promovendo a integração das comunidades remanescentes de quilombos e a preservação de suas matrizes históricas.

A programação oficial teve início com a Missa em Ação de Graças, celebrada na localidade de Lagoa dos Crioulos. O momento de profunda devoção e espiritualidade congregou moradores de diversas localidades Quilombolas salitrenses, incluindo: Lagoa dos Crioulos, Serra dos Chagas, Serra dos Leontinos, Serra dos Colodinos, Serra dos Jacintos, Serrinha, Serra dos Bentos, Arapuca, Quincas e Baixa Funda.

Após a celebração religiosa, os fiéis seguiram em uma tradicional caminhada conduzindo a imagem da santa até a quadra da Lagoa dos Crioulos, onde ocorreu a abertura oficial do evento e um momento de confraternização comunitária.

O ponto alto das atividades institucionais foi marcado pelas manifestações artísticas que evidenciam a resistência e a memória do povo quilombola salitrense. Apresentaram-se os grupos técnico-culturais Filhos de Dandara, Herdeiros da Liberdade e Força e Resistência, cujas performances estéticas e coreográficas resgatam a ancestralidade local.

Também participaram desse momento cultural grupos do CEI Luís Rodrigues da Fonseca, da Escola João Rodrigues da Fonseca e do CRAS Zilda Arns Neumann, reforçando a importância da valorização da cultura, da inclusão e da preservação das tradições entre as novas gerações.

A presença de todos reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e com a preservação das tradições locais junto às novas gerações, garantindo que o orgulho das nossas raízes continue vivo no coração dos jovens salitrenses.

Para a administração "O Povo é Quem Faz", apoiar e realizar eventos como a Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos é mais do que manter um calendário festivo, é um ato de respeito e valorização da história e da resistência do Povo Quilombola.

sábado, 16 de maio de 2026

População organiza carreata para a chegada de Elmano e Camilo em Baturité para anúncio de obras nas rodovias CE-060 e CE-356

maio 16, 2026 0

A população de Baturité realizou uma carreata neste sábado (16) para recepcionar o governador Elmano de Freitas durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação das rodovias CE-060 e CE-356, no trecho entre Baturité e Redenção.

O projeto prevê investimento de R$ 175 milhões para ampliar a capacidade de tráfego e modernizar a infraestrutura viária em um dos principais corredores da região, fortalecendo a mobilidade e o desenvolvimento econômico do Maciço de Baturité

MAURITI - COMUNICADO IMPORTANTE: Recadastramento de Vendedores e Feirantes

maio 16, 2026 0

Atenção, pessoal! A Prefeitura de Mauriti convoca todos os vendedores ambulantes e feirantes para o recadastramento obrigatório. É fundamental para regularizar o uso dos espaços públicos.

📍Onde: Prédio do DEMUTRAN (Rua Major José Francisco, Centro).
🗓 Quando: De 18 a 22 de maio de 2026.
⏰ Horário: 07h às 12h | 13h às 18h.

📋 O que levar (Documentos):
• RG
• CPF
• Comprovante de residência

Não esqueça de se organizar para comparecer dentro do prazo! Vamos juntos manter nossa cidade organizada. 🤝✨

#Mauriti #Comunicado #Feirantes #VendedoresAmbulantes #GestãoMunicipal #Organização

Material de propaganda de Ciro e Flávio Bolsonaro vendido lado a lado confirma expectativa de que estarão juntos no mesmo palanque

maio 16, 2026 0


Movimentação intensa no Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, no Conjunto Ceará, onde acontece na manhã deste sábado (16) o evento de confirmação da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Estado.

Logo na entrada, ambulantes comercializam materiais de divulgação de Ciro ao lado do pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL).

Com a oficialização do apoio do PL a Ciro, confirmada ontem pelo presidente estadual da sigla, o deputado André Fernandes, a expectativa é de que o palanque de Flávio Bolsonaro no Ceará seja o de Ciro Gomes.
 
POR ANC