TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 14 de maio de 2026

Câmara dos Deputados aprova projeto de Lei que cria rota turística religiosa

maio 14, 2026 0

Nesta última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria Rota Turística Religiosa do Cariri entre as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Santana do Cariri. O projeto é de autoria do vereador Yuri do Paredão.

Os principais pontos turísticos que deverão compor a rota, segundo a proposta, serão Nossa Senhora de Fátima (Crato), as estátuas de Padre Cícero (Juazeiro do Norte, Santo Antônio (Barbalha) e Menina Benigna (Santana do Cariri).

A rota poderá fazer parte do Plano Nacional de Turismo e outras iniciativas federais com foco no desenvolvimento do turismo religioso e cultural.

A proposta também permite criar comitê de acompanhamento da rota com representantes dos entes federativos, representantes da sociedade civil, do setor turístico e de comunidades religiosas locais.

O texto segue para a aprovação do Senado.

#turismobrasil #Cariri
 
POR VALE FM

Presidente da Câmara de Santana do Cariri Chapa quente, teve mais um requerimento aprovado

maio 14, 2026 0

O presidente da Câmara, Chapa Quente, teve aprovado requerimento solicitando iluminação na trilha que dá acesso ao local do martírio da Menina Benigna, no bairro Inhumas.

A iniciativa busca oferecer mais segurança e melhor estrutura para moradores, visitantes e fiéis que frequentam diariamente o espaço religioso.

CRATO - NOTA DE PESAR

maio 14, 2026 0

Prefeito Eronildes Santos destaca avanço da Central de Resíduos Sólidos e reforça compromisso ambiental no Cariri

maio 14, 2026 0

O prefeito de Tarrafas, Eronildes Santos, acompanhou nesta semana a fase final das obras da Central de Resíduos Sólidos, considerada um dos projetos ambientais mais importantes para a região. A visita foi realizada ao lado do prefeito de Antonina do Norte e presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos, Antônio Filho.

Durante a agenda, os gestores destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas ambientais e para a melhoria das condições de trabalho das pessoas que atuam diariamente na coleta e manejo de resíduos sólidos.

Segundo Eronildes Santos, a Central representa a concretização de um projeto muito aguardado pelos municípios consorciados e deverá trazer impactos positivos tanto na preservação ambiental quanto na qualidade de vida da população.

A obra chega como um avanço importante no enfrentamento de problemas relacionados ao descarte inadequado do lixo, promovendo mais organização, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Além disso, o equipamento deve garantir mais dignidade, estrutura e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no setor.

O prefeito ressaltou ainda que a união entre os municípios tem sido fundamental para tornar o projeto realidade, fortalecendo ações regionais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à proteção ambiental no interior do Ceará.

A expectativa é que a Central de Resíduos Sólidos contribua diretamente para a redução de impactos ambientais, eliminação de lixões e implantação de práticas modernas de gerenciamento de resíduos, beneficiando milhares de moradores da região.

A iniciativa reforça o compromisso das gestões municipais com políticas públicas voltadas à sustentabilidade, saúde pública e preservação dos recursos naturais, consolidando um novo momento para a política ambiental no Cariri cearense.

Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI

Prefeitura de Santana do Cariri inaugura praça Maria Elaila Paiva, praça dos Dinossauros

maio 14, 2026 0


A Prefeitura de Santana do Cariri realizou a inauguração da Praça Maria Elaila Paiva, a Praça dos Dinossauros, mais um importante espaço de convivência, lazer e valorização da identidade cultural do município.

Com temática voltada à paleontologia, símbolo que projeta Santana do Cariri para todo o Brasil e o mundo, a nova praça fortalece o turismo, embeleza a cidade e cria mais um ponto de encontro para as famílias santanenses e visitantes.
Durante a inauguração, o prefeito Dr. Samuel Cidade Werton destacou a importância do novo equipamento para o fortalecimento da cidade. “Estamos entregando muito mais do que uma praça. Estamos valorizando nossa história, nossa cultura e fortalecendo Santana do Cariri como referência no turismo e na paleontologia”, afirmou.
 
O espaço foi pensado para unir cultura, turismo e lazer, reforçando as raízes do município e destacando Santana do Cariri como terra da fé, da ciência e das riquezas naturais do Cariri.
 
A gestão municipal segue investindo em obras e equipamentos que melhoram a qualidade de vida da população e fortalecem o desenvolvimento turístico e cultural da cidade.

Na Secretaria de Relações Institucionais, em Brasília, Deputado Pedro Lobo participa de reunião com foco no desenvolvimento do Ceará

maio 14, 2026 0

Foto:/ legenda: deputado Pedro Lobo e Hilário Marques - secretário de Relações Institucionais da SRI


_Reunião no Palácio do Planalto reforça articulação por projetos estratégicos para o Cariri_

Nesta quarta-feira, 13 de maio, o deputado Pedro Lobo esteve em Brasília cumprindo agenda institucional voltada ao fortalecimento de ações e investimentos para o Ceará. 

Um dos principais compromissos do dia foi a reunião no Palácio do Planalto com o secretário de Relações Institucionais da SRI, o cearense Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá.

O encontro representou uma importante oportunidade de diálogo sobre projetos fundamentais para o desenvolvimento do Cariri e de todo o estado. Durante a reunião, foram discutidas iniciativas que visam ampliar oportunidades, fortalecer parcerias e garantir avanços concretos para a população.

Compromisso com a boa política e com a democracia

A agenda reforça o compromisso de Pedro Lobo  com a articulação política, o diálogo institucional e a construção de caminhos que promovam mais progresso e qualidade de vida para o povo cearense. A expectativa é de que boas novidades estejam a caminho.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Potengi ultrapassa 70 kits de natalidade entregues a gestantes do município

maio 13, 2026 0

A Prefeitura de Potengi, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue ampliando as ações voltadas ao cuidado com as famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Como parte dessa política, já foram entregues mais de 70 kits de natalidade a gestantes acompanhadas pela rede de assistência.

A iniciativa tem como objetivo garantir melhores condições para os primeiros cuidados com o recém-nascido, oferecendo às futuras mães um conjunto de itens essenciais. Entre os produtos disponibilizados estão banheira, bolsa maternal, fraldas descartáveis, peças de vestuário e itens de higiene, contribuindo diretamente para o bem-estar do bebê e da família.

O benefício permanece disponível e, atualmente, não há fila de espera. Para ter acesso ao kit, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único, em situação de vulnerabilidade social e com acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A solicitação deve ser realizada junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com o secretário de Assistência Social, Eric Rocha, a ação reforça o compromisso da gestão municipal em garantir mais dignidade e apoio às famílias potengienses, especialmente nos primeiros momentos de vida das crianças.