TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 8 de maio de 2026

Moradores fecham BR-020 em Campos Belos em Caridade (CE) e exigem mais segurança após série de acidentes

maio 08, 2026 0

Moradores do distrito de Campos Belos, em Caridade, interditaram um trecho da BR-020 na manhã desta sexta-feira, 8 de maio. O protesto cobra do Governo Federal melhorias urgentes na sinalização e na segurança da rodovia.

A manifestação começou nas primeiras horas do dia e bloqueou parcialmente a via. Segundo os participantes, o ato foi motivado por uma sequência de acidentes no trecho, incluindo colisões com vítimas fatais registradas nas últimas semanas.

Entre as reivindicações estão a instalação de redutores de velocidade, reforço na sinalização vertical e horizontal e aumento da fiscalização. "A gente não aguenta mais ver acidentes e mortes aqui. Passa carreta, moto, ônibus escolar. É um risco todo dia", disse um dos manifestantes.

Com a interdição, o tráfego ficou lento nos dois sentidos da BR-020. Longas filas se formaram, principalmente no sentido Canindé–Fortaleza. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local para organizar o fluxo e evitar confrontos.

A PRF confirmou que acompanha o protesto e orienta os motoristas a redobrarem a atenção. Até o momento, não houve registro de incidentes durante a manifestação.

Os moradores afirmam que só vão liberar totalmente a pista após compromisso das autoridades. Eles pedem a presença de representantes do DNIT e da PRF para discutir soluções imediatas para o trecho.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ainda não se manifestou sobre as demandas. A BR-020 é uma das principais ligações entre o Sertão Central e a Capital e concentra alto fluxo de veículos pesados.

Agricultor morre atropelado em estrada vicinal na zona rural de Potengi (CE)

maio 08, 2026 0

Um agricultor morreu após ser atropelado no fim da tarde desta quinta-feira, 7 de maio, na zona rural de Potengi, na região do Cariri.

A vítima foi identificada como Antonio Duarte. O acidente aconteceu em uma estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Paiós.

Conforme as primeiras informações, Antonio foi atingido por um veículo e morreu no local. As circunstâncias do atropelamento ainda não foram esclarecidas. Não há detalhes sobre o tipo de veículo envolvido ou se o condutor permaneceu no local.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da Perícia Forense do Estado do Ceará. Os peritos realizaram os levantamentos iniciais e o corpo foi recolhido para o núcleo da Pefoce na região.

A Delegacia Municipal de Potengi ficará responsável pela investigação. A polícia deve ouvir testemunhas e apurar se houve imprudência, excesso de velocidade ou outros fatores que contribuíram para o acidente.

O caso gerou comoção entre moradores da comunidade rural, onde Antonio era conhecido. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre velório e sepultamento

Governo do Ceará convoca mais de 500 aprovados em concurso do sistema socioeducativo; 56 vagas são para Juazeiro

maio 08, 2026 0




O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (7), por meio das redes sociais, a convocação de 502 aprovados no primeiro concurso da história da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), realizado pelo Governo do Ceará. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

"A medida reforça o nosso compromisso com políticas públicas estruturadas e eficazes. Os novos profissionais vão atuar em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, contribuindo diretamente na construção de novos caminhos para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas", afirmou Elmano de Freitas.

Em Fortaleza, serão 382 socioeducadores. Sobral receberá 64 e Juazeiro do Norte 56 novos servidores do sistema socioeducativo. “Esses profissionais irão contribuir na construção de novos caminhos para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, reforçou o governador.

Os convocados deverão comparecer à sede da Seas, no período de 10 dias úteis, a partir do primeiro dia útil após a publicação do edital, para apresentarem a documentação necessária e constante no documento.

O primeiro concurso público da Seas ofertou 1.080 vagas, sendo 964 para socioeducador e 116 para analista socioeducativo. No último mês de abril, 101 aprovados para o cargo de analista tomaram posse no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.

ACI apoia ação no STF contra lei que regula a profissão de multimídia

maio 08, 2026 0



A Associação Cearense de Imprensa (ACI) reforça com entusiasmo a mobilização em torno da ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que regula a profissão de multimídia. A iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) foi anunciada no site da ABI nesta quinta-feira (07/05).

A ação direta de inconstitucionalidade questiona a constitucionalidade da Lei nº 15.325/2026, que regula a profissão de multimídia, por seus impactos na liberdade de expressão, atividade jornalística e organização sindical e por violar dispositivos constitucionais relacionados à liberdade de expressão, imprensa e direito à informação. 

Saiba mais: https://tinyurl.com/bdcdwprh

Governo do Ceará investirá R$ 38 milhões para reduzir preço do diesel e aliviar custo de vida

maio 08, 2026 0




O Governo do Ceará deu um passo importante para proteger o poder de compra do cidadão e garantir o transporte de mercadorias no estado com a aprovação, nesta quinta-feira (07), do projeto de lei que reduz o preço do óleo diesel. A medida, enviada pelo governador Elmano de Freitas e aprovada pela Assembleia Legislativa (Alece), autoriza o Estado a entrar em parceria financeira com o Governo Federal para enfrentar a forte instabilidade dos preços internacionais de combustíveis.

Com a aprovação, o Governo do Ceará fica autorizado a aderir ao Regime Emergencial de Abastecimento, criado pela Medida Provisória nº 1.349 de 2026, para evitar que as crises geopolíticas globais prejudiquem o fornecimento interno e encareçam o custo de vida dos cearenses.

Na prática, o governo estadual vai investir cerca de R$ 38 milhões para baixar o valor do combustível diretamente nas bombas, oferecendo um desconto de R$ 0,60 por litro em benefício do consumidor. O objetivo central do Governo do Ceará é evitar que a alta do diesel provoque um efeito cascata no preço dos alimentos e de outros produtos básicos, garantindo o funcionamento do transporte de cargas e da economia local. Nesse modelo de parceria, o Governo Federal e o Governo do Ceará contribuirão, cada um, com R$ 0,60 por litro de óleo diesel, totalizando uma subvenção de R$ 1,20 por litro.

O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, explica como se dará o processo, e como ocorrerá a fiscalização. “O acompanhamento será feito pelo Governo Federal que chamará as distribuidoras para que elas mantenham o preço, já que o governo brasileiro e os entes estaduais pagarão o subsídio para manter isso na cadeia. Então, desde o início da cadeia, não haverá alteração de preço. Então, não é para haver nenhuma alteração de preço quando chegar na bomba. E isso vai ser fiscalizado pelos órgãos de defesa do consumidor também”, aponta.
Subvenção econômica compartilhada

A Medida Provisória nº 1.349, de 7 de abril de 2026, instituiu o Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis em todo o território nacional. Ela foi criada para oferecer um mecanismo de cooperação entre a União e os Estados, permitindo a concessão de uma subvenção econômica compartilhada que ajuda a equilibrar os custos de importação e a proteger o mercado interno da volatilidade dos preços.

FPM: 1ª parcela de maio paga nesta sexta-feira (8) soma R$ 9,3 bilhões e cresce 8% em relação a 2024

maio 08, 2026 0




Os municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira (8) a primeira parcela de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, a União vai transferir cerca de R$ 9,3 bilhões às prefeituras, valor aproximadamente 8% maior do que o repassado no mesmo período do ano passado, quando o montante ficou em R$ 8,6 bilhões.

Tradicionalmente, os repasses do FPM são realizados nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Neste primeiro decêndio de maio, porém, o pagamento foi antecipado para o primeiro dia útil anterior porque o dia 10 cairá em um domingo.

Apesar das oscilações registradas ao longo dos últimos meses, os repasses FPM ainda apresentam desempenho considerado positivo para as prefeituras brasileiras. A análise é do especialista em orçamento público, Cesar Lima. Segundo ele, o comportamento do fundo demonstra sinais de estabilidade, embora ainda exija acompanhamento nos próximos meses.

“Vem confirmando uma certa estabilidade, na qual nós temos o primeiro e o terceiro decêndio com valores melhores em relação ao exercício passado e o segundo decêndio com valores um pouco mais abaixo do que foi apresentado no ano passado. Contudo, o resultado deste ano ainda se encontra favorável para os municípios. Vamos aguardar no decorrer do tempo e estaremos avaliando o comportamento do FPM diante das novas regras de arrecadação do Tesouro Nacional relativos ao Imposto de Renda”, destaca.
FPM: maiores valores por região

No Nordeste, a Bahia lidera o volume de recursos, com mais de R$ 750 milhões destinados aos municípios do estado. Entre as cidades contempladas estão Vitória da Conquista e Juazeiro, que recebem cerca de R$ 5,5 milhões cada.

Na Região Sul, o maior repasse ficará com o Rio Grande do Sul, cujos municípios vão dividir mais de R$ 591 milhões. Entre os maiores valores estão os destinados a Alvorada e Canoas, com aproximadamente R$ 4,8 milhões para cada município.

No Centro-Oeste, Goiás concentra o maior volume de recursos da região, somando cerca de R$ 302 milhões. As cidades de Rio Verde e Luziânia estão entre as que recebem os maiores valores, acima de R$ 4,7 milhões cada.

Já na Região Norte, o Pará aparece como o estado com maior participação no repasse, totalizando R$ 266 milhões. Castanhal e Santarém receberão cerca de R$ 4,1 milhões cada.

No Sudeste, São Paulo concentra o maior volume de recursos do país nesta parcela do FPM. O estado vai receber aproximadamente R$ 1,1 bilhão. Entre os municípios contemplados estão Santa Bárbara d'Oeste e São Bernardo do Campo, com cerca de R$ 5 milhões para cada cidade.
FPM: municípios bloqueados

Até o dia 7 de maio de 2025, sete municípios estavam bloqueados para recebimento dos recursos do FPM. 

São eles:
 
São Francisco do Maranhão (MA)
Porto Real (RJ)
Guamaré (RN)
Não-Me-Toque (RS)
Santo Antônio da Patrulha (RS)
Camboriú (SC)
Aquidabã (SE)

Para regularizar a situação, o gestor municipal deve identificar qual órgão determinou o bloqueio, verificar a pendência apontada e providenciar a regularização.

Os recursos não são perdidos de forma definitiva. Os valores permanecem retidos até que a situação do município seja normalizada.


Fonte: Brasil 61

STF mantém prisão do deputado estadual Thiago Rangel

maio 08, 2026 0



A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que manteve a prisão do deputado estadual Thiago Rangel (Avante-RJ) sem submeter o caso à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A decisão, tomada em sessão virtual extraordinária nessa quinta-feira (7), afasta no caso concreto a aplicação automática da imunidade parlamentar processual que dá às Casas Legislativas o poder de deliberar sobre a prisão de seus integrantes.

Na prática, o colegiado decidiu que a prisão de Rangel não dependerá de aval da Alerj para continuar valendo.