TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 7 de maio de 2026

Jovem de Quixeramobim (CE) apresenta recuperação significativa após cirurgia de reimplante das mãos no IJF

maio 07, 2026 0

A jovem Ana Clara de Oliveira, de 21 anos, natural de Quixeramobim, voltou a movimentar os dedos das duas mãos após passar por uma cirurgia de reimplante no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. A evolução do quadro clínico é considerada significativa pela equipe médica e pela família.

Ana Clara foi vítima de um ataque na última sexta-feira, 1º de maio, em Quixeramobim, no Sertão Central. Ela foi transferida em estado grave para o IJF, referência no Nordeste em procedimentos de alta complexidade. A cirurgia para reimplante das duas mãos durou cerca de 12 horas e exigiu atuação de uma equipe multidisciplinar especializada.

Segundo o padrasto da jovem, o agricultor José Ari Fernandes Silva, que acompanha a recuperação no hospital, Ana Clara responde bem aos estímulos e já consegue mover os polegares das duas mãos.

“Ela está muito bem, graças a Deus. A recuperação está evoluindo de forma muito positiva. Ontem passei a tarde com ela, conversando. O médico pediu para ela mexer os polegares, e ela já consegue movimentar, tanto na mão direita quanto na esquerda”, relatou José Ari.

Ele destacou ainda a consciência da enteada desde o momento do socorro. “Foi um verdadeiro milagre. Em nenhum momento ela perdeu a consciência. Chegou aqui lúcida, conversando”, afirmou.

O Instituto Dr. José Frota é referência em cirurgias de alta complexidade e mantém plantão 24 horas para casos graves. A unidade atua com equipes especializadas em trauma, microcirurgia e reimplantes.

A recuperação de Ana Clara mobiliza familiares, amigos e moradores de Quixeramobim. Nas redes sociais, mensagens de apoio e orações se multiplicam. A jovem segue internada no IJF, sob acompanhamento diário, e a expectativa é de continuidade na reabilitação motora.

quarta-feira, 6 de maio de 2026

MP do Ceará requer nomeação de aprovados em concurso público da Câmara Municipal de Aurora

maio 06, 2026 0




O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Aurora, recomendou, que a Câmara Municipal convoque e nomeie os 11 candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no Edital nº 001/2024. O concurso oferta vagas de níveis Fundamental, Médio e Superior para a Casa Legislativa. De acordo com o MP, os cargos estariam sendo ocupados por comissionados.

Conforme apurado pela promotoria, foi verificado indícios de desvio de função, com assessores parlamentares e outros servidores comissionados desempenhando atribuições de cargos efetivos previstos na lei municipal. Além disso, foi verificado que as despesas com servidores comissionados superam os valores que seriam despendidos com a nomeação dos servidores concursados, afastando qualquer alegação de restrição orçamentária.

Além da convocação dos aprovados, o MP também recomenda que a Câmara se abstenha de manter servidores comissionados no exercício de atribuições próprias e exclusivas de cargos efetivos e estabelece o prazo de dez dias para o envio das providências adotadas. O órgão ministerial alertou ainda que o descumprimento da recomendação poderá levar à adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Adolescente de 15 anos morre após acidente de moto na zona rural de Parambu (CE)

maio 06, 2026 0

O adolescente Pedro Henrique, de 15 anos, morreu nesta quarta-feira, 6 de maio, no Hospital Regional de Quixeramobim. Ele estava internado desde a última segunda-feira, 4, quando sofreu um acidente de motocicleta na localidade de Campo Grande, zona rural de Parambu.

Logo após o acidente, o jovem foi socorrido e levado ao Hospital Dr. Cícero Ferreira Filho, em Parambu. Deu entrada com sangramento nasal e sinais de hemorragia na cabeça. Devido à gravidade do quadro, uma equipe do SAMU realizou a transferência para Quixeramobim, onde recebeu atendimento especializado.

Apesar dos esforços médicos, Pedro Henrique não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta quarta-feira.

A família já providencia o translado do corpo para Parambu, onde serão realizados o velório e o sepultamento. 

As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.

Pneu estoura e motociclista sofre acidente na CE-364, entre Antônio Diogo e Ocara (CE)

maio 06, 2026 0

Um motociclista sofreu um acidente na manhã desta quarta-feira, 6 de maio, na CE-364, no trecho que liga a localidade de Antônio Diogo ao município de Ocara.

De acordo com informações iniciais, o pneu da motocicleta estourou de forma repentina. O condutor perdeu o controle do veículo e caiu na pista. O acidente ocorreu nas proximidades de uma empresa de grama.

Equipes de atendimento foram acionadas e prestaram socorro à vítima ainda no local. Até o momento, não há boletim oficial sobre o estado de saúde do motociclista.

A Polícia Rodoviária Estadual deve apurar as circunstâncias do acidente. Não há registro de outros veículos envolvidos.

Homem de 63 anos é encontrado morto em imóvel na Rua do Horto, em Juazeiro do Norte (CE)

maio 06, 2026 0

Um homem de 63 anos foi encontrado sem vida na manhã desta quarta-feira, 6 de maio, em um imóvel localizado na Rua do Horto, em Juazeiro do Norte, no Cariri.

De acordo com informações iniciais repassadas à polícia, há suspeita de que a vítima tenha sofrido uma descarga elétrica. A Polícia Militar do Ceará foi acionada e esteve no local para isolar a área.

Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará também atenderam a ocorrência e realizaram os primeiros levantamentos. O corpo foi recolhido ao Núcleo de Perícia Regional do Cariri.

A causa oficial da morte só será confirmada após o laudo da Pefoce. A identidade da vítima não foi divulgada.

O caso está sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Até o momento, não há detalhes sobre as circunstâncias em que o homem foi encontrado.

Eleições 2026 - Elmano compara Cid a Pelé e fala sobre montagem de chapa: 'Quem indica ao Senado não indica a vice'

maio 06, 2026 0




O governador cearense Elmano de Freitas (PT) afirmou, nesta quarta-feira (6), durante uma entrevista coletiva, em Fortaleza, que o senador Cid Gomes (PSB) deve ter uma participação importante na corrida eleitoral e poderá concorrer em qual posição ele quiser na eleição deste ano. Ao falar sobre a força do aliado na tomada de decisões, o petista comparou Cid ao jogador Pelé, ídolo da Seleção Brasileira.

Sobre a montagem da chapa majoritária, Elmano afirmou que se trata de uma "negociação política" e que um partido que indica nome para disputar a vice, não indica para as vagas do Senado.

"Eu quero ter o senador (como) vice, ao meu lado, ou em qualquer posição que ele escolha. É mais ou menos assim: você quer o Pelé no meio de campo, no ataque, como volante? (Você pergunta) 'Pelé, em qual posição você quer jogar?'. É assim que eu tenho a minha relação com o senador Cid Gomes", disse.

Na visão do chefe do Palácio da Abolição, os senadores Cid e Camilo Santana (PT), são "pessoas de qualidade tamanha" que, "em qualquer posição que eles queiram ocupar", o grupo deve atender com "tranquilidade" e "serenidade" o desejo deles. "O que já realizaram e o que realizam pelo estado do Ceará, lhes dá a condição de nós podermos perguntar em que posição eles querem estar", completou.

Especificamente sobre a posição de candidato a vice-governador ou vice-governadora, Elmano declarou que vai "chegar a hora de poder decidir e poder discutir qual é o perfil, qual é o nome, qual é o partido".

"Um partido vai indicar uma vice, um partido vai indicar o Senado. Quem indica o Senado, não indica a vice", pontuou, destacando que "cada partido tem seu projeto" e precisam ser ouvidos.

Mais cuidado e mais acesso à saúde para a população do Dom Leme

maio 06, 2026 0

 

A partir de hoje, o Distrito do Dom Leme passa a contar com atendimento noturno, ampliando a assistência e fortalecendo os serviços de saúde para os santanenses.

O funcionamento será de segunda a sexta, no horário de 15h às 21h, com equipe formada por enfermeira, médica, dentista, recepcionista, motorista, auxiliar, técnica de enfermagem, técnica de saúde bucal e profissional responsável pela distribuição de medicamentos.

É mais uma ação pensada para aproximar o atendimento da população e garantir mais cuidado, comodidade e presença dos serviços de saúde no dia a dia de quem mais precisa.