TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


segunda-feira, 4 de maio de 2026

Santana do Cariri recebeu a exposição Olho D'Água - Artes Líquidas e Águas Visuais

maio 04, 2026 0

 
     
De 28 a 30 de abril as escolas de Santana do Cariri receberam a exposição Olho D'Água - Artes Líquidas e Águas Visuais, uma experiência imersiva que convidou crianças e adolescentes a refletirem sobre preservação, consciência ambiental e uso responsável desse recurso tão essencial.

Já no dia 01 de maio a programação foi aberta ao público no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha com atividades em realidade virtual e exibição de cinema. Uma oportunidade de aprendizado, experiência e conscientização para toda comunidade santanense.

O projeto foi produzido pela 3 Apitos e patrocinada pela Aegea Saneamento e incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, do Governo Federal. Um projeto muito importante que já percorreu e visitou diversas cidades Brasileiras até chegar aqui em nosso município, compartilhando muito conhecimento sobre a grande importância de todos juntos cuidarmos do nosso planeta.

A exposição Olho D'Água - Artes Líquidas e Águas Visuais foi uma experiencia maravilhosa que contou com uma programação pensada para todas as idades, unindo arte, tecnologia e reflexão sobre o nosso papel na preservação da água.

A gestão municipal segue reafirmando parcerias como estas que conscientizam e incentivam a população a continuar construindo um mundo mais verde, consciente e equilibrado.

Crato consolida seu lugar na história: cidade celebra o 3 de Maio como berço do espírito republicano no Cariri

maio 04, 2026 0


Há datas que não apenas atravessam o tempo, elas o sustentam. O dia 3 de maio de 1817 permanece como uma dessas marcas fundadoras, quando o Crato ousou antecipar o grito de liberdade e inscreveu seu nome entre os territórios que sonharam, cedo, com a República no Brasil.

Na manhã deste domingo, 3 de maio de 2026, a Sé Catedral do Crato tornou-se cenário de uma celebração que uniu fé, memória e compromisso cívico. Em um momento de reverência simbólica, a solenidade teve início com celebração religiosa, evocando não apenas o passado, mas a permanência de seus significados no presente.

Após o rito, representantes do Executivo e do Legislativo municipal, acompanhados pela tradicional banda de música, conduziram um ato que resgatou a coragem e a inquietação de figuras históricas como Bárbara de Alencar e seus filhos, protagonistas de um dos episódios mais emblemáticos das lutas liberais no país.

Durante a cerimônia, o prefeito André Barreto destacou a importância da data como um patrimônio imaterial da cidade. Em sua fala, ressaltou que lembrar o 3 de Maio é, sobretudo, reafirmar valores que ainda hoje sustentam a vida democrática:

"Celebrar este dia é reconhecer que o Crato sempre esteve à frente do seu tempo. Aqui, a liberdade não foi apenas desejada, foi defendida com coragem. Essa memória nos convoca a seguir construindo um futuro com responsabilidade, justiça e participação".

A celebração valida o entendimento de que a história não é um arquivo distante, mas uma presença ativa, capaz de inspirar novas gerações a compreenderem seu papel na construção coletiva da sociedade.

Memória viva que segue inspirando gerações.

Programação de hoje - 4 de maio

Dando continuidade às celebrações, o município realiza, nesta segunda-feira, 4, a premiação do Concurso de Poesias "Dona Bárbara do Crato", iniciativa voltada aos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. A solenidade acontece às 11h, no Gabinete do Prefeito.

O concurso propõe um reencontro sensível com a história, estimulando os estudantes a traduzirem, em versos, a força, a resistência e o legado de Bárbara de Alencar.

Prefeito João Paulo tem a garantia do governador Elmano e Anauá deve ter estrada asfaltada

maio 04, 2026 0

O Prefeito João Paulo Furtado (PT), se antecipou a realização da audiência pública marcada para acontecer no próximo dia 07 no Distrito de Anauá. A boa nova trazida pelo Governador Elmano de Freitas (PT), foi a garantia do asfaltamento da via que dá acesso ao distrito.

O pleito feito no Palácio da Abolição contou com as presenças do Ex-prefeito Isaac Júnior e da Primeira-dama Evania Furtado, ao lado do vereador Rogério do Caldeirão (PSB), e demais representantes comunitários. Apesar de garantir o asfaltamento da via, João Paulo, disse que a audiência está mantida.

Com mais essa pavimentação da CE-395, Mauriti passa a contar com todos os acessos aos seus distritos devidamente asfaltados. O Prefeito garantiu que já tinha mantido reuniões nesse sentido, embora, aguardava o governador bater o martelo e garantir a conquista para a comunidade.

“É de extrema importância a chegada da pavimentação de mais essa estrada em nosso município. Sabemos das necessidades da nossa gente, e também, do nosso grande potencial agrícola que precisa ser escoado, contribuindo para a economia de Mauriti. Nossa gratidão ao grande governador Elmano”, disse o gestor.

#jornalismo #pavimentacao #asfalto #anaua #mauriti

PT de Altaneira perde vereadora Ana Maria para o PSB; filiação foi na Câmara

maio 04, 2026 0


Ana Maria era filiada ao PT, mas aderiu à base de Késia, depois de ser criticada por participar de eventos públicos, promovidos pela gestão Késia.


O PSB de Altaneira reuniu filiados e lideranças políticas, como a prefeita Késia Alcântara (PSB) e os ex-prefeitos João Ivan e Dorival de Oliveira, dia 28, na Câmara para filiação da vereadora Ana Maria. A parlamentar recebeu as boas-vindas do presidente do partido, José Devanilton Soares, conhecido como Palito, além dos vereadores Paulo Robson e Janne Meire.

Ana Maria foi eleita pelo PT, mas aderiu à base de Késia, depois de ser criticada internamente por participar de eventos públicos, promovidos pela gestão. “Vamos todos acolher com muito carinho esta mulher batalhadora, corajosa e competente ao time do futuro. O trabalho está só começando! Seja bem vinda, vereadora Ana Maria”, escreveu Késia nas redes sociais.



Madson Vagner | Cariri

Prefeito Antônio Filho e vice-prefeita Arabella Roseno destacam união e desenvolvimento em celebração aos 68 anos de Antonina do Norte

maio 04, 2026 0

Antonina do Norte viveu um momento de grande celebração e participação popular durante as comemorações pelos 68 anos de emancipação política do município. O prefeito Antônio Filho e a vice-prefeita Arabella Roseno estiveram à frente das atividades, reforçando o compromisso da gestão com o progresso e o bem-estar da população.

Um dos pontos altos da programação foi a realização da 3ª Corrida de Rua, que reuniu dezenas de atletas e moradores, promovendo saúde, integração e espírito esportivo. O evento contou com a presença de lideranças políticas e da comunidade, marcando um clima de entusiasmo e união.

Durante as comemorações, o prefeito Antônio Filho também recepcionou o deputado federal Yury do Paredão, ocasião em que foi assinada a ordem de serviço para a construção de 20 unidades habitacionais no município. A iniciativa representa um avanço significativo na política de habitação, beneficiando diretamente famílias que sonham com a casa própria.

Ao lado da vice-prefeita Arabella Roseno, o gestor destacou a importância das parcerias para garantir conquistas concretas para a população. “Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso, buscando sempre উন্ন desenvolvimento e qualidade de vida para nosso povo”, afirmou.

Arabella Roseno também ressaltou o momento especial vivido pelo município. “É uma alegria celebrar essa data tão importante com ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Seguimos firmes, ao lado do prefeito Antônio Filho, construindo uma Antonina do Norte cada vez melhor”, destacou.

As comemorações reforçaram o sentimento de pertencimento da população e evidenciaram uma gestão voltada para resultados, com investimentos que impactam diretamente no desenvolvimento social e urbano da cidade.

Guarda Civil Metropolitana do Crato tem gratificação de risco de vida elevada para 50%

maio 04, 2026 0




A Guarda Civil Metropolitana do Crato tem gratificação de risco de vida elevada para 50% do vencimento-base, com retroativo a 1º de abril de 2026. A Lei Nº 4.428/2026, foi sancionada em 28 de abril.

Segundo o comandante da Guarda, Marcos Crystian, "a ampliação da gratificação representa um reconhecimento importante ao trabalho desempenhado diariamente pelos agentes, que enfrentam situações de risco e se dedicam à proteção da população. É também um avanço nas condições de trabalho e na motivação da tropa, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade".

Em 2025, a gratificação tinha sido elevada de 25% para 37,5%, com vigência a partir de 1º de outubro. A proposta atual, sancionada na última semana de abril, dá continuidade a política de valorização, ampliando o percentual para 50% do vencimento-base e consolidando os avanços na garantia de melhores condições e reconhecimento aos profissionais da Guarda Civil Metropolitana.

Professores temporários também têm direitos garantidos

Na mesma data, também foi sancionada a lei que garante a concessão de férias anuais remuneradas acrescidas do respectivo terço constitucional aos Professores Temporários da Rede Pública Municipal de Educação do Crato.

As medidas fazem parte do compromisso com a valorização e o fortalecimento dos servidores municipais, garantindo dignidade e melhores condições de trabalho no serviço público.

Lula lança pacote para reduzir endividamento das famílias

maio 04, 2026 0





O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta segunda-feira (4/5) o Desenrola 2.0, novo programa de renegociação de dívidas que visa tirar os brasileiros do sufoco. A equipe econômica vai apresentar os detalhes do projeto em uma coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto.

Na quinta-feira (30/4), o presidente Lula deu alguns detalhes do programa em pronunciamento na TV, em alusão ao Dia do Trabalho. Segundo o petista, será possível negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito rotativo, crédito pessoal e até do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os juros do programa de renegociação serão de até 1,99% ao mês, e os descontos poderão variar de 30% a 90% do valor devido. “Assim, você vai ter uma parcela bem menor e mais tempo para pagar sua dívida”, pontuou Lula

O uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar dívidas também foi confirmado. De acordo com o presidente, cada pessoa poderá sacar até 20% do saldo do fundo.