TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 30 de abril de 2026

3ª Feira da Empregabilidade contará com serviço de confecção e impressão de currículos

abril 30, 2026 0



Durante a 3ª edição da Feira da Empregabilidade de Juazeiro do Norte, que acontece nesta quinta-feira, 30 de abril, das 8h às 17h, na quadra da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a população terá acesso a um serviço gratuito de confecção e impressão de currículos. A ação será realizada pelos Telecentros do município e tem como objetivo facilitar a participação dos candidatos nas 1.150 vagas de emprego ofertadas por 43 empresas participantes. 

A proposta é auxiliar principalmente aqueles que ainda não possuem currículo ou que precisam atualizá-lo, aumentando suas chances no mercado de trabalho.

Com o apoio dos Telecentros, os participantes poderão contar com orientação básica para elaboração do documento, além da impressão imediata, garantindo mais praticidade e inclusão para quem busca uma vaga de emprego durante a Feira.

A ação é promovida através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, reunindo empresas, instituições e profissionais em um ambiente dedicado à geração de emprego e renda.

Até agora, o evento conta com 43 empresas confirmadas, que irão levar vagas de emprego para a população. Do mesmo modo, há 29 parceiros institucionais com serviços de utilidade pública e que irão prestar suporte para a Feira.

Durante a programação, os participantes terão acesso a diversas atividades, como cadastro de currículos, encaminhamento para vagas de trabalho, orientações profissionais e contato direto com recrutadores. A Feira também busca aproximar empregadores e trabalhadores, facilitando processos seletivos e ampliando as chances de inserção no mercado.

Ao início do evento, haverá a Palestra Magna "Empregabilidade 4.0:

Como se tornar indispensável na era das múltiplas inteligências tecnológicas", com o Facilitador Professor

Luiz Geraldo Teixeira, às 15h30. Haverá, também, a oficina "Relação de emprego e direitos do Trabalhador", com a

Facilitadora Advogada Ingrid Costa Cardoso.

Realizada anualmente, a Feira da Empregabilidade já se consolidou como uma importante ferramenta de inclusão produtiva no município, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Juazeiro do Norte. A expectativa é de que a terceira edição amplie ainda mais o alcance da iniciativa, beneficiando um grande número de pessoas em busca de oportunidades.


Governo municipal de Antonina do Norte fará diversos atendimento à população no dia 2 de maio

abril 30, 2026 0


No próximo dia 02 de maio, a população terá acesso a uma manhã dedicada à promoção da saúde, com diversos atendimentos concentrados em um só espaço.

A ação contará com serviços de prevenção, cuidados básicos e orientações, incluindo verificação de pressão, exames rápidos, vacinação, práticas de relaxamento, além de acompanhamento com profissionais da área da saúde. Também haverá orientações educativas e distribuição de itens de prevenção e higiene.

📍 Ponto de atendimento: em frente ao Mercado Público
⏰ Horário: das 7h às 12h

MPCE pede condenação de servidor da Prefeitura de Sobral por ato de improbidade administrativa durante campanha eleitoral de 2024

abril 30, 2026 0





O Ministério Público do Ceará, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Sobral, ajuizou, nessa terça-feira (28/04), Ação Civil Pública (ACP) em que pede a condenação de servidor da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA) por ato de improbidade administrativa. Conforme as investigações do MP, o agente público, mesmo afastado das funções para concorrer à Câmara Municipal de Sobral em 2024, teria ido até a sede da AMA para gravar material de campanha, autorizando, inclusive, a entrada de terceiros no local.

Na ação, o MP cobra que o servidor seja proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios/incentivos fiscais por até quatro anos, além de pagar multa em valor até 24 vezes maior de sua remuneração, com a quantia sendo revertida ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

O Ministério Público tomou ciência do ocorrido após denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria-Geral. O relato apontava que o servidor teria acessado as dependências da AMA em setembro de 2024, período de campanha eleitoral, mesmo após ter pedido licença para concorrer ao cargo de vereador. Na ocasião, o agente público ainda teria autorizado a entrada da equipe de campanha.

Durante as investigações, a Promotoria teve acesso a vídeos, fotografias e depoimentos de servidores públicos que indicavam a presença do investigado na autarquia ambiental em diversos dias, inclusive em um domingo, durante o período de afastamento funcional. “As provas apontaram a utilização do espaço público para finalidades alheias ao interesse público, em afronta aos princípios da legalidade, moralidade administrativa, impessoalidade, com base no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992”, frisou o MP na ACP.

Ceará recebe Salão do Turismo de 7 a 9 de maio; inscrições estão abertas

abril 30, 2026 0




Destino favorito de diversos visitantes nacionais e internacionais, o Ceará receberá o Salão do Turismo, evento gratuito promovido pelo Ministério do Turismo (MTur). O momento acontece pela primeira vez no Nordeste, de 7 a 9 de maio, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Para participar é necessário realizar inscrição por meio da internet.

“É uma alegria para o Ceará estar preparado para acolher todos os estados brasileiros com o nosso característico calor humano, nossa infraestrutura, nossa rede hoteleira e toda a nossa diversidade cultural. Estamos prontos para esse evento que é fundamental para economia cearense e brasileira”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Com representantes de todo o Brasil, o Salão do Turismo é o principal evento do setor. Em Fortaleza, o momento contará com programação repleta de palestras, oficinas e rodadas de negócios. O público previsto é amplo, formado por empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o turismo.

“Nossa Capital e o Ceará estão mais do que preparados para receber o Salão do Turismo, um dos principais eventos do setor no país. Será uma oportunidade de mostrar ao Brasil toda a força do nosso turismo, a qualidade da nossa infraestrutura, a hospitalidade do nosso povo e o potencial de um estado que segue se consolidando como referência em destinos, negócios e grandes eventos, conforme determina o governador Elmano de Freitas,” afirmou o secretário do Turismo, Gustavo Montenegro.

A programação completa da quinta-feirasexta-feira e sábado pode ser encontrada na internet. No ato da inscrição, inclusive, os interessados podem informar quais eventos irão participar.

Ceará segue em expansão com mais de 6 mil empregos em março

abril 30, 2026 0




O Ceará manteve o ritmo de crescimento de postos de trabalho em março e registrou um saldo positivo, com a ampliação de 6.629 novos empregos com carteira assinada.

“Ótimo resultado para o mercado de trabalho do Ceará! Nosso compromisso em promover o desenvolvimento do estado traz mais um número positivo: são mais de 168 mil novos empregos gerados desde 2023. Seguiremos firmes na atração de novas empresas e nas iniciativas de qualificação do nosso povo, para que isso represente mais renda e mais dignidade aos cearenses”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. O resultado é o melhor para o período de março desde 2020, quando iniciou a série histórica do Novo Caged, e coloca o Ceará como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Nordeste, atrás somente da Bahia (14.008).

O nível de emprego formal variou positivamente no Ceará e atingiu o total de 1.469.712 pessoas com carteira assinada em março de 2026.

Em nível setorial, o destaque é para o setor de serviços (5.368 vagas) que sozinho gerou cerca de 80% do saldo de empregos do período.

“O Ceará reforça sua vocação para o setor de serviços, com o fortalecimento de diversos segmentos, a exemplo das centrais de teleatendimento que acolhem as demandas de todo o país. Destacamos ainda a indústria, em áreas de produtos alimentícios e preparação de couro, bem como o comércio. Vamos continuar focados na expansão de empregos, para garantir mais oportunidades ao trabalhador cearense”, analisa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

No recorte do setor da indústria, o Ceará conquistou também o segundo melhor resultado do Nordeste, atrás somente da Bahia (2.183). Durante o período, o estado foi responsável pela geração de 1.297 empregos com carteira assinada, com destaque para os subsetores de Fabricação de Produtos Alimentícios (380) e Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro (369).

Em nível geográfico, além da Capital (3.427), as cidades que se destacam na geração de empregos formais são Juazeiro do Norte (974), Maracanaú (391) e Eusébio (367).

Crato celebra a força regional do campo com a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de 1º a 3 de maio

abril 30, 2026 0




O Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, se prepara para receber, entre os dias 01 e 03 de maio, a Feira da Agricultura Familiar. Mais do que um espaço de comercialização, o evento se consolida como um grande ato de celebração da produção sustentável e de luta por políticas públicas para o campo. O evento será realizado através da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária (ACACE) e Movimento Sem Terra (MST) do Ceará, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato.

Com a perspectiva de reunir cerca de 80 feirantes, a feira abrange a diversidade produtiva de pelo menos 10 municípios da região, incluindo Jati, Barro, Mauriti, Santana do Cariri, Crato, Brejo Santo e Missão Velha. O encontro une assentados da reforma agrária, colônias de pescadores e comunidades tradicionais, promovendo uma integração única entre quem produz e quem consome. Na ocasião, estará em funcionamento a casa de farinha.

Programação: Diálogo e Fortalecimento

No dia 1º de maio, além da comercialização de produtos frescos, o evento contará com o Seminário de Fortalecimento à Agroecologia, Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Pela manhã será realizada a Caminhada do Trabalhador, com saída da RFFSA em direção ao Parque de Exposição. A programação técnica inclui, às 9h, o primeiro painel sobre Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar, com Ricardo Cassundé, da EMATERCE; às 10h, o Painel 2 vai tratar o tema Políticas Públicas para a comercialização na agricultura familiar no Ceará.

Em seguida, será realizado debate sobre Créditos para a Agricultura Familiar. "O foco não é apenas a reforma agrária, mas a inclusão de pescadores, comunidades locais e movimentos como o 'Cariri Criativo' e 'Elas por Elas', fortalecendo o desenvolvimento do nosso território", destaca Wallison Santos, coordenador estadual do MST.

Cultura e Ato Político

A feira também é lugar de arte. A programação cultural terá um olhar especial para as mulheres e jovens, contando com a participação do tradicional grupo de Mestre Expedito Seleiro.

Por coincidir com o Dia do Trabalhador, 1º de maio, o evento será marcado por um forte componente político. Haverá uma análise de conjuntura seguida por uma caminhada com culminância em um ato político no parque, reafirmando o compromisso com os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade.

O evento é uma realização que conta com o apoio fundamental da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato, além da parceria com a Fetraece, sindicatos locais e a Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária (ACACE).

Serviço

Feira da Agricultura Familiar e Seminário de Fortalecimento

Dias 01, 02 e 03 de maio

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, Crato/CE

Horário: A partir das 8h

Entrada: Aberta ao público

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Pedro Lobo participa nesta quinta-feira (30) do Bom Dia Cariri na Rádio Tempo FM101,5

abril 29, 2026 0

Deputado estadual falará sobre agendas, projetos, articulações políticas e perspectivas para as eleições de 2026 a partir das 7h da manhã

 *Nesta quinta-feira, dia 30 de abril de 2026, a partir das 7 horas da manhã, o programa Bom Dia Cariri (BDC), da Rádio Tempo FM 101,5, recebe o* *deputado estadual Pedro Lobo para uma entrevista especial.* 
Durante a conversa, Pedro Lobo abordará suas principais agendas, projetos em andamento, articulações políticas, ações em defesa do Cariri e também as perspectivas para as eleições de 2026, além de outros temas importantes que serão debatidos pela bancada do BDC.

Acompanhe e participe desse momento de informação e diálogo. 

Sintonize na Rádio Tempo FM 101,5  - Tá Tempo, tá na boa!” — e fique por dentro dos assuntos que movimentam a política e o desenvolvimento da nossa região.

Tá na Tempo, tá na boa!”