TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 29 de abril de 2026

FPM: municípios partilham R$ 5,6 bi nesta quinta-feira (30); valor representa alta de 17% em relação a 2025

abril 29, 2026 0




Os municípios brasileiros recebem nesta quinta-feira (30) o terceiro repasse de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total, as prefeituras vão partilhar R$ 5,6 bilhões, um aumento de cerca de 17% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram distribuídos R$ 4,8 bilhões.

O especialista em orçamento público César Lima avalia que o resultado é positivo para as prefeituras e indica uma tendência de recuperação na arrecadação. Na avaliação dele, o cenário pode ser um indicativo de que o modelo de compensação previsto nas novas regras do Imposto de Renda pode estar surtindo efeito.

“Isso pode nos demonstrar que o ano será positivo para o FPM e que muito provavelmente a conta do governo em relação ao imposto de renda sobre as grandes fortunas, aquele adicional para compensar a não arrecadação daqueles que ganham até 5 mil reais, pode ter realmente se mostrado real, com números que não vão prejudicar os municípios ao longo do ano. Contudo, é necessário que continuemos acompanhando essa trajetória”, destaca.

No Nordeste, região que lidera em volume de recursos, a Bahia se destaca com mais de R$ 456 milhões. No estado, os municípios contemplados com as parcelas mais elevadas são Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, por exemplo.


Municípios bloqueados no FPM

Até o dia 28 de abril de 2026, 11 municípios estavam bloqueados para recebimento do FPM. São eles:
São Francisco do Maranhão – MA
Nova Friburgo – RJ
Petrópolis – RJ
Guamaré – RN
Não-Me-Toque – RS
Santana da Boa Vista – RS
Santo Antônio da Patrulha – RS
Camboriú – SC
Aquidabã – SE
Poço Redondo – SE
Combinado – TO

Para desbloquear a verba, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o bloqueio. Em seguida, precisa verificar o motivo e regularizar a situação.

Prefeito João Paulo Furtado destaca avanço no abastecimento de água com apoio do governo do Ceará

abril 29, 2026 0

O Governo do Ceará, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e o Sistema Integrado de Saneamento Rural, firmou nesta terça-feira (28) um termo de compromisso com 21 prefeituras para expandir os sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. Entre os municípios contemplados está Mauriti.

O investimento total ultrapassa R$ 2,9 milhões e deve beneficiar mais de 1.700 famílias, alcançando diretamente cerca de 6.751 pessoas em diferentes regiões do estado. A iniciativa fortalece as ações voltadas à universalização do saneamento básico, garantindo acesso à água potável para populações do interior.

A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além de representantes das instituições envolvidas, como o diretor de Gestão Corporativa da CAGECE, José Leite Cruz, e o presidente do SISAR, Marcondes Ribeiro, além de gestores municipais.

Representando Mauriti, participaram o prefeito João Paulo Furtado e o ex-prefeito Isaac Gomes da Silva Júnior. O gestor municipal destacou a importância das parcerias institucionais para garantir avanços concretos no município.

Segundo João Paulo, Mauriti tem avançado tanto na ampliação do acesso à água potável quanto na melhoria da infraestrutura rural. Ele atribuiu os resultados ao apoio de lideranças políticas como José Guimarães, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Camilo Santana e do governador Elmano.

#divulga #cariri #ceará #mauriti #abastecimento

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido na Ponte Demócrito Rocha, em Iguatu (CE)

abril 29, 2026 0

Um acidente de trânsito foi registrado nesta quarta-feira, 29 de abril, na Ponte Demócrito Rocha, em Iguatu. A colisão envolveu uma motocicleta e um carro de passeio.

Segundo informações preliminares, um homem que pilotava a motocicleta ficou ferido. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Regional de Iguatu. O estado de saúde da vítima não foi divulgado até o fechamento desta matéria.

Agentes da Guarda Municipal e do Demutran estiveram no local para controlar o tráfego e registrar a ocorrência. O acidente provocou lentidão no fluxo de veículos na ponte durante o atendimento.

As circunstâncias da colisão serão apuradas. Não há informações sobre o motorista do carro ter sofrido ferimentos.

Câmara aprova homenagem Dr. Zé Adega com Diploma do Mérito da Medicina

abril 29, 2026 0



 A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Decreto Legislativo nº 053/2026, que concede o Diploma do Mérito da Medicina “Amélia Benevien Perouse” ao médico, empresário e ex-prefeito José Aldegundes Muniz Gomes de Mattos, o doutor Zé Adega.

A proposta, apresentada pelo vereador Luiz Carlos Saraiva, reconhece os relevantes serviços prestados pelo profissional, especialmente na área da saúde, com destaque para o acompanhamento de doenças complexas e resultados positivos em diversos casos clínicos na região.

Durante a justificativa, o parlamentar ressaltou episódios que evidenciam a atuação do médico, como a recuperação de pacientes em estado grave e o tratamento eficaz de enfermidades como a leishmaniose. Ele também destacou a experiência e a dedicação de Zé Adega ao longo de sua trajetória.

Outro ponto mencionado foi a ligação familiar do homenageado com Amélia Benevien Perouse, que dá nome ao diploma. Segundo o vereador, a informação só foi descoberta após a apresentação da proposta, reforçando ainda mais o simbolismo da homenagem.

Ao tomar conhecimento da aprovação, doutor Zé Adega agradeceu ao vereador Luiz Carlos Saraiva pela iniciativa e destacou a importância do reconhecimento. Ele afirmou que a homenagem representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um incentivo à continuidade do trabalho em prol da saúde da população. O médico também fez um agradecimento especial ao vereador Luiz Carlos e a todos os vereadores que compõem o Legislativo cratense pelo reconhecimento.

Com a aprovação, o Legislativo municipal oficializa a homenagem a um profissional que reúne atuação na medicina, no setor empresarial e na vida pública, consolidando sua contribuição para o desenvolvimento da região.

Ex-prefeito de Altaneira é condenado por improbidade e deverá ressarcir R$ 148 mil ao município

abril 29, 2026 0

O ex-prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), foi condenado por improbidade administrativa em decisão proferida nesta terça-feira (28), em ação que investigou desvio de recursos públicos relacionados ao desmonte e reconstrução de uma quadra esportiva na zona rural do município.

Na sentença, o juiz Luiz Phelipe Fernandes de Freitas Morais, determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-gestor pelo período de seis anos, além do pagamento de R$ 148 mil, correspondente ao ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos, e multa de R$ 74 mil ao fundo específico do MP. 

A decisão também proíbe Dariomar Rodrigues e a empresa Logus Service de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, a partir de representação apresentada por vereadores em 2017. O caso envolve a reconstrução de uma quadra esportiva localizada na comunidade Taboquinha, na zona rural de Altaneira, menos de um ano após sua inauguração. Segundo a investigação, houve irregularidades no processo licitatório e autorização para o desmonte do equipamento público recém-construído, com indícios de desvio de recursos públicos.

Jovem é resgatada após sequestro e tentativa de feminicídio na zona rural de Itatira (CE)

abril 29, 2026 0

Uma jovem foi encontrada na manhã desta terça-feira, 28 de abril, após ser sequestrada pelo ex-companheiro na zona rural de Itatira, no Sertão de Canindé. O caso é investigado como tentativa de feminicídio.

A vítima, Maria Eduarda da Silva, moradora da localidade de Lagoa do Mato, foi localizada na região de Poço Verde. Segundo a Polícia Militar, ela apresentava ferimentos causados por agressão e arma branca.

A jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU e levada para uma unidade de saúde da região, onde permanece internada em observação. O quadro clínico dela não foi divulgado até o fechamento desta matéria.

A PM informou que o suspeito fugiu após o crime e é considerado foragido. Diligências estão em andamento para localizá-lo. A Delegacia Regional de Canindé abriu inquérito e colhe depoimentos de testemunhas e familiares.

O caso foi registrado como tentativa de feminicídio, sequestro e lesão corporal. A Polícia Civil pede que informações sobre o paradeiro do suspeito sejam repassadas pelo Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Suspeitos detidos em Flecheiras (CE) por suposta tentativa de sequestro são liberados por falta de provas

abril 29, 2026 0

Os suspeitos detidos na manhã desta terça-feira, 28 de abril, em Flecheiras, distrito de Trairi, durante a apuração de uma suposta tentativa de sequestro de crianças, foram liberados pelas autoridades por falta de provas. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

Segundo a corporação, o grupo havia sido conduzido à delegacia após moradores da região tentarem agredi-los sob suspeita de envolvimento no crime. Após oitivas e análise preliminar dos fatos, a autoridade policial entendeu que não havia elementos suficientes para manter a prisão em flagrante.

O caso ganha repercussão porque os mesmos suspeitos já haviam sido detidos anteriormente em Maracanaú, em ocorrência semelhante. Na ocasião, eles foram soltos por decisão judicial mediante uso de tornozeleira eletrônica. Alguns dos envolvidos na ação em Flecheiras já utilizavam o equipamento de monitoramento no momento da abordagem.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam em andamento. O Conselho Tutelar de Trairi acompanha a situação das crianças que estavam com o grupo para verificar vínculo familiar e eventual situação de risco.

O caso segue sob investigação!