TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


segunda-feira, 27 de abril de 2026

Adolescente é flagrada com canivete e ameaça colega em escola municipal de Abaiara

abril 27, 2026 0


Redação – Agência Caririceara.com

 Uma ocorrência envolvendo porte de arma branca e tentativa de lesão corporal foi registrada na tarde desta quinta-feira (23), por volta das 13h20, em uma escola municipal localizada na Estrada para o Sítio Citirana, na altura do número 579, no bairro Populares, em Abaiara.

De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe policial foi acionada após denúncias de que uma aluna estaria ameaçando outra estudante utilizando um canivete. Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a veracidade dos fatos.

Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso. As partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Milagres, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

O caso segue sob apuração das autoridades competentes

                                                        Caririceara 

Eudoro comenta possibilidade de Cid como vice de Elmano: "Acho difícil"

abril 27, 2026 0


Presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eudoro Santana, comentou sobre a possibilidade do senador Cid Gomes (PSB) concorrer como vice ao lado do governador Elmano de Freitas (PT)

Presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eudoro Santana, comentou sobre a possibilidade do senador Cid Gomes (PSB) concorrer como vice ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) / Crédito: João Filho Tavares



O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eudoro Santana, comentou nesta quarta-feira, 22, sobre a possibilidade do senador Cid Gomes (PSB) concorrer como vice ao lado do governador Elmano de Freitas (PT). Eudoro marcou presença no lançamento da nova edição do livro “Fortaleza: uma breve história” no Paço Municipal. 

Questionado pelo O POVO sobre a recente fala do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), o dirigente partidário disse achar “difícil” a possibilidade do ex-governador concorrer como vice de Elmano e considerou que o petista será “fortalecido” com Cid como candidato ao Senado Federal.

“Acho difícil. Já foi governador duas vezes. Acho difícil. Eu acho que o Elmano será fortalecido com ele candidato ao Senado”, avaliou. 

Eudoro também destacou que defende o nome de Cid para a Câmara Alta. O senador já indicou que não deseja tentar a reeleição neste ano e defende o deputado federal Júnior Mano (PSB) para o cargo. No entanto, o nome de Cid é apoiado por alguns integrantes do partido. 

Nesta quarta-feira, 22, Aldigueri disse ter certeza de que Cid será candidato na chapa majoritária da base governista, seja concorrendo à reeleição no Senado ou até na posição de vice-governador.

“O senador Cid não precisa estar em cargo público para fazer política, mas todos nós queremos. A população do Ceará quer e eu tenho certeza de que o senador Cid estará na chapa majoritária, seja para senador ou até vice-governador, que ele engrandece a chapa”, afirmou o presidente da Assembleia. 

A vaga da vice-governadoria segue aberta com possíveis nomes para concorrer ao cargo. Mesmo sendo difícil a formação de uma “chapa pura”, a atual vice-governadora Jade Romero (PT), que deixou o MDB durante a janela partidária, já expressou o desejo de permanecer na função. 

Chapa do PSB

Ainda nesta quarta, Eudoro Santana detalhou que o PSB se articula para formar os grupos que disputarão para deputado federal e estadual. Segundo ele, o objetivo do partido é eleger de cinco a seis nomes para a Câmara dos Deputados e 13 ou 14 para a Alece. 

“Nós estamos trabalhando primeiro os grupos que vão disputar deputado federal e deputado estadual, que é importante para o partido se fortalecer. Com relação ao Cid, ele será, é o que eu defendo, candidato ao Senado. Isso vai ainda se organizar. E aí, o apoio ao Elmano é fundamental. Então, a nossa preocupação é ter uma equipe, um grupo disputando deputado federal. Queremos ver se fazemos cinco a seis deputados federais e uns 13 a 14 deputados estaduais”, detalhou.


                                                 o povo 

Colisão entre dois veículos na CE-292 em Nova Olinda deixa um morto

abril 27, 2026 0


                                                                            foto: Redes Sociais

Uma colisão entre dois veículos registrada no final da manhã desta sexta-feira (24), na CE-292, nas proximidades do Sítio Olho D’Água, em Nova Olinda, resultou na morte de um homem.


De acordo com relatos de populares que presenciaram o acidente, o condutor de um veículo Fiat Strada tentava acessar a rodovia quando foi surpreendido por um automóvel Chevrolet Prisma, de placa PNR-6C99, que trafegava pela mesma via.

Com o forte impacto da colisão, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes de receber atendimento médico. O homem foi identificado como Antônio, conhecido popularmente como “Seu Antônio de Quinco”, figura bastante conhecidana comunidade.

Uma composição da Polícia Militar foi acionada e permanece no local realizando os procedimentos cabíveis e controlando o tráfego na rodovia. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estiveram presentes e apenas constataram o óbito da vítima.

O corpo aguarda a chegada do rabecão do Instituto Médico Legal (IML), que fará a remoção para os procedimentos legais. As circunstâncias exatas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. 

Sala do Empreendedor de Potengi é destaque nacional e conquista Selo Ouro do Sebrae

abril 27, 2026 0


A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, por meio da Sala do Empreendedor, celebrou a conquista do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, categoria Ouro, um dos mais importantes reconhecimentos concedidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O selo destaca municípios e Salas do Empreendedor que se sobressaem pela excelência na qualidade do atendimento oferecido aos micro e pequenos empreendedores, fortalecendo o ambiente de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

A certificação evidencia o desempenho e a eficiência dos serviços prestados, reforçando a importância do atendimento qualificado como instrumento de apoio à formalização, orientação e crescimento dos pequenos negócios.

De acordo com Soraya Soares, Agente de Desenvolvimento da Sala, o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e estruturado desenvolvido pela equipe, que vem atuando de forma permanente no suporte aos empreendedores locais, oferecendo orientação técnica, acompanhamento e incentivo ao fortalecimento dos negócios.

A conquista reafirma o compromisso com o desenvolvimento econômico e com a valorização do empreendedorismo, contribuindo diretamente para a consolidação e expansão das atividades produtivas no município.

Resultado Final da Seleção de Agentes Culturais (PNAB - Ciclo II)

abril 27, 2026 0


A Prefeitura Municipal de Salitre, por intermédio da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, vem a público tornar oficial o Resultado Final da Seleção de Agentes Culturais, referente ao Edital nº 01/2026.

Este edital é voltado ao fomento de ações culturais e à seleção de projetos para a assinatura do Termo de Execução Cultural, utilizando os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O processo seletivo cumpre rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente, reforçando o compromisso de Salitre com a democratização do acesso aos recursos culturais e o fortalecimento da nossa identidade local. O certame baseia-se em:

Lei nº 14.399/2022: Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Lei nº 14.903/2024: Marco Regulatório do Fomento à Cultura.

Decreto nº 11.740/2023: Regulamentação da PNAB.

Decreto nº 11.453/2023: Decreto Federal de Fomento Cultural.

Os agentes culturais e a população em geral podem conferir a lista completa dos selecionados e classificados através do link oficial abaixo:

Os selecionados devem ficar atentos aos prazos para a assinatura do Termo de Execução Cultural. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo está à disposição para atendimento presencial ou pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

 

Aulão inaugural do Alcance Enem reúne mais de 120 estudantes no Crato

abril 27, 2026 0

O aulão inaugural do programa Alcance Enem foi realizado no último sábado (25), na EEEP Violeta Arraes Gervaseau, no bairro São Miguel, no Crato, e reuniu mais de 120 estudantes que iniciaram a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Durante a programação, os alunos participaram de aulas de Redação e Geografia, além de realizarem testes práticos para reforçar o conteúdo apresentado no aulão. O momento também contou com coffee-break e integração entre os participantes.

O Alcance Enem oferece aulas preparatórias, simulados e materiais didáticos atualizados. Assim como na edição anterior, os encontros acontecerão duas vezes por mês, aos sábados pela manhã.

O projeto é realizado pela Câmara Municipal do Crato, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o Grupo Evolução e a Prefeitura do Crato, com o objetivo de ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior por meio de preparação gratuita e acompanhamento pedagógico.

Na edição passada, o programa apresentou resultados expressivos, com mais de 10 alunos alcançando notas iguais ou superiores a 900 pontos na redação do Enem 2025, sendo posteriormente homenageados com Diploma de Mérito Legislativo pela Câmara.

domingo, 26 de abril de 2026

Prefeito André Barreto e vice-prefeito Dr. Leitão reforçam atuação das forças de segurança após ocorrências no Crato

abril 26, 2026 0

Na tarde deste domingo, o prefeito do Crato, André Barreto, ao lado do vice-prefeito e secretário de Segurança Pública, Dr. Leitão, fez um pronunciamento à população sobre as recentes ocorrências registradas na cidade e reforça o compromisso da gestão com a segurança pública.

A manifestação ocorreu após a circulação de informações nas redes sociais questionando a presença policial no município durante os acontecimentos da noite anterior.

Os gestores foram enfáticos ao negar qualquer ausência de policiamento e destacou que o Crato contava, neste fim de semana, com reforço expressivo das forças de segurança.

“De forma alguma. Muito pelo contrário. Ontem estávamos com reforço de 10 viaturas do BP Choque, BEPI, COTAM, além do RAIO, POG e Guarda Municipal. Foram 10 viaturas a mais em nossa cidade. Infelizmente, situações como essa acontecem, e lamentamos profundamente, principalmente por envolver jovens, mas a segurança pública esteve e segue atenta”, afirmou.

O prefeito André Barreto também reforçou a confiança no trabalho integrado das forças de segurança estaduais e municipais, agradecendo o apoio do governador Elmano de Freitas e o atendimento às solicitações feitas pela gestão municipal.

“Confiamos no trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e de todas as forças de segurança do Estado. Agradeço ao governador Elmano pelo apoio e reafirmo que nossas forças de segurança municipais, como a Guarda Civil Metropolitana e o Demutran, seguem integradas nesse esforço permanente de combate à violência”, declarou.

Dr. Leitão destacou ainda que o município contará com reforço ainda maior no aparato de segurança, somado ao trabalho de inteligência, prevenção e resposta rápida.

“Estamos com um reforço ainda maior a partir de hoje. Cada vez mais a cidade conta com presença policial e ações estratégicas. Fatos dessa natureza podem acontecer, mas seguimos atentos e trabalhando pela segurança do nosso povo”, completou.