TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Presidente da SAAEC apresenta balanço dos primeiros seis meses de gestão na Câmara de Vereadores do Crato

outubro 31, 2025 0




Na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Rildo Feitosa, participou da sessão da Câmara Municipal para apresentar um relatório de gestão referente ao período de abril a outubro de 2025.


Durante a apresentação, Rildo explicou aos parlamentares e ao público presente o que é a SAAEC — uma empresa de economia mista municipal, com regime jurídico próprio, que atua sob princípios de eficiência e transparência, prestando um serviço essencial à população cratense.

O presidente destacou que este primeiro semestre foi marcado por reestruturação financeira, reorganização administrativa e investimentos estratégicos para melhorar o abastecimento de água e fortalecer a empresa.

Entre as principais conquistas, ele ressaltou a expectativa de uma economia de R$ 17 milhões obtida com a negociação de dívidas junto à Receita Federal, a renovação da frota de veículos, a implantação de políticas de compliance e transparência, e a reestruturação do quadro funcional com a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

Outro ponto de destaque foi a aquisição de um novo poço em Monte Alverne, que solucionou definitivamente o problema de abastecimento na localidade, após a redução significativa da vazão do poço anterior.

Rildo também apresentou as ações de modernização da SAAEC, como a criação da Diretoria de Projetos, Inovação e Captação de Recursos e o fortalecimento das práticas de governança corporativa.

“Estamos trabalhando para tornar a SAAEC uma empresa mais eficiente, transparente e próxima da população, garantindo um serviço de qualidade e o uso responsável dos recursos públicos”, afirmou o presidente.

Durante a sessão, Rildo Feitosa foi bem recebido pelo presidente da Câmara, Érico Matheus Brito Duarte, e pelos demais vereadores, que elogiariam a apresentação e parabenizaram a atual gestão pelos avanços alcançados nos últimos meses. Os parlamentares também aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema de abastecimento e sobre a relação da empresa com a Ambiental Crato.

O presidente reiterou que a SAAEC está de portas abertas para o diálogo com o Legislativo e com a população, reforçando o compromisso da atual gestão com a eficiência, a transparência e a melhoria contínua dos serviços de abastecimento no município.


O relatório apresentado na câmara está disponível no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/1e96lIXs3_N_fgpKxG8hKBN29mVpyu5fI/view?usp=sharing

Treze postos de combustiveis nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, são autuados pelo Procon Ceará por descumprimento de normas

outubro 31, 2025 0


Técnicos do Procon Ceará durante fiscalização em treze postos de combustíveis na refião do Cariri.

Fiscalização aconteceu nas cidades que formam o triângulo Crajubar. Foto: Reprodução/ Redes Sociais.


Treze postos de combustíveis localizados nos municípios de Juazeiro do NorteCrato Barbalha foram autuados pelo Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Ceará.

Mídia digital

Foram constatadas diversas irregularidades durante as fiscalizações realizadas em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A informação foi confirmada à rádio O POVO CBN Cariri pela Superintendência do Procon Ceará.

As ações, que integram uma operação de fiscalização na região do Cariri entre os dias 21 e 31 de outubro, identificaram problemas técnicos, documentais e de qualidade nos combustíveis comercializados.

Entre as irregularidades encontradas estão lacres violados em bombas medidoras, comercialização de óleos lubrificantes sem registro na ANP, pendências documentais e até infrações ambientais que colocavam em risco a segurança dos consumidores.

 dentro do prazo estabelecido, os estabelecimentos estarão sujeitos a multas. A relação de postos fiscalizados não foi divulgada pelo órgão.

Amostras de etanol hidratado também foram coletadas para análise laboratorial, após indícios de não conformidade.

De acordo com o Procon Ceará, todas as empresas fiscalizadas foram autuadas e terão prazos que variam de 5 a 30 dias para apresentar documentos e regularizar as pendências.

“A fiscalização constante é essencial para coibir práticas irregulares, assegurar a transparência nas relações de consumo e promover um ambiente mais seguro e justo para todos”, afirmou o superintendente do órgão, Diego Barreto.

As empresas autuadas permanecerão sob acompanhamento administrativo até a conclusão dos processos e a comprovação da regularidade das atividades. A relação dos postos autuados não foi divulgada pelo Procon 

                              o Povo 

Disputa para escolha do Procurador Geral de Justiça do Ceará

outubro 31, 2025 0



A Comissão Eleitoral, responsável pela condução do processo de formação da lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, referente ao biênio 2026/2027, fez publicação do Edital nº 001/2025, referente ao deferimento das candidaturas, conforme o Diário do Ministério Público.

São três candidatos. A disputa será entre o Dr. Haley, Dr Luciano Santana e o Dr. Herbet. Quem tiver mais prestígio com o Governador será o escolhido. Todos são vistos como profissionais que desejam o melhor para o Ministério Público e são preparados para o Cargo

Potengi realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

outubro 31, 2025 0


Na última quinta-feira (30), o município de Potengi promoveu o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF,um importante espaço de diálogo e construção coletiva voltado ao fortalecimento das políticas públicas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O evento reuniu representantes da gestão municipal, sociedade civil e instituições parceiras, que apresentaram metas e ações integradas nas áreas de educação, saúde, assistência social e proteção integral, reafirmando o compromisso da administração em promover o bem-estar e o desenvolvimento da infância e adolescência no município.
 
A Prefeitura de Potengi reforça seu compromisso em continuar trabalhando de forma participativa e colaborativa, unindo esforços para construir um futuro com mais oportunidades, inclusão e desenvolvimento para todas as crianças e adolescentes potengienses.


Antônio Filho Roseno busca avanços para Antonina do Norte em reunião com o deputado federal André Figueiredo, em Brasília

outubro 31, 2025 0

O prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho Roseno, esteve em Brasília nesta semana, onde se reuniu com o deputado federal André Figueiredo para tratar de pautas importantes voltadas ao desenvolvimento do município.

Durante o encontro, foram discutidos projetos e investimentos estratégicos para diversas áreas da administração municipal, com foco em melhorias na infraestrutura, saúde e educação. A visita faz parte da agenda de articulação política do gestor, que tem buscado parcerias e recursos federais para fortalecer as ações da Prefeitura de Antonina do Norte.

Antônio Filho destacou a importância do diálogo constante com representantes no Congresso Nacional, reforçando que a união de esforços é fundamental para garantir benefícios concretos à população antoninense.
 
“Seguimos firmes na busca por novas conquistas para o nosso povo. Agradeço ao deputado André Figueiredo pela receptividade e pelo compromisso com Antonina do Norte”, afirmou o prefeito.

A reunião simboliza mais um passo do trabalho contínuo de Antônio Filho Roseno em prol do crescimento e da modernização do município, com o apoio de lideranças políticas comprometidas com o interior do Ceará.


Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Com Cristiano Andrade 

Novas Conquistas da Biblioteca Municipal Professora Maria Pureza Pereira

outubro 31, 2025 0


A administração "O Povo é Quem Faz', através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, recebeu um novo acervo de livros doados pelo Estado e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a Biblioteca Municipal Professora Maria Pureza Pereira.

Essa iniciativa representa um importante passo para fortalecer o acesso ao conhecimento e à leitura em nosso município. Com a ampliação do acervo, buscamos proporcionar oportunidades enriquecedoras para todos os cidadãos salitrenses, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento cultural.



Cada livro recebido representa uma nova janela para o saber, e temos a alegria de informar que, em breve, estaremos entregando à população um espaço renovado da nossa Biblioteca Municipal Professora Maria Pureza, que atualmente está em reforma.

Convidamos toda a população a visitar a biblioteca e explorar as novas aquisições. Acreditamos que a leitura é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

A Biblioteca Municipal funciona nos três turnos, manhã: 8:00 às 12:00, tarde:13:00 às 17:00 e a noite:18:00 às 21:00. Com uma equipe dedicada, que trabalha com carinho e comprometimento, pronta para acolher a todos que desejam explorar o universo da leitura.

Biblioteca Municipal Professora Maria Pureza Pereira proporcionando um espaço dedicado ao saber e à cultura, agora mais rico e acessível a todos. Venham aproveitar essa oportunidade de crescimento pessoal e coletivo!

Cras Sede promove Baile dos Idosos - Uma Viagem aos Anos 80 em Salitre

outubro 31, 2025 0




A Secretaria de Proteção Social, por meio do CRAS Antônia Rosa Ribeiro, promoveu na quarta, dia 29, um evento memorável que trouxe alegria e descontração aos idosos com um Baile dos Idosos - Tema Anos 80.

Os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram recebidos com entusiasmo e carinho, prontos para dançar ao som das músicas que eternizaram uma época cheia de cores e ritmos.

De clássicos do rock a sucessos do pop, e com as vestimentas características dos anos 80, todos puderam sentir a energia contagiante e vibrante daquela década, criando um ambiente festivo e nostálgico.



Ao resgatar a nostalgia dos anos 80, o Baile dos Idosos trouxe um pouco da vivacidade dessa época para os dias atuais, mostrando que é possível celebrar a vida em todas as suas fases, e proporcionando aos idosos a oportunidade para que compartilhassem suas histórias e lembranças, fortalecendo laços de amizade e resgatando experiências que fazem parte de suas trajetórias de vida.

Com certeza, este evento ficará guardado na memória de todos os presentes, como mais um capítulo especial na rica história da comunidade de Salitre.