TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promove o evento “Grafite pela Vida” em homenagem à força das mulheres que venceram o câncer

outubro 30, 2025 0

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (30), o evento “Grafite pela Vida”, uma ação que uniu arte urbana e sensibilização social em alusão ao Outubro Rosa. O projeto transformou a parede frontal da sede do Legislativo em um grande mural de histórias reais de mulheres que venceram o câncer de mama e de colo de útero, destacando a força, a coragem e a superação feminina diante da doença.

O grafite foi coordenado pelo artista Pakato Dias, que utilizou cores, traços e expressões para retratar as trajetórias inspiradoras de mulheres que enfrentaram o câncer e hoje servem de exemplo de fé e esperança para outras pessoas. Através da arte, o mural se tornou um símbolo de resistência e empoderamento, mostrando que é possível transformar dor em força e desafios em inspiração.

O evento contou com a presença de representantes das instituições filantrópicas “Rosas do Cariri” e “Força na Peruca”, que oferecem apoio emocional e confeccionam perucas doadas a pacientes em tratamento oncológico. Durante o encontro, mulheres atendidas pelos projetos compartilharam suas histórias de luta e vitória, emocionando o público e reforçando a importância do diagnóstico precoce e do apoio comunitário na jornada contra o câncer.

Ao abraçar causas sociais como o Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte reafirma seu compromisso com a população e com ações que promovem conscientização, empatia e valorização da vida. Através da arte, o Legislativo juazeirense mostra que cada história de superação merece ser contada — e que, juntas, elas formam um grande painel de esperança e solidariedade.

Guimarães e André Barreto articulam empréstimo R$ 332 milhões para o Crato

outubro 30, 2025 0


André disse que a proposta foi apresentada em julho e está sob análise do Ministério do Planejamento. A proposta deve seguir para aprovação do Senado.

29/10/2025 | Madson Vagner | Cariri

O deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, revelou uma articulação para que o município do Crato contrate empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Durante sua passagem pelo Cariri, na sexta-feira (24), Guimarães disse que a articulação está sendo feita junto ao Ministério do Planejamento para a indicação e referendo do Governo Federal à concessão.

Guimarães disse que a ministra Simone Tebet está ciente e convencida de que o Crato necessita do investimento e atende às condições exigidas. No momento, o ministério está avaliando o projeto a ser apresentado ao Senado, responsável pela autorização. Nessa modalidade de empréstimo, o Governo Federal é o avalista. Segundo Guimarães, a expectativa é que até dia 15 de dezembro a proposta siga para o Senado.

O prefeito André Barreto (PT) confirmou a articulação e disse que a Carta Consulta, com a proposta, foi apresentada em julho e está sob avaliação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento. Uma reunião entre representantes da Cofiex e do município está marcada para 11 de dezembro. André destaca que os recursos devem ser investidos em áreas como Turismo, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Rural, Educação, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura.

O valor da proposta apresentada pelo Crato é de U$ 62,5 milhões, cerca de R$ 332 milhões, com contrapartida de U$ 12,5 milhões do município. André observa que essa contrapartida é dada em obras estruturantes, que no município já estão em andamento. O projeto concorre com propostas de outros municípios, que precisam comprovar, entre outras, capacidade de pagamento. Essa capacidade de estados e municípios (Capag), emitida pelo Tesouro Nacional, obedece a critérios que qualificam entre A a D.

No Cariri, o primeiro município a conseguir a liberação do empréstimo foi Juazeiro do Norte. A solicitação feita pela gestão do ex-prefeito Arnon Bezerra, aprovou U$ 80 milhões, em cotação atual, cerca de R$ 431 milhões. Já em execução, os recursos estão sendo investidos drenagem, infraestrutura urbana e reformas.


Jornalista lança duas biografias de político e educadora do Crato

outubro 30, 2025 0


Depois de 50 anos de profissão, o jornalista Flamínio Araripe lançará dois livros no próximo dia 6 de novembro, em Fortaleza, na Biblioteca Pública Estadual, às 18 horas. O lançamento terá a participação do presidente do PSB, Eudoro Santana, com apresentação do jornalista Paulo Mota.

O livro “Jósio de Alencar Araripe - A Palavra sem Medo - Crônicas e artigos” (472 páginas) aborda o movimento de oposição às elites conservadoras do Crato e à ditadura militar, no início dos anos 1970. “Eneida Figueiredo Araripe, Uma Trabalhadora na Educação - Vida e obra” - o outro livro (160 páginas) reúne relato biográfico e a produção intelectual de uma professora da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Colégio Estadual Wilson Gonçalves. 

As obras se espelham ao reconstituir o período da história com foco na atuação de um político e uma educadora do Crato, marido e mulher, pais do organizador e editor dos dois livros. Ambos enfrentaram os desafios de seu tempo e deixaram um legado de amor e luta na defesa do desenvolvimento da região do Cariri.

O livro de Jósio, com prefácio do historiador Carlos Rafael, faz uma reconstituição do ambiente político do Crato nos anos 1971 a 1975 com depoimentos de Antônio Vicelmo, Eudoro Santana, Samuel Araripe, Rosemberg Cariry, Alemberg Quindins, Emerson Monteiro, irmãos e filhos do homenageado. Os testemunhos reconstituem o clima político do Crato sob domínio de políticos da Arena, e o movimento de resistência da oposição abrigada no MDB.

Vereador por dois mandatos, Jósio fundou e presidiu o MDB no Crato, se candidatou a prefeito do município e a deputado estadual. Manteve no início dos anos 1970 o programa ”A Palavra sem Medo”, em que escrevia crônicas diárias transmitidas pela Rádio Educadora do Cariri na voz do jornalista Antônio Vicelmo, resgatadas neste livro que lança luz sobre o movimento de resistência à ditadura no Crato.

O livro Eneida reedita o estudo “A Sedição de Juazeiro” sobre a revolta de jagunços liderada pelo Padre Cícero que derrubou o governo do Ceará em 1914. A obra inclui a monografia de sua Especialização em Geografia, de 1985 na UFC - “O Declínio da Produção Rapadureira no Crato” -, um artigo sobre o Coronel Nelson Alencar e outro sobre a Abolição da Escravatura. A produção acadêmica da autora é mostrada com “O Declínio da Produção Rapadureira no Crato”, monografia de Especialização em Geografia, defendida em 1985, na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Organizador

Depois de atuar na imprensa em São Paulo (1975 a 1983) e em Rio Branco, Acre (1983 a 1989), Flamínio reside em Fortaleza, onde foi editor de Cidade no jornal “O Povo”, editor de Economia no “Diário do Nordeste” e correspondente do “Jornal do Brasil” em Fortaleza.

Prefeitura de Granja realiza a 1ª Exposição Agropecuária do município em dezembro

outubro 30, 2025 0




A Prefeitura de Granja promoverá, entre os dias 03 e 07 de dezembro, a 1ª Exposição Agropecuária de Granja (Expo Granja 2025), no Complexo de Lazer Beira Rio. O evento será um marco para o fortalecimento do agronegócio local e regional, reunindo produtores rurais, criadores, empreendedores e instituições que impulsionam o desenvolvimento do campo.


Durante os cinco dias de programação, o público poderá conferir exposição de animais, produtos, equipamentos agrícolas e participar de atividades de capacitação e troca de conhecimento voltadas para o crescimento sustentável da agropecuária.


A Expo Granja 2025 nasce com o propósito de valorizar o trabalho do homem e da mulher do campo, reconhecendo a importância do setor rural para a economia e o desenvolvimento social do município.


Com uma programação diversificada, o evento promete movimentar a cidade e consolidar Granja como referência no incentivo e valorização da produção agropecuária da região.

Crato recebe o projeto UFCA Itinerante Global com dois dias de atividades no bairro Batateiras

outubro 30, 2025 0




Em parceria com o projeto UFCA Itinerante Global, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participa nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º de novembro) de uma ampla programação de ações voltadas à comunidade do bairro Batateiras.

As atividades envolvem extensão, cultura, ensino e pesquisa, e serão realizadas em diversos equipamentos públicos do bairro, como escolas, Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), praça e no tradicional terreiro de Dona Edite, espaço de convivência e cultura da comunidade.

Na sexta-feira (31), as ações acontecem das 13h às 17h, com continuidade no sábado (1º/11), das 8h às 12h. A programação contará com minicursos, palestras, oficinas e prestações de serviços, promovendo integração e troca de saberes entre a universidade e os moradores.

A cerimônia de abertura será realizada no final da tarde de sexta-feira, em um palco e contará com a programação que inclui:

17h: Atividades com o projeto Crato em Movimento, na brinquedopraça com academia ao ar livre;

18h: Apresentação do Coral da UFCA, sob regência do maestro Renato Brito;

Em seguida, pronunciamentos das autoridades convidadas.

O encerramento da noite ficará por conta da tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, símbolo da cultura popular cratense.

Cras Sede promove Baile dos Idosos - Uma Viagem aos Anos 80 em Salitre

outubro 30, 2025 0


A Secretaria de Proteção Social, por meio do CRAS Antônia Rosa Ribeiro, promoveu nesta última quarta, dia 29, um evento memorável que trouxe alegria e descontração aos idosos com um Baile dos Idosos - Tema Anos 80.

Os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram recebidos com entusiasmo e carinho, prontos para dançar ao som das músicas que eternizaram uma época cheia de cores e ritmos.

De clássicos do rock a sucessos do pop, e com as vestimentas características dos anos 80, todos puderam sentir a energia contagiante e vibrante daquela década, criando um ambiente festivo e nostálgico.

Ao resgatar a nostalgia dos anos 80, o Baile dos Idosos trouxe um pouco da vivacidade dessa época para os dias atuais, mostrando que é possível celebrar a vida em todas as suas fases, e proporcionando aos idosos a oportunidade para que compartilhassem suas histórias e lembranças, fortalecendo laços de amizade e resgatando experiências que fazem parte de suas trajetórias de vida.

Com certeza, este evento ficará guardado na memória de todos os presentes, como mais um capítulo especial na rica história da comunidade de Salitre.

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprova projeto que autoriza o Executivo a implantar equoterapia no município

outubro 30, 2025 0



A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (28), sessão ordinária marcada por discussões, requerimentos e aprovação de importantes projetos. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para destacar temas de interesse da população. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu atenção do Poder Executivo para a revitalização da Praça do Giradouro, ressaltando sua importância como cartão-postal da cidade. Já a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para o grande número de animais soltos nas vias do município e solicitou uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos competentes.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram solicitações voltadas à infraestrutura e serviços urbanos. A vereadora Ivanisa Pereira (PRD) pediu à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a colocação de canaletas nos esgotos da rua Coronel Raul. A vereadora Professora PG (Podemos) requereu ao Demutran e à Secretaria de Finanças um possível estudo para o refinanciamento de multas de veículos. O vereador Vinícius Duarte (PSD) solicitou obras emergenciais no bairro José Geraldo da Cruz, enquanto o vereador Cleilson Móveis (AGIR) requereu o calçamento da rua José Sabiá, na Betolândia. Outros pedidos incluíram a limpeza de esgotos, recuperação de buracos, serviços de infraestrutura e ações em defesa dos romeiros que visitarão Juazeiro do Norte no feriado de Finados.

Na sequência, as senhoras Sandra e Jéssila usaram a tribuna da Casa para abordar o tema da doação de um terreno no Horto à Fundação Terra. Elas ressaltaram a importância da doação para a construção de um espaço voltado à prática esportiva, convivência comunitária e educação, reforçando a importância de projetos sociais que valorizem os moradores da região.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram importantes matérias, entre elas a Mensagem nº 193/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso gratuito de um bem público à Fundação Terra pelo prazo de 10 anos. Outro destaque foi o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que autoriza o Executivo municipal a implantar a prática da equoterapia no âmbito do município, conforme os termos da Lei Federal nº 13.830/2019. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento físico e emocional, trazendo benefícios significativos para pessoas com deficiência ou com dificuldades motoras, cognitivas e psicológicas. Ainda foram aprovados três projetos de resolução que concedem o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e dois projetos que outorgam a Medalha Juazeiro – Comenda do Mérito Legislativo, homenageando personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município. 

No Grande Expediente, o senhor Rafael Decker utilizou a tribuna para tratar sobre corridas de rua, destacando a necessidade de que as largadas aconteçam mais cedo, pensando na saúde dos atletas. Os vereadores se colocaram à disposição para buscar soluções junto aos órgãos competentes, como o Demutran. Ainda no Grande Expediente, o vereador Lukão (PSDB) destacou a necessidade de melhorias na estrutura e na segurança do Terminal Rodoviário Interestadual. A vereadora Rita Monteiro (PSB) chamou atenção para os atos de vandalismo em escolas, pedindo ações da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania diante dos fatos, ao mesmo tempo que solicitou da Secretaria de Educação a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) denunciou o descarte irregular de entulho e lixo em vias públicas e defendeu a intensificação da fiscalização e campanhas de conscientização para manter Juazeiro do Norte mais limpa e acolhedora.