TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Rogério Pinheiro, secretário do Esporte do Ceará, será homenageado com título de cidadão quixeramobinense

outubro 29, 2025 0




 O secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Nogueira Pinheiro, será agraciado com o título de cidadão quixeramobinense nesta quarta-feira, 29. A honraria será entregue durante sessão solene na Câmara Municipal de Quixeramobim, com início previsto para as 9h.

A iniciativa é do vereador licenciado e atual secretário de Esporte do município, Idelbrando Rocha, que propôs a concessão do título em reconhecimento aos serviços prestados por Pinheiro ao desenvolvimento do esporte no estado.

Quem é Rogério Pinheiro?

Natural do estado de São Paulo, Rogério Nogueira Pinheiro nasceu em 27 de agosto de 1975. É filho de Cesar Augusto Pinheiro e Maria Marilza Nogueira, e casado com Taciane Vizzotto Nogueira. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atualmente cursa pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo no Esporte.

E-book política

Ao longo de sua carreira, Pinheiro ocupou cargos estratégicos na administração pública, como chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Entre 2019 e 2022, atuou nas secretarias da Segurança Pública e da Juventude e Esporte do Estado. Em 2023, foi reconduzido ao cargo de secretário do Esporte do Ceará pelo governador Elmano de Freitas.

                                  Quixeramobim Agora 

Polícia Civil captura em flagrante suspeito de tráfico de drogas na Região do Cariri

outubro 29, 2025 0


Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou na prisão em flagrante, de um homem, de 56 anos, na tarde dessa terça-feira (28), suspeito de tráfico de drogas na cidade Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do estado.

Equipes da 2ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul) localizaram e prenderam o alvo no bairro Romeirão.

Os policiais civis apreenderam com o indivíduo uma pistola calibre 380, dois carregadores, 22 munições calibre 380, 41 gramas de cocaína, seis gramas de maconha, uma balança de precisão, cartões de crédito, cadernos de anotações, material para comercialização de drogas e aparelhos celulares.

A ação é um desdobramento de uma investigação coordenada pela 2ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte de combate ao tráfico na Região do Cariri cearense.

Diante disso, o suspeito foi conduzido para a delegacia, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos cabíveis o homem foi colocado à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 2113-0544, da 2ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Camilo Santana surge como opção caso Ciro resolva disputar o Governo do Ceará em 2026

outubro 29, 2025 0


Foto: Luis Fortes/MEC

O nome do senador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), começou a ser cogitado para disputar o Governo do Ceará em 2026 caso o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) resolva entrar no pleito. A informação é dos jornalistas Danielle Brant e Fábio Zanini, da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Após sua saída do PDT no dia 17 de outubro, Ciro se filiou ao PSDB na última quarta-feira, 22. Ele presidirá o partido no Ceará, e seu aliado, o ex-prefeito de Fortaleza José Sarto, assumirá o comando da legenda na capital cearense.

Conteúdo online

O nome de Camilo, de acordo com a coluna, já começa a circular como possível substituto de Elmano nas urnas em razão de pesquisas que indicam que ele seria um nome mais forte do que o do atual governador na disputa estadual.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data em 29 de setembro, Elmano aparece a frente do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (que se filiará ao União Brasil no próximo dia 5 de novembro), mas empatado com Ciro.

Apesar do nome de Ciro ser apontado como uma opção para a disputa pelo Palácio da Abolição, ele já assumiu preferência por apoiar Roberto Cláudio. Além disso, não é descartada a possibilidade de Ciro disputar novamente a Presidência da República.

Prefeitura de Potengi realiza entrega de 303 títulos de terra a agricultores do município

outubro 29, 2025 0





                                        


 A Prefeitura Municipal de Potengi, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta quarta-feira (29), a entrega de 303 títulos de terra a agricultores do município, representando um momento histórico para a classe.

Turismo Ceará


A ação representa um importante avanço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento rural sustentável do município. Com os títulos em mãos, os agricultores agora possuem o documento de regularização fundiária de suas propriedades, assegurando o direito à terra e a possibilidade de acessar políticas públicas voltadas ao crédito rural, assistência técnica e investimentos produtivos.

Durante a solenidade, os beneficiários celebraram a conquista que garante mais dignidade, segurança e valorização do trabalho no campo, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover qualidade de vida e oportunidades para os que vivem e produzem na zona rural.

O secretário de Agricultura, Evandro Santos, destacou a importância da parceria e do impacto da ação para os produtores locais. “Essa é uma ação importante que é em parceria com o Governo do Estado, na qual agora os agricultores estão assegurados com seu documento de terra e podem produzir sem medo de perder.” 

Prefeito João Paulo assina ordem de serviço e investe quase R$ 1 milhão em reforma e ampliação de escolas da rede municipal de Mauriti

outubro 29, 2025 0

A Prefeitura de Mauriti assina nessa terça-feira (28), ordem de serviço para início de obras de reforma e ampliação em escolas da rede municipal. Quase R$ 1 milhão serão investidos nas obras que devem absorver mão de obra local, segundo informou o Prefeito João Paulo Furtado (PT), ao lado do Secretário de Educação Gilberto Juca.

Mais precisamente, a monta de R$ 771.715,24 (setecentos e setenta e um mil, setecentos e quinze reais e vinte e quatro centavos), serão investidos. Com recursos próprios, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, dará inicio a uma série de melhorias na infraestrutura das unidades escolares.

Os serviços serão executados pelas empresas LC Serviço e Locação de mão de obra LTDA., que deve reformar e ampliar o Centro Educacional Infantil Padre Argemiro, no valor de R$ 453.061,33. Já a empresa M Minervino Neto Empreendimentos LTDA., deve executar os mesmos serviços no Centro Educacional Infantil – CEI Carrossel no Distrito de Anauá, no valor de R$ 230.041,64.

Ainda de acordo com o processo licitatório, foi contratada a empresa LS Comércio Serviços e Representações LTDA., para reforma e ampliação do Centro Educacional de Mauriti Professor Pedro Montenegro de Lousa, na sede de Mauriti, cujo valor é de R$ 88.612,26. O Prefeito João Paulo, assegurou que mais investimentos serão feitos nas demais escolas do município.

“Estamos iniciando uma série de serviços que visam melhorar e reestruturar toda a nossa rede de ensino. Educação sempre foi e continua sendo prioridade em nosso governo. Eu e Cícero, faremos outros anúncios mais a frente, que beneficiará diretamente a nossa educação”, asseverou João Paulo.

#jornalismo #educação #investimento #escolas #reformaeampliação #prefeitura #mauriti

Antonina do Norte se prepara para receber Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

outubro 29, 2025 0

Antonina do Norte recebeu, com grande entusiasmo, a visita dos técnicos responsáveis pela implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município. A equipe veio para realizar a vistoria técnica e os levantamentos necessários à instalação do polo, que será um importante marco para a educação superior de nossa cidade.

Durante a visita, foram apresentados os espaços que irão abrigar as futuras atividades acadêmicas, com o objetivo de garantir que toda a estrutura atenda aos requisitos exigidos pelo MEC e pela UAB. A implantação do polo representa um avanço significativo para Antonina do Norte, ampliando as oportunidades de formação e qualificação profissional para jovens e adultos sem que precisem se deslocar para outros municípios.

A gestão municipal reafirmou seu compromisso com a educação e destacou que o polo UAB será um instrumento de transformação, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico da região.

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprova projeto que autoriza o Executivo a implantar equoterapia no município

outubro 29, 2025 0

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (28), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária marcada por discussões, requerimentos e aprovação de importantes projetos. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para destacar temas de interesse da população. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu atenção do Poder Executivo para a revitalização da Praça do Giradouro, ressaltando sua importância como cartão-postal da cidade. Já a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para o grande número de animais soltos nas vias do município e solicitou uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos competentes.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram solicitações voltadas à infraestrutura e serviços urbanos. A vereadora Ivanisa Pereira (PRD) pediu à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a colocação de canaletas nos esgotos da rua Coronel Raul. A vereadora Professora PG (Podemos) requereu ao Demutran e à Secretaria de Finanças um possível estudo para o refinanciamento de multas de veículos. O vereador Vinícius Duarte (PSD) solicitou obras emergenciais no bairro José Geraldo da Cruz, enquanto o vereador Cleilson Móveis (AGIR) requereu o calçamento da rua José Sabiá, na Betolândia. Outros pedidos incluíram a limpeza de esgotos, recuperação de buracos, serviços de infraestrutura e ações em defesa dos romeiros que visitarão Juazeiro do Norte no feriado de Finados.

Na sequência, as senhoras Sandra e Jéssila usaram a tribuna da Casa para abordar o tema da doação de um terreno no Horto à Fundação Terra. Elas ressaltaram a importância da doação para a construção de um espaço voltado à prática esportiva, convivência comunitária e educação, reforçando a importância de projetos sociais que valorizem os moradores da região.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram importantes matérias, entre elas a Mensagem nº 193/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso gratuito de um bem público à Fundação Terra pelo prazo de 10 anos. Outro destaque foi o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que autoriza o Executivo municipal a implantar a prática da equoterapia no âmbito do município, conforme os termos da Lei Federal nº 13.830/2019. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento físico e emocional, trazendo benefícios significativos para pessoas com deficiência ou com dificuldades motoras, cognitivas e psicológicas. Ainda foram aprovados três projetos de resolução que concedem o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e dois projetos que outorgam a Medalha Juazeiro – Comenda do Mérito Legislativo, homenageando personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município. 

No Grande Expediente, o senhor Rafael Decker utilizou a tribuna para tratar sobre corridas de rua, destacando a necessidade de que as largadas aconteçam mais cedo, pensando na saúde dos atletas. Os vereadores se colocaram à disposição para buscar soluções junto aos órgãos competentes, como o Demutran. Ainda no Grande Expediente, o vereador Lukão (PSDB) destacou a necessidade de melhorias na estrutura e na segurança do Terminal Rodoviário Interestadual. A vereadora Rita Monteiro (PSB) chamou atenção para os atos de vandalismo em escolas, pedindo ações da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania diante dos fatos, ao mesmo tempo que solicitou da Secretaria de Educação a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) denunciou o descarte irregular de entulho e lixo em vias públicas e defendeu a intensificação da fiscalização e campanhas de conscientização para manter Juazeiro do Norte mais limpa e acolhedora.