TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Taça Crato 2025 avança e consolida o protagonismo do município no esporte amador

outubro 24, 2025 0


 

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), segue imprimindo ritmo e excelência à organização da Taça Crato 2025, consolidando o compromisso da gestão com o fortalecimento do esporte amador e comunitário.

Após a segunda reunião técnica, que tratou de pontos essenciais como estrutura, uniformes e cronograma, a equipe organizadora se prepara para o terceiro encontro oficial, que acontecerá neste sábado, dia 25 de outubro, às 16h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Nesse momento, será realizado o sorteio das equipes, etapa decisiva que marca o início da contagem regressiva para o campeonato.

Com mais de 150 times inscritos nas categorias masculino aberto, feminino society e base (sub-11 e sub-14), a Taça Crato 2025 desponta como o maior campeonato de futebol amador do Ceará.

Cada escudo representa mais que um time: simboliza o esforço coletivo, a dedicação dos atletas e o orgulho das comunidades que vivem intensamente o espírito do futebol.

A Taça Crato traduz o sentimento de união e pertencimento que move o esporte cratense. Em campo, cada equipe leva consigo histórias de superação, amizade e paixão pela camisa, valores que fazem da competição um verdadeiro patrimônio da cidade.

Com abertura oficial prevista para o dia 1º de novembro, o torneio promete movimentar o município, promovendo integração, lazer e valorização dos talentos locais.

Realizada pela Secretaria de Esporte e Juventude e executada pela empresa Construeco, a Taça Crato 2025 mostra a efetividade de um trabalho contínuo da gestão municipal, que tem no esporte um instrumento de inclusão, formação e desenvolvimento humano.

"A Taça Crato é o retrato mais autêntico da força do nosso futebol amador. Cada equipe leva consigo a garra e a paixão que movem o Crato. Estamos construindo um evento que valoriza nossas comunidades e inspira novas gerações", destaca Eudiane Pinheiro, gestora da Secretaria de Esporte e Juventude.

Com o entusiasmo das torcidas, o empenho dos times e o apoio da gestão municipal, a Taça Crato 2025 se firma como uma celebração da coletividade, da identidade cratense e da força transformadora do esporte.

Texto: Hermínia Rachel Saraiva

Tentativa de homicídio é registrada pela Polícia Militar em Várzea Alegre

outubro 24, 2025 0



A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio contra uma mulher no bairro Riachinho, na cidade de Várzea Alegre, na madrugada desta quinta-feira, 23.

Conforme relatos, dois homens não identificados, em uma motocicleta, efetuaram vários disparos de arma de fogo na vítima. A mulher foi atingida com três disparos e foi socorrida para o Hospital São Raimundo Nonato.

O Comandante do CPRaio, Jailton Martins disse que assim que soube do fato, o patrulhamento foi intensificado no local.

Santana do Cariri está preparada para receber romeiros e reviver momentos de fé no encerramento da Festa e Romaria da Beata Benigna Cardoso

outubro 24, 2025 0


                                                                  Foto : Instagram 

O município de Santana do Cariri vive, nesta Sexta -feira (24), o ponto alto da 3ª Festa e 22ª Romaria da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, reunindo milhares de fiéis vindos de diversas regiões do Ceará e de outros estados do Nordeste. Durante todo o dia, romeiros, devotos e visitantes participam das celebrações religiosas que marcam o encerramento da programação, marcada por fé, emoção e devoção.


Desde as primeiras horas da manhã, o clima é de oração e peregrinação. A programação teve início às 6h com a Santa Missa no local do martírio, no Sítio Oiti, seguida de celebrações no Santuário da Beata Benigna, no bairro Inhumas, um dos locais de maior concentração de fiéis. A capela e o caminho da fé, onde ocorreu o martírio da jovem Benigna, se tornaram pontos de visitação intensa, onde os devotos buscam bênçãos e água benta.

Ao longo do dia, ocorrem missas, terços e momentos de oração, culminando às 17h com a Santa Missa de Encerramento, presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, em um palco montado ao lado da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. O momento solene contará com a presença de padres da Diocese de Crato, autoridades municipais e estaduais.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, a Prefeitura de Santana do Cariri montou uma ampla estrutura. A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes com médicos, enfermeiros e ambulâncias de plantão. Já as forças de segurança pública atuam de forma intensiva para assegurar tranquilidade durante todo o evento.

A movimentação também aqueceu a economia local. Vendedores ambulantes, lojas e barracas instaladas nas proximidades do santuário estão comercializando produtos religiosos, alimentos e lembranças, gerando emprego e renda para a população. Restaurantes, pousadas e o comércio em geral registram aumento nas vendas durante o período.

O prefeito Samuel Cidade Werton destacou a importância do evento para Santana do Cariri e para todo o Cariri cearense:

“A Festa e Romaria da Beata Benigna é um momento de fé e renovação, mas também de desenvolvimento para o município. Temos orgulho de receber milhares de devotos que vêm em busca de bênçãos e esperança. Nossa gestão se preparou com dedicação para garantir acolhimento, estrutura e segurança a todos que participam desse grande momento de fé popular”, afirmou o gestor.

A programação se encerra às 19h, com o grande sorteio, marcando o fim de mais uma edição da Festa e Romaria da Bem-Aventurada Benigna Cardoso, símbolo de fé e devoção no coração do Cariri.

CRATO - NOTA DE PESAR

outubro 24, 2025 0

Ex-ministro de FHC quer impugnar filiação de Ciro ao PSDB

outubro 24, 2025 0


Ciro recebeu duas missões de Tasso: reconstruir o PSDB e o Ceará

Eduardo Jorge Pereira, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência no governo FHC, vai enviar ao diretório do PSDB no Ceará um pedido de impugnação da filiação de Ciro Gomes.            

Ciro se filiou ao partido na última quarta-feira, durante ato que, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, contou com a presença de dirigentes de partidos no Estado como como André Fernandes, do PL, e Capitão Wagner, do União Brasil.  

Eduardo Jorge explica no texto que a volta de Ciro à legenda feriu o Estatuto do PSDB em três pontos.

O documento atribui a Ciro uma “conduta pessoal indecorosa” em diversas ocasiões; hostilidades públicas ao PSDB e a lideranças do partido, como o próprio FHC; e incompatibilidade com os princípios e o programa da legenda

 Processos

Eduardo Jorge e Ciro têm embates judiciais no passado.

Ciro foi processado pelo ex-ministro de FHC por tê-lo chamado de corrupto em 2000. Chegou a ser condenado na Justiça do Distrito Federal a pagar uma indenização de R$ 30 mil a Eduardo Jorge em 2009.

O ex-ministro quer que o PSDB abra um processo disciplinar interno para analisar suas alegações e que, ao final dele, Ciro não tenha a filiação homologada.

“Trata-se de fato inadmissível para qualquer tucano que tenha respeito pela história desse partido e da atuação nefasta do Ciro com relação a nossos lideres históricos — como Fernando Henrique e José Serra”, escreveu Eduardo Jorge em mensagem enviada a correligionários.

(Com PlatoBR)

Pela primeira vez um juazeirense pode se tornar Procurador-Geral do Ceará

outubro 24, 2025 0



O juazeirense Herbet Gonçalves Santos, Promotor de Justiça do Ceará, confirmou que protocolou requerimento de candidatura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ceará para o biênio 2026-2027. Caso seja eleito, Herbet Santos será o primeiro juazeirense a ocupar o comando do Ministério Público do Ceará.

Herbet Santos ressaltou o objetivo de sua candidatura: “Seguimos firmes no propósito de construirmos um Ministério Público mais forte, que valorize seus membros, servidores e colaboradores.

O Promotor de Justiça afirmou ainda que a candidatura é uma construção coletiva e se colocou à disposição dos colegas de classe “para dialogar, ouvindo as sugestões, para que essa construção seja coletiva, sempre com compromisso, responsabilidade e coragem”, finalizou.

Trajetória profissional

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Herbet Gonçalves Santos é filho do desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos, e sobrinho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.

Formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), possui mais de 16 anos de serviço público, dos quais 11 dedicados ao MPCE. É membro lotado na Promotoria de Combate ao Crime Organizado (PCOC), com atuação na Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC), exercendo atribuições na Comarca de Fortaleza (CE). Atualmente, é conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sendo o único cearense a integrar o colegiado.


Exerceu dois mandatos (2021–2025) como presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), sendo o gestor com a maior votação nominal da história da entidade classista.

2° Encontro de Famílias Atípicas do Cariri acontece na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte no próximo dia 29

outubro 24, 2025 0



A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promoverá, na próxima quarta-feira (29), a segunda edição do Encontro de Famílias Atípicas do Cariri, a partir das 8h30, na sede do Poder Legislativo. O evento, que tem se consolidado como um importante espaço de acolhimento, diálogo e troca de experiências, é voltado para mães, pais e cuidadores de pessoas com deficiência ou com transtornos do neurodesenvolvimento.

Durante o encontro, será realizada uma palestra com o tema “Tempo para Si: O Poder do Autocuidado na Vida da Mulher/Mãe”, abordando a importância de cuidar da saúde física e emocional das mulheres que dedicam grande parte de suas vidas aos cuidados dos filhos. O momento promete ser de partilha, aprendizado e fortalecimento entre as participantes, que encontrarão um ambiente de apoio e escuta.

A realização desses encontros reforça o compromisso da Câmara Municipal com as pautas da inclusão, do respeito e da valorização das famílias atípicas. Além de promover debates relevantes, o evento busca sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por essas famílias e incentivar políticas públicas voltadas para o cuidado e a acessibilidade.

As inscrições para participar do 2º Encontro de Famílias Atípicas do Cariri estão abertas e podem ser feitas através do link disponível no Instagram oficial da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade interessada.