TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 23 de outubro de 2025

CRAS Sede Promove Encontro Especial em Homenagem ao Outubro Rosa com Grupo de Idosos

outubro 23, 2025 0


No dia 22 de outubro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um momento especial voltado para o grupo de idosos em alusão à campanha Outubro Rosa. Este evento é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma questão de extrema importância para a saúde da mulher.

Contamos com a participação da Dra. Geane, que trouxe informações valiosas e promoveu um diálogo enriquecedor. O encontro foi marcado por acolhimento, trocas de experiências e muitos aprendizados. Foi um espaço onde se reforçou a importância do autocuidado e da atenção à saúde feminina em todas as fases da vida.

A atividade não apenas buscou informar, mas também fortalecer os vínculos comunitários. Os idosos foram estimulados a atuarem como agentes multiplicadores de conhecimento dentro de suas famílias e comunidades, promovendo um ambiente de apoio e cuidado mútuo.

Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é visto como um convite para que todos cuidem de si mesmos com amor, atenção e coragem. Ao enfatizar esses valores, a administração "O Povo é Quem Faz" reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da população idosa, incentivando sempre a proatividade na busca por cuidados preventivos e qualidade de vida.

Consórcio Nordeste, BNB e Instituto Clima e Sociedade debatem em Fortaleza negócios na área da energia limpa

outubro 23, 2025 0

Anette Kilmer, representante do BID noBrasil, participará do evento. Foto: Wagner Santana.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, coordenará, nesta quinta-feira, em Fortaleza, o seminário “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As Oportunidades do Powershoring”. O evento, segundo informa a assessoria de imprensa do BNB, que promove o encontro com o Consórcio Nordeste e o Instituto Clima e Sociedade, vai acontecer na sede do banco, no bairro Passaré, e contará com a participação de representantes dos governos estaduais da região.

O seminário irá debater formas de como as condições únicas do Nordeste, com elevada disponibilidade de energia renovável a custos competitivos, poderão posicionar a região na liderança da transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.

 Os estados nordestinos concentram 78% da capacidade instalada de eólica e solar do país e têm localização geográfica privilegiada, infraestrutura logística forte e mão de obra qualificada. Dessa forma, a região é atrativa para indústrias verdes e de difícil descarbonização, como siderurgia, fertilizantes e químicos, além de segmentos ligados às cadeias de valor da energia renovável, como minerais críticos, baterias e combustíveis de baixo carbono.

Os especialistas convidados irão debater temas diretamente ligados ao futuro dos investimentos sustentáveis na região:

• Estratégias regionais e a visão internacional do Brasil para a consolidação da agenda de Powershoring
• Perspectivas de investidores, mecanismos de financiamento e instrumentos de mitigação de riscos para ampliar os investimentos sustentáveis
• Marcos institucionais, clusters industriais de baixo carbono e ecossistemas portuários como vetores de desenvolvimento e descarbonização
• O papel da filantropia e da cooperação internacional na construção de uma agenda comum para o Powershoring
Inscrição presencial ou online para jornalistas: clique aqui

Programação

8h30 – credenciamento

9h – Abertura com Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí; Representante do governo do Ceará; Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB); Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Ceará artisan products


9h30 – Keynote speeches: Neoindustrialização Verde e o Papel do Brasil no Cenário Global e o caso do Nordeste

9h50 – Apresentação de estudos de Powershoring:
Powershoring in the Global South: Unlocking Green Industrial Potential
Powershoring e desenvolvimento regional no Nordeste
Transition Accelerator na viabilização de projetos de powershoring

10h25 – Painel 1 – Visão da região – Como a região está trabalhando a agenda de Powershoring? Onde estamos, para onde vamos?

11h15 – Painel 2 – Narrativas do Powershoring e o papel da filantropia no desenvolvimento regional e na descarbonização global

12h05 – Keynote speeche: Da Promessa à Ação: O Nordeste como Vitrine de Soluções Climáticas do Setor Privado à Governança Global
12h10 – Painel 3 – Visão dos Investidores – Como desenvolvedores de projetos e outros atores veem o Powershoring?

14h – Enviados COP30 – Visão Estratégica do Powershoring: Oportunidades para o Brasil no Cenário Internacional

14h30 – Painel 4 – Financiamento do Powershoring

15h30 – Painel 5 – Marco institucional e regulatório para impulsionar o Powershoring

Das 16h30 às 18h – Mesas redondas paralelas:

Especialistas confirmados

Annette Killmer – Representante do BID no Brasil
Siddharth Dasgupta – Líder de Descarbonização Indústrial no CIF
Rafael Dubeux – Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda
Leonardo Pereira – Head da Plataforma BIP do BNDES
Rodrigo Lauria – Diretor de Mudanças Climáticas da Vale S/A
Marcelo Saintive – Presidente do BANDES
Carlos Salgado – Especialisat em energia do PNUD
Luiz Esteves – Assessor da Vice-Presidência do setor Privado da CAF
Rosana Santos – Diretora Executiva do Instituto E+
Carlos Gabas – Secretário Executivo do Consórcio Nordeste
Elbia Gannoum – Presidente da Abeeólica
Bernardo Santana – Consul honorário em Fortaleza do ID HUB/uk
Frank Yu – Vice-presidente da Envision
Chen Mingming – Diretor Financeiro da State Grid Brazil Holding
Adriana Waltrick – CEO da SPIC Brasil
Maíra Peruzzo – Gerente de Relações Institucionais da ACELEN Renováveis


SERVIÇO

*Sede do BNB – Avenida Doutor Silas Munguba 5700 – Passaré, Fortaleza.

                                  Jornalista Eliomar de Lima 

Chaval: cerca de 30 profissionais da educação ficaram feridos no desabamento

outubro 23, 2025 0


Ambulâncias atuaram no socorro após o desabamento do teto da Secretaria da Saúde de Chaval

Ambulâncias atuaram no socorro após o desabamento do teto da Secretaria da Saúde de Chaval / Crédito: reprodução/vídeo

Aproximadamente 30 profissionais da educação saíram feridos no desabamento do teto da Secretaria da Educação de Chaval, no Ceará. O acidente aconteceu nesta quarta-feira, 22, e não há registro de mortos. Pelo menos 50 profissionais, entre professores, coordenadores e diretores, estavam reunidos no auditório no momento que o teto cedeu.

A informação é do secretário da Saúde de Chaval, Antônio Edson Melo da Rocha. "Quando soube do acidente, me direcionei até o local e acionei as equipes para dar suporte no hospital. Entrei em contato com cidades vizinhas para dar suporte e enviar ambulâncias de Camocim, Barroquinha, Parnaíba e Martinópole", afirma.

Ao todo, 13 vítimas foram transferidas para hospitais de Parnaíba, Sobral, Camocim e Barroquinha. As duas primeiras pessoas transferidas estavam em estado grave, com traumatismo craniano. Outras estavam com suspeita de fratura de fêmur. A maioria sofreu pancadas na cabeça devido a queda da estrutura e das telhas. 

Outra parte, com escoriações de menor gravidade, permanece no hospital de Chaval. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldiguerri, afirmou que entrou em contato com o prefeito de Chaval, Carlinhos Gomes, e com o prefeito de Granja, que colocou o hospital à disposição das vítimas. As ambulâncias também foram deslocadas. 

A Prefeitura de Chaval, por meio de nota, informou que o desabamento aconteceu durante uma capacitação dos professores da rede municipal. "Desde os primeiros momentos do ocorrido, o município de Chaval mobilizou toda a sua estrutura de emergência, tendo convocado todos os servidores da área da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, para o atendimento imediato às vítimas", informou. 

 O município ainda divulgou que será realizada uma apuração para identificar as causas do acidente com os órgãos competentes. 

                                                     O Povo 

Eleições 2026: grupo de Elmano mostra união no dia em que Ciro Gomes muda de partido

outubro 23, 2025 0



Uma publicação nas redes sociais movimentou os bastidores políticos nesta quarta-feira (22/10). Chagas Vieira, chefe da Casa Civil, compartilhou o registro de uma reunião entre os pesos-pesados do bloco governista no Ceará - Elmano de Freitas (PT), Camilo Santana (PT), Cid Gomes (PSB) - irmão de Ciro -, Evandro Leitão (PT) e o próprio Chagas Vieira.


Ceará food products

A publicação acontece no mesmo dia em que Ciro Gomes oficializa sua filiação ao PSDB e sinaliza disputa pelo governo estadual em 2026.


Mesmo sem ser endereçado nominalmente a Ciro, Chagas deixou um recado na legenda da publicação: “Como é bom fazer parte do projeto que tem AS MAIORES LIDERANÇAS DO CEARÁ lutando, juntas, por um estado cada vez mais forte.”


O encontro do bloco governista, realizado no Palácio da Abolição, serve como demonstração de coesão entre as principais lideranças da base do governo estadual - algo ressaltado nos bastidores como parte da estratégia para consolidar o projeto de reeleição de Elmano de Freitas.


Por outro lado, a filiação de Ciro Gomes ao PSDB representa tanto um reposicionamento pessoal quanto um alerta direto ao grupo no poder. O movimento reacende seu protagonismo histórico no Ceará e prepara o terreno para uma disputa eleitoral mais acirrada no próximo ano.


Disputa

Essa confluência de atos, unidade formal do bloco governista e simultânea movimentação de oposição, aponta que 2026 já está sendo desenhado no Ceará. O Governo busca reforçar internamente sua aliança como resposta à ofensiva de Ciro Gomes, que aposta em uma nova configuração partidária para retomar espaço no Estado.


Fonte: Opinião CE

Santana do Cariri presente na Caravana "Ceará um Só"!

outubro 23, 2025 0


A vice-prefeita e secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Bibiane Sampaio, juntamente com a secretária municipal de Finanças Sâmia Bráulio e equipe representaram o município neste importante encontro realizado ontem (22) no Centro de Convenções do Cariri, em Crato.

A Caravana "Ceará um Só" é uma iniciativa do Governo do Estado que reúne gestores municipais, secretarias e instituições parceiras para fortalecer a governança intermunicipal, o planejamento regional e o desenvolvimento sustentável do Cariri.

Durante o evento, foram debatidos temas como captação de recursos, governança digital, reforma tributária e gestão pública eficiente, além de novas ações do programa Ceará Sem Fome.

Santana do Cariri segue unida pelo desenvolvimento regional e pela construção de um Ceará mais forte e solidário!

A competência da Polícia Federal na investigação de fraudes em Regimes Próprios de Previdência Social

outubro 23, 2025 0



Por Leopoldo Martins

 Advogado

Os Regimes Próprios de Previdência Social municipais administram valores expressivos que integram o patrimônio público, destinados a garantir aposentadorias e pensões de servidores efetivos. Assim, qualquer aplicação irregular ou fraudulenta desses recursos representa prejuízo direto ao erário. Surge, então, a questão: quando cabe à Polícia Federal investigar tais irregularidades?

A Constituição Federal, no art. 144, §1º, inciso I, atribui à Polícia Federal a competência para apurar infrações penais “em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas”.

Quando os recursos dos RPPS municipais são aplicados em fundos de investimento supervisionados pela Comissão de Valores Mobiliários ou movimentados por instituições sob fiscalização do Banco Central, há claro interesse da União. A CVM e o Banco Central, autarquias federais, são responsáveis pela integridade do Sistema Financeiro Nacional, estruturado por normas federais — como as Leis nº 4.595/1964 e nº 6.385/1976.

Assim, fraudes em investimentos, manipulação de ativos ou desvio de recursos aplicados em fundos regulados configuram crimes contra o sistema financeiro nacional, cuja apuração é de competência da Polícia Federal.


Operações como Encilhamento, Fundo Fake e Papel Fantasma, conduzidas pela PF em parceria com a CVM, o Banco Central e o Ministério Público Federal, reforçam esse entendimento. O Superior Tribunal de Justiça também reconheceu a competência da Justiça Federal — e, por consequência, da PF — para apurar crimes de gestão fraudulenta ou temerária de fundos de investimento.


Contudo, quando as irregularidades se restringem à má gestão interna dos recursos municipais, sem envolvimento de instituições financeiras ou fundos regulados pela União, a competência é da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.

Em síntese, a Polícia Federal é competente para investigar fraudes em RPPS municipais sempre que houver reflexos sobre o sistema financeiro nacional ou ofensa a interesses da União.

                 https://www.instagram.com/p/DQIWbcJkSg9/?igsh=ZzFodzV3OWthaHJk


Desenvolvimento Rural do Crato inicia repescagem para inscrições do Garantia Safra no dia 1º de novembro

outubro 23, 2025 0





A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, já realizou mais de mil inscrições para o Programa Garantia Safra 2025-2026. O trabalho vem sendo realizado através de agendamento das equipes nas comunidades, incluindo sítios e distritos, para garantir aos produtores rurais melhores condições, no caso das perdas de safras. No próximo dia 1º, será iniciada a repescagem para aqueles agricultores que não conseguiram realizar o cadastramento, em virtude de alguma pendência.

No sábado, 1º, o atendimento com os técnicos da secretaria será no distrito de Dom Quintino (Escola Raimundo Nonato). Já no dia 4, na Bela Vista (Casa de Mestre Aldenir), e também na Ponta da Serra (C. B. Sindicato). No dia 5, no Campo Alegre (Associação/Cozinha Solidária), na Santa Fé (Mercearia de Mariana) e Monte Alverne (Associação); dia 6, na Santa Rosa (Salão da Capela São José), Baixio das Palmeiras (Associação) e Belmonte (Auditório da Solibel).

As localidades começaram a receber as equipes para a realização das inscrições no último dia 30 de setembro, por Dom Quintino e Bela Vista. Em diversas localidades, os produtores ainda terão a oportunidade de encaminhar as suas inscrições.



O trabalho está sendo realizado através da parceria com a Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as entidades, incluindo associações das localidades. A Secretária Julliana Bezerra destaca o importante trabalho de parceria, para chegar a pelo menos 1.500 produtores cadastrados, que poderão ser beneficiados através do Garantia Safra este ano.

Sobre o Garantia

O Garantia Safra é um seguro vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, para garantir as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares, sistematicamente sujeitos à perda da serra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.