TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Secretaria dos Recursos Hídrico do Ceará reconhece situação de escassez hídrica em três regiões do Estado

outubro 23, 2025 0




O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos, declarou estado de escassez hídrica nas regiões hidrográficas dos Sertões de Crateús, Médio Jaguaribe e Banabuiú, que enfrentam baixos volumes de armazenamento em seus reservatórios. Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os açudes dessas áreas operam atualmente com níveis que variam entre 15% e 32% da capacidade total.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (17) e assinada pelo secretário Fernando Santana. O ato declaratório reconhece a situação crítica e permite a adoção de ações emergenciais para assegurar o abastecimento humano e animal, diante do risco de desabastecimento até o início da próxima quadra chuvosa.

A decisão está amparada pela Lei Estadual nº 14.844/2010, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, e pela Resolução Conerh nº 03/2020, que define os parâmetros para classificação dos níveis de criticidade das bacias hidrográficas.

Com o reconhecimento oficial da escassez, o Estado poderá implementar medidas previstas na legislação, como: suspensão temporária de outorgas para irrigação ou uso industrial; perfuração emergencial de poços e transporte de água por carros-pipa; priorização do consumo humano e da dessedentação animal; implantação de rodízios e racionamentos em sistemas de abastecimento e revisão das regras de operação dos reservatórios administrados pela Cogerh.



As ações específicas serão definidas em planos de contingência locais, elaborados pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) em parceria com os órgãos estaduais e federais parceiros, os Comitês de Bacia Hidrográfica e prefeituras municipais das regiões afetadas.



O ato declaratório substitui o Ato Declaratório nº 01/2024, publicado em agosto do ano passado, que reconhecia situação semelhante em outras áreas do Estado.



“A água é um recurso limitado e essencial para o desenvolvimento social e econômico”, destacou o secretário Fernando Santana, ao reforçar a importância da gestão responsável e do uso consciente dos recursos hídricos.

Governo do Ceará abre edital com 200 vagas para ampliação definitiva de carga horária para professores da rede estadual

outubro 23, 2025 0




Visando atender ao desejo de professores e professoras da Educação Básica cearense, será publicado, nesta quinta-feira (23), o edital que oferece 200 vagas para ampliação definitiva de carga horária para os educadores da rede estadual.
A iniciativa, antecipada em encontro com os professores há uma semana e divulgada pelo governador Elmano de Freitas por meio de suas redes sociais, é voltada para os profissionais que possuem uma única matrícula de 20 horas semanais e desejam ampliar a jornada para 40 horas.

"Publicaremos no Diário Oficial do Estado de hoje o edital que amplia, de forma definitiva, a carga horária de professores da Educação Básica. Essa é mais uma medida que reforça o nosso compromisso com o diálogo e a valorização dos profissionais da educação", destacou Elmano de Freitas, acrescentando que a medida foi construída em parceria com o Sindicato APEOC.

Com a ação, o Governo do Estado reforça o compromisso com o diálogo e a valorização de professores e professoras cearenses, confirmando a importância das conquistas obtidas em prol do fortalecimento da educação em todo o Ceará.


As vagas serão para docentes nas seguintes áreas: arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia.



Os interessados deverão participar da seleção, dentro do prazo previsto no cronograma divulgado no edital, por meio do sistema de avaliação on-line ( clique aqui ). Mais informações estarão disponíveis no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br) nos próximos dias.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Ex-candidato à Prefeitura de Potengi, Luã Almino, evita julgamento e possível condenação após acordo com o MPE

outubro 22, 2025 0

A Justiça Eleitoral do Ceará homologou, no início de outubro, um acordo de suspensão condicional do processo (sursis processual) em favor de Luã Alencar Alves Soares, conhecido como Luã Almino, que disputou a Prefeitura de Potengi nas eleições do ano passado e saiu derrotado.

O caso faz parte do processo nº 0600340-68.2024.6.06.0068, que tramita na 68ª Zona Eleitoral, com sede em Araripe. A audiência foi conduzida pelo juiz eleitoral Dr. Silvio Batista dos Santos e contou com a presença do promotor Dr. Valdo Henrique Veras de Melo Sousa. Luã participou por videoconferência, acompanhado do advogado Dr. Marcelo Cristhian.

Acordo evita julgamento e condenação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) propôs o acordo como alternativa ao julgamento do processo. Esse tipo de benefício está previsto na Lei nº 9.099/95, que trata dos Juizados Especiais, e pode ser concedido a quem não tem antecedentes criminais e responde por infrações de menor potencial ofensivo.

Ao aceitar o acordo, Luã Almino evita o risco de ser julgado e condenado, mas precisará cumprir uma série de condições por dois anos, como:

- Comparecer mensalmente à Justiça para justificar suas atividades;
- Comunicar qualquer mudança de endereço;
- Pagar indenização por reparação de dano;
- Não manter contato pessoal com o prefeito de Potengi, Salviano Alencar.

Réu ainda responde a outros processos

Mesmo com a suspensão deste processo, Luã Almino continua respondendo a outras ações na Justiça Eleitoral. A decisão não significa absolvição, mas sim uma pausa no andamento da ação, que pode ser retomada caso ele descumpra alguma das condições impostas.

O acordo representa uma forma de o réu evitar um julgamento mais grave, desde que respeite todas as regras determinadas pela Justiça durante o período estabelecido.

Escola Vila da Música abre 97 vagas para cursos livres introdutórios e de aperfeiçoamento

outubro 22, 2025 0

 Parceria com a Vila da Música leva Concertos Didáticos às escolas da rede municipal do Crato

 

A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira realizará, nos dias 23 e 24 de outubro, inscrições presenciais para Cursos Livres Introdutórios e de Aperfeiçoamento. Ambas as modalidades terão duração de seis meses e as vagas são voltadas ao público adolescente e adulto que deseja iniciar ou aprofundar seus estudos musicais.

Polícia Militar apreende quatro espingardas artesanais, um revólver e munições em Icó

outubro 22, 2025 0

 Polícia Militar apreende quatro espingardas artesanais, um revólver e munições em Icó

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) aprendeu, na tarde dessa segunda-feira (20), quatro espingardas artesanais e um revólver na zona rural de Icó, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do estado. As armas foram abandonadas por um grupo de homens que fugiu ao perceber a aproximação da equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Icó.

SANTANA DO CARIRI - Romaria das Crianças

outubro 22, 2025 0


Um momento de fé e ternura!

 

Na manhã do último sábado (18), foi realizada mais uma linda edição da Romaria das Crianças Romaria, reunindo famílias e fiéis em um lindo gesto de devoção à nossa amada Beata Benigna.

A Romaria se inicia na Matriz de Sant'Ana onde com alegria e esperança, os pequenos santanenses seguiram em procissão até o Santuário de Benigna, no Bairro Inhumas, fortalecendo os valores da fé e da solidariedade desde cedo.

E ainda temos muitos dias de fé, oração e emoção pela frente. Venha participar conosco e viver a 3ª Festa e 22ª Romaria de Benigna em Santana do Cariri!

 

No Cariri, Elmano anuncia investimentos para saúde e avalia segurança

outubro 22, 2025 0


No sábado, 18, Elmano esteve em Brejo Santo e Juazeiro do Norte, onde avaliou que o combate às facções e anunciou recursos para a saúde.


Em visita ao Cariri, o governador Elmano de Freitas (PT), falou sobre crise na segurança e anunciou investimentos para a área da saúde da região. No sábado, 18, Elmano esteve em Brejo Santo e Juazeiro do Norte, onde avaliou que o combate às facções criminosas como o maior desafio de política pública no país. O governador afirmou que pretende reforçar a segurança do Estado, mas destacou que são necessárias leis mais duras.

Em Brejo Santo, Elmano anunciou investimentos para o Hospital Municipal do município, que possibilitarão o aumento do número de cirurgias e a confirmação da implantação do tratamento contra o câncer no Hospital Municipal. Durante a solenidade, Elmano ressaltou a importância da regionalização da saúde no Ceará.

Presente ao evento o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, destacou os serviços que serão disponibilizados para a população do Ceará a estados vizinhos a partir da parceria Governo Federal, além do impacto na vida das pessoas.

A previsão é que a unidade referência realize mensalmente cerca de 380 cirurgias, 300 exames de sangue, tomografias, raios X, ultrassonografias e ressonâncias. Serão feitos ainda mais de 250 procedimentos diagnósticos nas áreas de oncologia e ortopedia de forma integrada.

 

Madson Vagner | Ceará