TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Tarrafas celebra 38 anos de emancipação política em noite marcada por emoção e orgulho do povo tarrafense

outubro 22, 2025 0

O município de Tarrafas, no Centro-Sul do Ceará, viveu uma noite especial e repleta de emoção no último 21 de outubro, em comemoração aos 38 anos de emancipação política. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, foi marcado por momentos de gratidão, alegria e reconhecimento da trajetória de um povo que construiu, com fé e trabalho, uma história de conquistas e desenvolvimento.
 
O prefeito Eronildes Santos destacou o sentimento de orgulho e pertencimento que move o município.
“Que noite linda e cheia de emoção! Tarrafas celebra mais um ano de história com o coração cheio de gratidão. Cada conquista é fruto do esforço de um povo trabalhador e sonhador. Parabéns, Tarrafas!”, afirmou o gestor durante a celebração.
 
Fundado oficialmente em 1987, Tarrafas completou 38 anos de autonomia administrativa em 2025. Desde então, o município tem se destacado por avanços nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e bem-estar social, refletindo o compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida da população.

As comemorações reuniram moradores, lideranças políticas, servidores e convidados, que participaram das festividades em clima de união e alegria. O aniversário foi celebrado com apresentações culturais, shows e homenagens, reforçando o sentimento de pertencimento e amor pela cidade.

Com o tema “Uma história construída com amor, fé e o trabalho de um povo que nunca deixa de sonhar”, o evento reafirmou o orgulho dos tarrafenses e o compromisso da administração municipal em seguir construindo um futuro de progresso e oportunidades.

Parabéns, Tarrafas!
São 38 anos de conquistas, de um povo guerreiro que segue escrevendo, com esperança e determinação, uma das mais belas histórias do interior cearense.
 


Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Com Cristiano Andrade 

Prefeito Antonio Filho assina ordem de serviço para construção de 31 kits sanitários e reforça compromisso com a dignidade e a saúde das famílias de Antonina do Norte

outubro 22, 2025 0

O Governo Municipal de Antonina do Norte, sob a liderança do prefeito Antonio Filho, deu mais um passo importante na promoção da qualidade de vida e do bem-estar da população. Em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o gestor assinou a ordem de serviço para a construção de 31 kits sanitários domiciliares, um investimento de quase R$ 1 milhão, que beneficiará diretamente diversas famílias do município.
 
A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições sanitárias das residências, levando mais saúde, conforto e dignidade para os moradores. Com os kits, as famílias terão acesso a banheiros adequados, lavatórios e sistemas de esgotamento, contribuindo para a prevenção de doenças e para a promoção de um ambiente mais saudável.
 
Segundo o prefeito Antonio Filho, o projeto é mais uma prova do compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas à saúde e à infraestrutura básica.
“Estamos trabalhando para garantir que cada família de Antonina do Norte viva com dignidade. Esses kits sanitários representam mais do que uma obra: representam respeito, cuidado e compromisso com o bem-estar do nosso povo”, destacou o prefeito.
 
O investimento reforça a parceria entre o município e a FUNASA, que tem sido essencial para a execução de projetos estruturantes na cidade. A expectativa é que as obras comecem em breve, beneficiando comunidades que mais necessitam dessa importante melhoria.

Com ações como essa, o Governo Municipal de Antonina do Norte segue avançando, promovendo desenvolvimento social e assegurando mais qualidade de vida para todos os antoninenses.

Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Com Cristiano Andrade 

Câmara do Crato aprova projeto que aumenta gratificação de risco de vida da GCM para 37,5%

outubro 22, 2025 0

A Câmara Municipal do Crato aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que aumenta o percentual da gratificação de risco de vida da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O valor, que atualmente é de 25%, passará a ser de 37,5% sobre o vencimento-base. A proposta segue agora para sanção do prefeito André Barreto.

A votação fez parte da pauta definida pelo presidente Matheus Leite (PDT), que incluiu na ordem do dia sete matérias. De acordo com a justificativa encaminhada pelo Poder Executivo, o percentual anterior estava defasado diante da complexidade crescente das atribuições da corporação e da necessidade de valorização funcional e motivacional dos profissionais.

“Justifica-se em face da necessidade de reconhecimento da natureza peculiar e de alto risco das atividades desempenhadas pela GCM, que exigem exposição frequente a situações de perigo e elevado grau de responsabilidade na preservação da ordem pública e da segurança dos cidadãos”, diz o texto da proposta.

Nesta semana, a Câmara também aprovou outras seis matérias, incluindo dois projetos da vereadora Ariza Silva. O primeiro trata da obrigatoriedade de instalação de câmeras de monitoramento nas escolas da rede pública municipal, e o segundo institui o Programa Fila Zero, voltado ao atendimento prioritário de pacientes diagnosticados com câncer nas unidades de saúde pública municipais ou conveniadas.

Foram aprovadas ainda proposituras relacionadas à concessão de títulos de cidadania cratense, denominação de ruas, além da deliberação de dezenas de requerimentos de providências e informações encaminhados a diferentes secretarias municipais, abrangendo áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Os trabalhos na Câmara do Crato serão retomados na próxima terça-feira (28), no Plenário Paulo Bezerra.

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projetos de utilidade pública e debate demandas da população

outubro 22, 2025 0

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (21), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para tratar de temas relevantes para o município. A vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para a necessidade de intensificar a fiscalização de incêndios em terrenos, especialmente nesse período de altas temperaturas. Já a vereadora Ivanisa Pereira (PRD) alertou sobre o grande número de animais soltos nas ruas da cidade, pedindo ações de fiscalização e conscientização dos donos. O vereador Jullian de Ciélio (PSB) agradeceu à Secretaria de Infraestrutura pela reativação da linha de ônibus que atende o Conjunto São Sebastião I e II, beneficiando moradores que há cinco anos estavam sem o serviço.

Durante o uso da tribuna popular, as senhoras Ana Verônica, Lidiane dos Santos e Cícera Jonas abordaram o tema da 2ª Marcha das Mulheres Negras, destacando a importância do movimento na luta por igualdade racial e garantia de direitos. Elas solicitaram apoio do Legislativo e do Executivo para representar Juazeiro do Norte no evento nacional, que acontecerá em Brasília, no próximo dia 25 de novembro. Os parlamentares ouviram atentamente as demandas e se comprometeram a buscar o suporte necessário para a participação das representantes locais.

Nos requerimentos verbais, os vereadores apresentaram diversas demandas voltadas à infraestrutura, saneamento e serviços públicos. A vereadora Rita Monteiro (PSB) solicitou à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp) e à Prefeitura a conclusão das obras do mercado público Senhora Santana. Já o vereador Raimundo Jr (MDB) pediu uma operação tapa-buracos e limpeza na rua Luís Silva Soares, no bairro São José. Entre outros pedidos, destacam-se os requerimentos do vereador Cleilson Móveis (AGIR) para desobstrução de esgoto no bairro Tiradentes e do vereador Badú (MOB) para reparos na Avenida Castelo Branco. Também foram apresentados requerimentos sobre a falta de água em diversos bairros, como Palmeirinha e Leandro Bezerra, tema abordado pelos vereadores Alexandre Sobreira (DC) e Lukão (PSDB).

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram projetos de lei que reconhecem como de utilidade pública a Associação de Motociclistas Aventureiros do Cariri (AMAC), de autoria do vereador Cleilson Móveis; a Associação Futebol Pela Paz (AFPP), proposta pelo vereador Bilinha (PT); e a Associação de Skate de Juazeiro do Norte, iniciativa da vereadora Ivanisa Pereira (PRD). Também foi aprovado o projeto de resolução do vereador Badú que concede o título honorífico de cidadão juazeirense ao senhor Cícero Vagnaldo Ribeiro.

No Grande Expediente, o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) solicitou à Prefeitura o desenvolvimento de um projeto para construção de uma praça no bairro Frei Damião, visando oferecer mais lazer à comunidade. Já o vereador Alexandre Sobreira (DC) comentou as denúncias envolvendo a Escola Cícera Germano Correia, no bairro Aeroporto, e informou que realizou uma visita ao local para apurar os fatos. Segundo ele, algumas situações foram constatadas, mas a maioria das denúncias não condizia com a realidade atual da escola. O parlamentar também solicitou à Secretaria de Educação o envio de fardamento escolar aos alunos. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos vereadores.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Professor cratense de Muay Thai morre num acidente além de um rapaz de Missão Velha ao cair de moto

outubro 21, 2025 0


Foto: Reprodução

Demontier Tenório

 Dois caririenses morreram em virtude de acidentes de trânsito na noite desta segunda-feira (20). O primeiro foi bem longe da região vitimando o professor de Muay Thai Éverton Jonh o “Jonh Thai”, que residia em Crato e costumava participar de competições pelo Brasil afora. Por volta das 23h30min ele pilotava uma moto pela Rua Luiz Lopes Gonzaga (Bairro São Vicente) no município de Itajaí (SC) quando foi abalroado por um carro morrendo no local.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que um veículo Ford Focus trafega ziguezagueando pela via pública. Depois invade a contramão atropela o motociclista, passa por cima do mesmo, sobe uma calçada e bate no muro. Pessoas que estavam no local ainda tentaram reanimar o professor, mas foi em vão. O carro era dirigido por uma mulher, de 44 anos, apresentando visíveis sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas a qual foi presa por policiais militares.

OUTRO

Antes, por volta das 19 horas desta segunda-feira. o agricultor Rikelvy da Silva Santos, de 20 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Vila Santa Lídia (Distrito de Missão Nova) na zona rural de Missão Velha e seguia para casa quando às 23h30min do último dia 8 de outubro caiu de sua moto quando trafegava pela CE-293 no município de Barbalha. O mesmo foi socorrido ao hospital, mas não resistiu falecendo 12 dias após o acidente.

ASSARÉ - NOTA DE PESAR

outubro 21, 2025 0

A Prefeitura Municipal manifesta profundo pesar pelo falecimento de Pedro Neto Martins de Lima, carinhosamente conhecido como Martins, servidor público que dedicou anos de sua vida ao serviço do nosso município.
Martins era reconhecido pelo seu comprometimento, profissionalismo e pela maneira respeitosa com que tratava a todos. Sua ausência deixará uma lacuna irreparável entre colegas, amigos e toda a comunidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

Comunidade do Sítio Mororó recebe cursos de Design de Sobrancelhas e Manicure em Santana do Cariri

outubro 21, 2025 0


Foto/Reprodução
Foto/Reprodução


A comunidade do Sítio Mororó, em Santana do Cariri, está sendo contemplada com mais uma importante ação de capacitação profissional. Graças a uma parceria entre o Governo Municipal e o SENAC, por meio do presidente Luiz Gastão, estão sendo oferecidos cursos de Design de Sobrancelhas e Manicure para os moradores da localidade.

A iniciativa tem como principal objetivo gerar oportunidades de renda e inclusão social, fortalecendo o empreendedorismo local e proporcionando novas perspectivas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio.

Segundo a vice-prefeita Bibiane Sampaio "investir na formação e qualificação das pessoas é um passo essencial para o desenvolvimento do município."

 A ação faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à valorização das comunidades rurais e à promoção da autonomia econômica dos cidadãos.

Os cursos, ministrados por profissionais qualificados do SENAC, estão sendo realizados de forma gratuita, oferecendo todo o suporte necessário aos participantes.

Com iniciativas como essa, o Governo de Santana do Cariri reforça seu compromisso com a educação profissionalizante e com a transformação social através do conhecimento e da capacitação.