TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Prefeito e vice de Araripe escapam de cassação; Justiça julga ação improcedente

outubro 20, 2025 0


Na decisão, o juiz Sylvio Batista, citou duas perícias da Polícia Federal realizadas nos celulares dos envolvidos sem encontrar provas.


O juiz Sylvio Batista dos Santos Neto, da 68ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a Ação que acusava o prefeito de Araripe, José Paulino Pereira, o Zé Gordinho (PT), de abuso de poder econômico. Zé Gordinho foi acusado de ter doado cerâmicas para a reforma de uma igreja evangélica, em troca de apoio político durante as eleições de 2024.

O caso ganhou notoriedade depois do vazamento de um áudio do pastor Cicero Nunes de Melo, mencionando a doação e pedindo o apoio político como forma de agradecimento. O áudio foi veiculado em um grupo de WhatsApp da igreja e, apesar da repercussão e da clareza, na decisão do dia 10, o juiz apontou duas perícias da Polícia Federal, realizadas nos celulares dos envolvidos – prefeito, pastor e vice-prefeito, Dr. Charles (União) – sem encontrar provas de conversas, mensagens, mídias ou qualquer relação entre eles e a doação.

Além disso, nenhuma testemunha confirmou a doação. A decisão é de primeira instância e a coligação do ex-prefeito Cícero de Deus (MDB), autor da denúncia, pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Madson Vagner | Cariri


Crato inaugura estátua de Padre Cícero na Praça da Sé e reforça o turismo religioso no município

outubro 20, 2025 0




Na manhã desta segunda-feira (20), foi inaugurada a estátua de Padre Cícero Romão Batista na Praça da Sé, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, no município do Crato. A obra, que tem um metro e setenta centímetros de altura e está sobre uma base de noventa centímetros, é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato em parceria com a Diocese do Crato. O monumento busca fortalecer o turismo religioso e valorizar a figura do sacerdote, símbolo de fé e devoção para o povo nordestino.


O presidente da CDL, Laércio Teles, destacou que a instalação da estátua visa não apenas resgatar a história e a memória do Padre Cícero, mas também impulsionar a economia local. “A partir de hoje, a imagem foi inaugurada e abençoada, e certamente influenciará no fortalecimento do turismo religioso e no comércio do Crato. Além de ser filho do Crato e pai de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero representa um elo de fé que movimenta nossa região”, afirmou Laércio.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito do Crato, André Barreto (PT), vereadores, o bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes, o historiador Renato Casimiro, o pároco da Catedral da Sé, padre Wesley Barros, além de outros sacerdotes, autoridades e representantes da sociedade civil. A comunidade católica também marcou presença em peso, celebrando o momento de fé, união e valorização da cultura religiosa.

Durante a cerimônia, padre Wesley Barros ressaltou o significado simbólico da homenagem. “Esta estátua é um sinal de unidade e convergência da fé. Padre Cícero foi um homem de fé, e esta é também uma forma de resgatar a justiça e a história da nossa região. A partir desta iniciativa, o Crato colhe os frutos de um gesto que une espiritualidade, cultura e desenvolvimento”, declarou o sacerdote. 

Cid reage à filiação de Ciro ao PSDB: "Cada qual se filia no partido que quer"

outubro 20, 2025 0

Em evento na cidade de Santa Quitéria, nesse sábado, 18, o senador Cid Gomes (PSB) comentou sobre a filiação de Ciro Gomes ao PSDB

Em evento na cidade de Santa Quitéria, nesse sábado, 18, o senador Cid Gomes (PSB) comentou sobre a filiação de Ciro Gomes ao PSDB / Crédito: Fernanda Barros / Aurélio Alves


O senador Cid Gomes (PSB) comentou sobre a filiação do irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, ao PSDB. A fala foi feita nesse sábado, 18, durante coletiva de imprensa no município de Santa Quitéria, onde o senador participou de comício em apoio a Joel Barroso (PSB), um dos candidatos na eleição suplementar da cidade. 

Em vídeo publicado pelo portal Ceará Mídia 11, Cid afirmou que cada um “se filia no partido que quer” e que não vai ser visto “falando mal de adversário e muito menos do irmão”.

Viagens Ceará

“Eu acho que cada qual se filia no partido que quer. Ninguém deve comentar a vida dos outros, não. A gente deve trabalhar, se esforçar para fazer o melhor pelo povo. É assim que eu procuro agir ao longo da minha vida inteira. Você nunca vai me ver falando mal de adversário, muito menos falando mal do meu irmão”, disse.

Na última sexta-feira, 17, Ciro teria pedido, segundo interlocutores, desfiliação do PDT. No mesmo dia, o presidente do PSDB Ceará, Ozires Pontes, anunciou a filiação do ex-ministro ao partido tucano. Em vídeo publicado nas redes sociais, o dirigente partidário ainda afirmou que Ciro “vai estar anunciando a candidatura ao Governo do Estado do Ceará”.

Ciro retorna à sigla tucana após mais de 30 anos, quando, em janeiro de 1990, acompanhou o então governador Tasso Jereissati na filiação ao PSDB e, no mesmo ano, foi eleito governador do Ceará. 

Agora, a volta ao PSDB acontece em meio à aproximação dos partidos que fazem oposição ao governo Elmano de Freitas (PT) no Ceará.

Viagens Ceará

No grupo, estão nomes como o presidente do PL Ceará, deputado federal André Fernandes, além de Capitão Wagner (União) e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que também já formalizou saída do PDT e migrará ao União Brasil, ainda sem data de filiação confirmada.

Do outro lado, na base governista, integram o grupo o ministro Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes. 

No início deste mês, Cid chegou a comentar sobre a possível candidatura do irmão ao cargo de governador do Ceará em 2026 e considerou a hipótese como “extremamente constrangedora”. A fala ocorreu no dia 3 de outubro, em evento de filiação de sete prefeitos cearenses ao PSB.

“Eu não vou comentar sobre algo que não é realidade. Eu já disse o seguinte: a hipótese para mim é extremamente constrangedora, porque eu estou aqui há um tempão de um lado. Não pode ficar pulando de galho em galho feito macaco. A gente tem que ter coerência, compostura”, avaliou.

Em seguida, o senador destacou o respeito que tem pelo irmão, mas disse esperar que Ciro “vá para o cenário nacional”, onde os dois têm “total identificação”. 

Viagens Ceará

O evento de filiação de Ciro Gomes ao PSDB será na próxima quarta-feira, 22, às 9h30min, em Fortaleza


                                                o Povo 

Santa Quitéria: Joel Barroso tem 64,7% das intenções de voto; Lígia, 22,6%; e Cândida, 12,8%

outubro 20, 2025 0

CÂNDIDA Figueiredo (União Brasil), Joel Barroso (PSB) e Lígia Protásio (PT) são os candidatos em Santa Quitéria

CÂNDIDA Figueiredo (União Brasil), Joel Barroso (PSB) e Lígia Protásio (PT) são os candidatos em Santa Quitéria / Crédito: Reproduções/Instagram: Moses Rodrigues, Joel Barroso e Lígia Protásio

Restando menos de uma semana para a realização da eleição suplementar no município de Santa Quitéria, o Instituto Paraná Pesquisa divulgou, na manhã desta segunda-feira, 20, o resultado de levantamento feito entre eleitores da cidade. O pleito ocorre no próximo domingo, 26.    

Atual prefeito interino, por ser presidente da Câmara Municipal, o vereador Joel Barroso (PSB) lidera as intenções de voto, com 64,7% na pesquisa estimulada, considerando os votos válidos. A ex-prefeita Dra. Lígia Protásio (PT) aparece em segundo lugar, com 22,6% das intenções de voto e a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil) tem 12,8%

Pesquisa estimulada - votos válidos

  • Joel Barroso (PSB) - 64,7%
  • Dra. Lígia - 22,6%
  • Cândida Figueiredo - 12,8%

Considerando os votos totais Joel também lidera, com 56,8% das intenções de voto. Dra. Lígia aparece com 19,8% e Cândida Figueiredo soma 11,2%.

Pesquisa estimulada - votos totais

  • Joel Barroso (PSB) - 56,8%
  • Dra. Lígia - 19,8%
  • Cândida Figueiredo - 11,2%
  • Não sabe/Não opinou - 5,6%
  • Ninguém/Branco/Nulo - 6,6%

Expectativa

O levantamento também perguntou aos eleitores quem acreditam que vencerá a eleição. Aos responder, quase 70% afirmou que o filho do ex-prefeito Braguinha (PSB) será eleito.

"Independentemente de em quem o(a) Sr(a) irá votar, quem o(a) Sr(a) acredita que vai vencer as eleições para prefeito de Santa Quitéria neste ano?"

  • Joel Barroso (PSB) - 69,2%
  • Dra. Lígia - 13%
  • Cândida Figueiredo - 4,8%
  • Não sabe/Não opinou - 13%

Rejeição dos candidatos

O Instituto Paraná mediu ainda a rejeição aos candidatos, questionando em quem os eleitores não votariam. Nesse critério, Cândida Figueiredo é a mais citada, com 33,6%, seguida por Dra. Lígia, com 20,8% e Joel Barroso, com 17,6%.

Rejeição

  • Cândida Figueiredo - 33,6%
  • Dra. Lígia - 20,8%
  • Joel Barroso (PSB) - 17,6%
  • Não sabe/Não respondeu - 10,2%
  • Poderia votar em todos - 24,6%

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-09198/2024. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos. O instituto ouviu 500 eleitores entre os dias 15 e 18 de outubro.

A eleição no município ocorre no próximo domingo, dia 26, e terá reforço da Força Nacional na Segurança.

Novo levantamento

Outra pesquisa deverá ter o resultado divulgado nesta terça-feira, 21, realizada pelo Instituto Opinião, que entrevistou 400 eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro. O levantamento está registrado no TSE sob o número CE-01676/2024. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Três candidaturas

Cândida Figueiredo (União Brasil), Joel Barroso (PSB) e Lígia Protásio (PT) disputarão as eleições suplementares para Prefeitura de Santa Quitéria.

Marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o pleito ocorrerá no dia 26 de outubro devido à cassação do prefeito reeleito José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha (PSB). Preso antes de assumir o segundo mandato, ele teve o diploma cassado sob acusação de envolvimento com facções criminosas.

Turismo Ceará

Cândida Figueiredo

Após a desistência do então pré-candidato e ex-prefeito, Tomás Figueiredo (MDB), a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil) irá disputar o pleito no lugar do marido. Rafael Vaz concorre a vice-prefeito na chapa.

A mudança aconteceu mediante acordo com o grupo do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), que participou da convenção assim como o pai dele, Oscar Rodrigues (União Brasil), prefeito de Sobral.

Cândida foi deputada estadual entre titularidades e suplências. Nesse período, disputou contra o hoje senador Cid Gomes (PSB) a Prefeitura de Sobral, em 1996, sendo derrotada.

 Tomás queria como vice a ex-prefeita Lígia Protásio, que era vice do então prefeito Braguinha, tendo assumido a Prefeitura por quase um ano quando ele esteve afastado do cargo por suspeitas de corrupção. Ao ouvir que o PT não abria mão da candidatura para ser vice do MDB, houve a troca de nome na chapa oposicionista. 

Joel Barroso

Desde o impedimento de Braguinha para assumir o cargo, quem comanda Santa Quitéria interinamente é Joel Barroso (PSB), filho de Braguinha e então presidente da Câmara Municipal. Joel tem apoio de Cid Gomes e a chapa será composta por Das Chagas Paiva (PP) como candidato a vice. A coligação é formada ainda pelo Podemos.

Participaram dessa convenção que oficializou a candidatura o deputado federal Robério Monteiro (PDT) e os deputados estaduais Almir Bié (PP) e Jeová Mota (PSB). 

Lígia Protásio

Lígia, por sua vez, formalizou seu nome como cabeça de chapa que terá como candidata a vice Rayana Bendor (PT). O evento de lançamento da campanha contou com a participação do deputado federal Yury do Paredão (MDB) e do secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana (PT).

Rompida com Braguinha, a petista concorreu nas eleições de outubro de 2024, justamente contra o agora prefeito cassado e contra Tomás. Ela terminou em terceiro, com 29,02%, quase a mesma porcentagem de Tomás, que ficou em segundo, com 29,44%, enquanto o Braguinha foi reeleito com 41,01%.

                                          o povo 

ExpoSalitre 2025 - Uma Grande Festa com Celebração da Cultura e do Agronegócio

outubro 20, 2025 0

Entre os dias 16 e 18 de outubro, Salitre se destacou como a verdadeira "Capital da Mandioca" ao realizar a1ª ExpoSalitre 2025. Este evento não apenas reafirmou a importância do município no agronegócio, mas também celebrou a rica cultura popular do interior cearense. Com uma programação diversificada, a feira atraiu um público recorde de mais de 40 mil pessoas, entre os dias do evento.

O evento contou com exposições de ovinos, caprinos e bovinos, onde animais competiram em várias categorias, sendo premiados com troféus e outros prêmios. Além disso, a ExpoSalitre apresentou uma vasta gama de implementos agrícolas e máquinas, proporcionando aos visitantes uma visão do que há de mais moderno na agricultura, a entrega de 169 cisternas de 16 mil litros, através do projeto "Cisterna de Primeira Água", coordenado pela Associação Cristã de Base (ACB) em parceria com os Governos Federal e Estadual. Os expositores de artesanato e gastronomia mostraram o talento local e a diversidade cultural, incluindo concursos que valorizam a produção artesanal e a culinária regional, com stands da Secretaria de Saúde com atendimentos como aferição de pressão arterial, testes rápidos e a UOM (Unidade Odontológica Móvel) que esteve presente realizando limpeza e busca de câncer de boca, da Secretária de Educação e muitos outros.

Durante toda a exposição, destacou-se a participação ativa de diversas instituições que desempenharam um papel fundamental no sucesso do evento. Entre elas, estão os professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Embrapa, do Instituto Federal do Ceará - IFCE, de técnicos da Ematerce, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o apoio dos estagiários do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Cariri- UFCA, que contribuíram com seu conhecimento acadêmico e experiência prática, enriquecendo as discussões e atividades realizadas.

Outro destaque foi a presença de instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, que ofereceram linhas de crédito e financiamentos especiais para o setor produtivo rural. Essa iniciativa não apenas incentivou a comercialização de animais e produtos da agricultura familiar, mas também estimulou oportunidades de investimento, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento sustentável do campo.

A abertura oficial do evento foi marcada por uma grandiosa tratorada com mais de 100 tratores, simbolizando a força do agricultor salitense. Na cerimônia de abertura oficial, contou com a presença do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito, do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, representando o Governo do Estado, Prefeitos de municípios vizinhos, Secretários Municipais, várias autoridades, produtores rurais e representantes de Cooperativas.

Uma realização da Prefeitura Municipal de Salitre, através das Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Cultura, Juventude e Turismo e a COORPARSAL. A estrutura do evento foi amplamente elogiada, garantindo conforto e segurança aos participantes, com amplas áreas de convivência e sinalização adequada.

A programação musical foi um dos grandes atrativos da ExpoSalitre 2025. Na sexta-feira (17), o palco principal recebeu artistas renomados como Gildvan Mello, Iguinho e Lulinha, Forrozão Tropykália e Lorim Vaqueiro, que animaram o público com muito forró e vaquejada. O encerramento no sábado (18) foi inesquecível, com apresentações de Forró Real, Banda Líbanos, Forró Balançar e Alazim Coreano, contagiando todos com ritmos que ressoam a identidade nordestina.

Com um clima de celebração e um grande volume de negócios, a primeira ExpoSalitre 2025 fez história e deixou a expectativa de um evento ainda mais grandioso para 2026. O sucesso desta primeira edição prova que Salitre é de fato, um município rico de cultura e tradição, e que vem se fortalecendo cada vez mais como o maior produtor de mandioca do Ceará.

Homem é preso pela Polícia Federal com R$ 500 mil em espécie

outubro 20, 2025 0



Um homem foi preso pela Polícia Federal com meio milhão de reais em espécie, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, durante abordagem feita a um veículo. Ele não teria sabido explicar a origem e o destino dos R$ 500 mil.

O dinheiro estava dividido em cinco pacotes de cédulas, com R$ 100 mil em cada. A ação foi realizada após a PF receber informações de que o homem estaria transportando a quantia com suspeita de prática de lavagem de dinheiro.

A identidade dele não foi revelada. Ao ser abordado pelos agentes, o motorista teria apresentado versões divergentes sobre a origem do dinheiro e o valor que constava nos pacotes.

Crato - Secretaria de Infraestrutura intensifica os trabalhos de melhoria das estradas vicinais cratenses

outubro 20, 2025 0




Os trabalhos de manutenção viária se intensificam nas estradas vicinais do Crato. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, hoje, está com cinco frentes de serviço nos distritos de Dom Quintino, Monte Alverne, Ponta da Serra, Bela Vista e Campo Alegre para garantir o ir e vir da população com conforto e segurança, assim como o escoamento da produção agrícola.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Lucas Maximino, homens e máquinas vêm trabalhando nos acessos à Cachoeira dos Gonçalves, Assentamento 10 de Abril, Sítios Cipó/Umburana, Baixio Verde e Guaribas. "Além disso, houve intervenções em diversas outras localidades, recentemente", acrescenta o titular da pasta.

Ele ainda ressalta que a Seinfra atua de forma contínua na melhoria das vias, nas zonas urbana e rural do município.

"Avançamos num ritmo bom. No entanto, o Crato tem uma extensa malha viária. São mais de 900 km. Então, esperamos a compreensão dos cratenses. Nosso objetivo é atender cada vez mais comunidades, na maior celeridade possível", pontua Lucas Maximino.