TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Prefeito de Aiuaba diz que ganhou eleição "dançando com mulher feia".

outubro 20, 2025 0


Facebook

Uma declaração de péssimo gosto do prefeito de Aiuaba, Neto Feitosa (PT), gerou polêmica e levantou críticas sobre a forma como ele trata as mulheres. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o gestor aparece dançando com uma mulher durante um evento, quando afirma que uma de suas estratégias para vencer as eleições municipais de 2024 foi “dançar com mulher feia".

“Eu ganhei a eleição assim, dançando com mulher feia”, disse o prefeito, rindo, enquanto dança com uma parceira. A mulher, visivelmente constrangida, reage com um leve tapa no peito do prefeito, encerrando a dança em seguida. A fala provocou repercussão imediata e foi considerada misógina por opositores e internautas, que cobraram uma retratação pública do gestor.

Até o momento, Neto Feitosa não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

domingo, 19 de outubro de 2025

“Encontrei Tarrafas destruída, mas hoje é uma cidade organizada e com avanços em todas as áreas”, diz o prefeito Eronildes Santos em entrevista ao Tribuna Livre Cariri

outubro 19, 2025 0


Tarrafas (CE) – Em conversa exclusiva com o Tribuna Livre Cariri, o prefeito Eronildes Santos (PSB) fez uma ampla avaliação de sua administração e falou sobre os desafios enfrentados desde que assumiu o comando do município. Com tom firme e realista, o gestor destacou as dificuldades herdadas, os ajustes financeiros feitos e as conquistas que, segundo ele, recolocaram Tarrafas no rumo do desenvolvimento.

“Pegamos uma cidade sem estrutura, com dívidas e maquinário quebrado”

Ao relembrar o início de sua gestão, o prefeito não escondeu o impacto que teve ao encontrar o município em situação de completo abandono.
“Quando assumi, encontrei uma prefeitura desorganizada, veículos quebrados, transporte escolar parado e apenas uma ambulância funcionando. Era um cenário de sucateamento total”, lamentou Eronildes.

De acordo com ele, a prioridade inicial foi restabelecer o equilíbrio financeiro e retomar a credibilidade do município.

“Revisamos contratos abusivos e reorganizamos as contas. O contrato do lixo, que custava R$ 1,5 milhão por ano, foi reduzido, assim como o de combustíveis, que chegou a R$ 3,2 milhões e caiu quase pela metade. Com gestão e responsabilidade, conseguimos fazer muito mais com menos”, destacou.

Servidores valorizados e educação como prioridade

Eronildes ressaltou o compromisso de sua administração com o servidor público, citando que todos os salários estão rigorosamente em dia, incluindo os de monitores e cuidadores que trabalham com alunos autistas.

“Temos mais de 150 bolsistas recebendo sem atraso, dentro do mês. É assim que se valoriza o profissional que está na ponta do serviço público”, afirmou.

Na área da educação, o prefeito enfatizou os investimentos em infraestrutura e conforto nas escolas.

“Hoje nossas escolas estão climatizadas, bem cuidadas e com transporte renovado. Já garantimos a compra de dez novos ônibus escolares refrigerados, tudo com recursos próprios e parcerias firmadas com o FNDE”, revelou.

Recuperação da infraestrutura e retorno da credibilidade

O prefeito celebrou a recuperação da credibilidade administrativa, o que permitiu ao município voltar a firmar convênios e receber investimentos.

“Tarrafas estava inadimplente há anos e não podia firmar convênios. Com muito esforço e transparência, conseguimos limpar o nome da Prefeitura e destravar obras importantes. O resultado é que hoje temos pavimentações, passagens molhadas e melhorias urbanas em andamento”, explicou.

Entre as conquistas mais emblemáticas, Eronildes destacou o asfaltamento da principal avenida da cidade, obra executada com apoio do governador Elmano de Freitas e do deputado Guilherme Landim.

“Era uma antiga reivindicação dos moradores. Em pouco tempo, conseguimos transformar a entrada da cidade e dar uma nova cara a Tarrafas”, comemorou.

O gestor também citou o início do programa Minha Casa, Minha Vida, que garantirá 45 moradias para famílias em vulnerabilidade social.

Saúde e assistência social: cuidado com quem mais precisa

Um dos destaques da entrevista foi o conjunto de ações sociais desenvolvidas pela Prefeitura, especialmente através do trabalho da primeira-dama Aline Santos.

“Criamos o PROMAM – Programa de Apoio à Maternidade –, que assegura R$ 150 mensais às gestantes durante o pré-natal e por três meses após o parto. Além disso, elas recebem um enxoval completo e até um book fotográfico. É um gesto de humanidade e acolhimento”, disse o prefeito.

Outra realização importante é o Centro de Terapia Ocupacional “Gigantinhos”, que atende crianças com autismo e outras necessidades especiais.

“O prédio estava abandonado, com dívida de energia de quase meio milhão de reais. Reformamos, equipamos e hoje o centro funciona com 90 crianças sendo acompanhadas por profissionais capacitados”, destacou.

Desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar

Por ser uma cidade com forte vocação agrícola, Tarrafas tem apostado na valorização do produtor rural.

“Estamos fortalecendo parcerias com o SENAR, SEBRAE, EMATERCE e DAGRI para garantir assistência técnica, mecanização e programas de capacitação. Nosso objetivo é modernizar o campo e ajudar o agricultor a produzir mais e melhor”, explicou Eronildes.

Ele também enfatizou a importância da merenda escolar proveniente da agricultura familiar, que gera renda local e movimenta a economia do campo.

“Meu compromisso é deixar uma Tarrafas melhor do que encontrei”

Encerrando a entrevista, o prefeito reafirmou seu compromisso com a responsabilidade administrativa e o desenvolvimento social do município.

“Eu quero ser lembrado como o gestor que devolveu Tarrafas ao caminho da organização e do crescimento. Não trabalho pensando em eleição, mas em legado. O que estamos construindo hoje é uma cidade preparada para o futuro, com contas equilibradas e projetos que continuarão beneficiando o povo”, finalizou.

📍 Entrevista concedida ao Tribuna Livre Cariri, ao repórter Cristiano Andrade.
🗓️ Tarrafas, Ceará – 19 de outubro de 2025.

 
Por Cristiano Andrade – Tribuna Livre Cariri 

sábado, 18 de outubro de 2025

Andre Barreto aumenta para 40% a regência de sala de aula, e antecipa para dia 27 , feriado do servidor público

outubro 18, 2025 0



Nesta sexta (17), o prefeito André Barreto assinou decreto e enviou à Câmara Municipal do Crato, que aumenta de 20% para 40% a regência dos professores do município até 2028, Segundo André Barreto, esse aumento, seria processa de campanha que agora está sendo comprida.

Também nesta sexta (17), o prefeito assinou o decreto antecipando o feriado do dia 28 (servidor público) para dia 27 e ainda o projeto de lei que altera o risco de vida para os gentes de segurança .

Prefeito Antônio Filho anuncia pagamento de R$ 3,6 milhões em precatórios para professores de Antonina do Norte

outubro 18, 2025 0


O prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho, anunciou nesta sexta-feira o pagamento dos precatórios destinados aos professores e professoras do município. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor celebrou a liberação dos recursos e destacou a importância do momento para a categoria.

“Hoje quero me dirigir a todos os professores e professoras de Antonina do Norte, aqueles que serão beneficiados com os precatórios. O pagamento foi autorizado e está na conta de todos”, afirmou o prefeito.

Segundo Antônio Filho, o valor total repassado é de R$ 3,6 milhões, contemplando profissionais da ativa, aposentados e herdeiros de servidores falecidos.

“Desejo muita sorte, paz e que Deus abençoe a todos vocês”, completou o prefeito, ressaltando o compromisso da gestão com o reconhecimento e valorização dos educadores antoninenses.

Tarrafas realiza I Seminário da Educação com foco em equidade racial e valorização das vozes silenciadas

outubro 18, 2025 0


A Prefeitura de Tarrafas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o I Seminário da Educação – “Esperançar: Vozes que Não Ecoam”, um evento marcado pelo diálogo, pela escuta e pela partilha de saberes.
 
O encontro teve como objetivo principal refletir sobre a prática docente, a equidade racial e o fortalecimento das vozes historicamente silenciadas, abrindo espaço para debates sobre inclusão, diversidade e justiça social dentro do ambiente escolar.
 
Durante o seminário, educadores, gestores e representantes da comunidade participaram de rodas de conversa e palestras que destacaram o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais igualitária.

O prefeito Eronildes Santos destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão com uma educação humana e transformadora:

“Educar é mais do que transmitir conhecimento, é formar cidadãos conscientes, capazes de construir um futuro com mais respeito e oportunidades para todos. Esse seminário representa um passo importante na caminhada por uma educação que escuta, acolhe e transforma realidades”, afirmou o gestor.
O evento reforça o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas para a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas em Tarrafas.


Redação TRIBUNA LIVRE CARIRI 

Prefeitura de Potengi realiza ações em todas as unidades de saúde durante o Outubro Rosa e já ultrapassa 400 exames realizados

outubro 18, 2025 0

A Prefeitura de Potengi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) durante o mês do Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher.

A programação inclui consultas médicas, exames preventivos e atividades educativas, voltadas à conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Pensando em garantir acesso a todas as mulheres, as unidades de atendimentos estão realizando escalas durante alguns dias da semana para atender as mulheres até as 22h, possibilitando o atendimento daquelas que não conseguem participar durante o dia.

Até o momento, já foram realizados 324 exames preventivos (Papanicolau), 55 mamografias e 36 ultrassonografias mamárias, totalizando mais de 400 exames neste mês de campanha.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas de saúde que valorizem o cuidado, a prevenção e o bem-estar das mulheres potengienses, garantindo um atendimento cada vez mais acessível e humanizado.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Festejos de Outubro de Altaneira reuniu 30 mil pessoas em quatro dias de shows

outubro 17, 2025 0


Altaneira voltou com força total à rota do entretenimento regional. Em quatro noites de shows, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo Parque de Eventos João de Almeida Braga.

A tradicional festa em homenagem à padroeira do município, Santa Teresa D'Ávila, contou com grandes nomes da música nacional, como Calcinha Preta, Tarcísio do Acordeon, Seu Desejo, Rey Vaqueiro, Jonas Esticado, Forrozão Tropykalia e a banda Collo de Menina.

Ao todo, o público pôde aproveitar 16 atrações noturnas e 16 apresentações na Tardezinha Cultural.

A prefeita Késia Alcântara destaca que o festejo movimenta a economia local, fazendo uma importante injeção financeira no comércio formal e informal, como no setor de bares e restaurantes, vestuário, beleza e hospedagem.

"A cidade está aquecida, está em festa e isso é muito positivo para todos, desde o barraqueiro até a lojista do centro. Estamos recebendo muitos visitantes de outros municípios e altaneirenses que hoje residem fora e por conta da festa retornam à terra natal para participar das celebrações. É uma festa tradicional e que fazemos com o maior orgulho porque reúne as famílias e movimenta a cidade", comentou a prefeita.

Cada R$ 1,00 investido na cultura e na economia criativa retorna como R$ 3,00 na economia local, segundo estudo recente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).

Os Festejos de Outubro de Altaneira - Santa Teresa D'Ávila 2025 são uma realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado do Ceará.