TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Secretário Fernando Santana inaugura 3 novos sistemas de dessalinização de água em Acopiara

outubro 15, 2025 0



O secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, participou nesta terça-feira (14) da inauguração de três novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no município de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará. A cerimônia foi realizada na comunidade Sítio Santarém, uma das beneficiadas com a iniciativa.

Os novos sistemas também contemplam as comunidades Sítio Patrimônio e Tanque, beneficiando 125 famílias com acesso à água potável de qualidade. O investimento total nas obras foi de R$ 755 mil, fruto da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Com as novas instalações, o município passa a contar com 12 sistemas em funcionamento, beneficiando 434 famílias. O Programa Água Doce é coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e já implantou 272 sistemas em 47 municípios cearenses, fortalecendo a segurança hídrica e o acesso à água de qualidade no semiárido.

"Essa é uma importante iniciativa que promove abastecimento humano, irrigação, produção e geração de renda. É uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura que está garantindo água potável pronta pra beber, beneficiando 124 famílias”, comemorou o chefe da pasta hídrica.


Por Flávio Pinto 


Câmara de Juazeiro do Norte aprova criação de casa de acolhimento para adultos com autismo e projeto “Academia para Todos”

outubro 15, 2025 0

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (14), sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental de três minutos para abordar temas livres. O vereador Boaz do Bolsonaro (PL) destacou a importância de ações para melhorar a mobilidade urbana e informou que o Demutran realizará, nesta quinta-feira (16), uma simulação no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Padre Cícero para aprimorar o tráfego no local. Já a vereadora Ivanisa Pereira (PRD) fez um alerta sobre o grande número de animais soltos na Avenida Virgílio Távora e pediu providências para evitar acidentes. A vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) solicitou maior fiscalização na feira de aves de Juazeiro do Norte.

Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram demandas voltadas à infraestrutura e aos serviços públicos. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) solicitou o conserto de um buraco no cruzamento da Rua Raimundo Machado da Silva com a Avenida Castelo Branco, enquanto a vereadora Ivanisa Pereira (PRD) pediu correção de esgotos no bairro Pio XII. O vereador Raimundo Jr. (MDB) requisitou limpeza e tapa-buraco no bairro Antônio Vieira, e o vereador Jullian de Ciélio (PSB) solicitou a instalação de postes e rede elétrica com iluminação pública no bairro Salesianos. Outros requerimentos destacaram a necessidade de melhorias na educação, saúde e infraestrutura em diversos bairros do município.

Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram importantes projetos voltados à saúde, bem-estar e direitos sociais. Entre eles, o projeto de indicação da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que cria a Casa de Acolhimento para Adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o projeto de lei do vereador Raimundo Jr. (MDB), que institui o programa municipal “Academia para Todos”, voltado à promoção da saúde através de parcerias acadêmicas privadas. Também foram aprovados o projeto de lei da vereadora Professora PG (Podemos), que torna obrigatória a exibição de vídeos de conscientização contra a violência doméstica na Arena Romeirão, e o projeto de lei do vereador Boaz do Bolsonaro (PL), que prevê capacitação dos profissionais da rede municipal para o atendimento a estudantes com diabetes tipo 1. Além disso, foram concedidos dois títulos honoríficos de cidadania juazeirense, e aprovado o projeto da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) que responsabiliza financeiramente agressores de animais por todas as despesas veterinárias decorrentes de maus-tratos.

Durante o Grande Expediente, o vereador Vandinho Pereira (PP) alertou sobre o descarte irregular de lixo nas proximidades da ECIM Dr. Edward Teixeira Férrer, pedindo ações de fiscalização e conscientização. Já o vereador Vinícius Duarte (PSD) destacou que 36 ruas do bairro Triângulo serão contempladas com pavimentação asfáltica e cobrou a reestruturação e limpeza do mercado público do Triângulo, atualmente em situação precária. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos parlamentares.

Câmara do Crato aprova projeto que reestrutura a Brigada Municipal de Incêndio e mais 7 matérias

outubro 15, 2025 0

A Câmara Municipal do Crato aprovou, nas sessões ordinárias desta segunda (13) e terça-feira (14), um total de oito projetos incluídos na pauta pelo presidente Matheus Leite (PDT). As matérias aprovadas incluem um projeto de lei, dois projetos de lei indicativos e cinco projetos de decreto legislativo.

O destaque foi o PL Indicativo nº 40/2025, de autoria do vereador Luís Carlos (PT), que propõe a reestruturação da Brigada Municipal de Incêndio e estabelece um plano de valorização para seus integrantes. O texto define os requisitos para ingresso, atribuições, formas de gratificação e outras diretrizes voltadas à atuação do grupo.

Conforme a proposta, o efetivo da brigada será composto por, no mínimo, 12 membros, selecionados entre os servidores efetivos da Guarda Civil Municipal do Crato (GCM), podendo o quantitativo ser ampliado por ato do Poder Executivo, conforme a necessidade do serviço.

“Diante da responsabilidade que temos com a proteção da nossa população e do nosso inestimável patrimônio ambiental, em especial a Floresta Nacional do Araripe, a simples existência de uma brigada não é suficiente. É preciso que ela seja profissional, motivada e permanentemente capacitada”, destaca o autor da proposta.

O plenário também aprovou outras matérias relevantes, como o projeto de lei indicativo do vereador Thiago Gomes (União), que trata da possibilidade de quitação de multas de trânsito por meio da doação de sangue. Foram aprovados ainda projetos que concedem títulos de cidadania cratense e o Diploma do Mérito Legislativo.

Os vereadores também apresentaram dezenas de requerimentos de providências e informações, direcionados a diferentes secretarias municipais e abrangendo áreas como saúde, educação e infraestrutura. Os trabalhos na Câmara do Crato serão retomados na próxima segunda-feira (20), a partir das 9h, no Plenário Paulo Bezerra.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Salitre Conquista o Selo Município Sem Racismo: Um Marco na Luta pela Igualdade Racial

outubro 14, 2025 0


O município de Salitre se destaca com uma conquista significativa: a certificação do Selo Município Sem Racismo. Essa iniciativa, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, busca reconhecer e valorizar os esforços das gestões municipais na promoção da igualdade racial e no combate a todas as formas de racismo.

Essa importante certificação é resultado do trabalho articulado da Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Juntos, esses órgãos desenvolveram ações contínuas para fortalecer políticas públicas voltadas à equidade racial e à valorização da diversidade cultural em Salitre.

O Selo Município Sem Racismo não apenas simboliza um reconhecimento, mas também serve como um incentivo para que a cidade continue avançando na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa com as diferenças.

Instituído pela Lei nº 17.704/2021 e coordenado pela Secretaria da Igualdade Racial (SEIR), o selo tem como principal objetivo reconhecer os municípios que implementam ações efetivas contra o racismo. Para alcançar essa certificação, Salitre passou por um rigoroso processo de avaliação conduzido pela Comissão de Monitoramento e Avaliação da SEIR. Esse processo baseou-se em um Instrumental de Monitoramento e Avaliação (IMA) que considera três eixos principais: requisitos essenciais, requisitos complementares e ações desenvolvidas.

A metodologia utilizada envolveu assessoria técnica e acompanhamento das ações municipais, garantindo que os critérios estabelecidos pela política estadual de promoção da igualdade racial fossem cumpridos. Durante todas as etapas, a Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos, em colaboração com o COMPIR, coordenou as ações necessárias, incluindo planejamento, coleta de informações e execução de atividades formativas.

No dia 10 de outubro de 2025, um Comunicado Oficial emitido pela SEIR anunciou a aprovação do relatório da Comissão de Monitoramento e Avaliação, que recomendou a outorga do Selo Município Sem Racismo ao Município de Salitre. O documento elogiou o desempenho positivo do município e o comprometimento evidenciado na execução das políticas de igualdade racial. Além disso, reforçou a continuidade da parceria técnica com o Governo do Estado para fortalecer as ações de combate ao racismo.

A certificação do Selo Município Sem Racismo representa um marco significativo para Salitre, simbolizando o reconhecimento do empenho da gestão municipal e das instituições envolvidas. A Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos foi fundamental na condução técnica e administrativa de todo o processo, articulando ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e à implementação de políticas afirmativas.

Essa conquista reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos humanos, a igualdade racial e o enfrentamento de todas as formas de discriminação e seguirá desenvolvendo e expandindo suas ações em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Assim, Salitre se posiciona como um exemplo a ser seguido na luta pela igualdade racial, mostrando que a união entre poder público e sociedade civil é fundamental para construir um futuro mais justo.

Crediarista morto a tiros em Missão Velha após os assassinos o colocarem de joelhos

outubro 14, 2025 0

Após um mês e meio sem homicídios em Missão Velha, uma pessoa foi assassinada a tiros na noite desta segunda-feira (13). Por volta das 7 horas de hoje o corpo do crediarista Marcelino Nascimento Silva, de 36 anos, o “Fuscão”. O achado por populares se deu ao lado do estádio Dantão de Missão Velha.
 
Apresentava perfurações à bala na cabeça e no peito e sinais de que estivesse sido posto de joelho por seus algozes antes de ser executado. Fuscão era usuário de drogas e respondia procedimento criminal por estupro de vulnerável desde o dia 31 de maio de 2023 em Missão Velha. Existem suspeitas que tivesse com débito por drogas junto a algum traficante do município.
 
Este foi o primeiro homicídio de outubro em Missão Velha e o 12º do ano no município.

Por MARCELO SOUZA 

Homem surpreendido por dupla encapuzada foi morto a tiros em Araripe quando fazia uma cerca

outubro 14, 2025 0

Perto de completar dez meses sem homicídios em Araripe, uma pessoa foi executada a tiros na manhã desta terça-feira (14) no município. Por volta das 9 horas Juarez dos Santos Pereira, de 54 anos, o “Juarez Brioso”, estava fazendo uma cerca na sua propriedade quando foi surpreendido pelos disparos. O crime foi praticado no Sítio Serra dos Briosos, onde a vítima residia, por dois homens encapuzados que fugiram numa moto. Ele não respondia procedimentos criminais e o caso envolto em mistério.

Este foi o primeiro homicídio de 2025 em Araripe ou 25% em relação aos quatro registrados no decorrer do ano passado. O último assassinato naquele município tinha ocorrido na madrugada do dia 20 de dezembro quando o agricultor Diogo Bento Araújo Veloso, de 27 anos, que residia em Araripe, foi morto a golpes de faca. O crime aconteceu no Bar de Raimundo perto do Açude Buracão no Sítio Baixio do Ramo. A vítima não respondia crimes e o acusado preso em flagrante.

Fonte: Miséria

ICÓ - Raio apreende maconha e prende suspeito no bairro Cidade Nova

outubro 14, 2025 0

Na última segunda-feira (13), uma equipe do Raio realizava patrulhamento no conjunto Cidade Nova, em Icó, quando identificou um indivíduo em atitude suspeita.
 
Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito lançou um pacote em um terreno próximo. Durante a abordagem, foi constatado que o pacote continha 234 gramas de maconha.
 
O homem, de 18 anos, natural de Fortaleza e residente nas Casinhas de Icó, informou aos policiais que havia comprado a substância por R$ 2 mil.
 
Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Icó, onde foi autuado por tráfico de drogas.