TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Nesta segunda (13) - Senado homenageia governadores que valorizam a educação de crianças

outubro 13, 2025 0


Governador Elmano está entre os homenageados


Senado Federal realiza sessão especial nesta segunda-feira (13), às 10h, para entregar a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa a cinco governadores que se destacaram na implementação de políticas públicas efetivas em prol da educação infantil.

A alfabetização deve ser completada até os 8 anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme recomenda o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa empreendida pelas três esferas do setor público de governo – federal, estadual e municipal – em conjunto com entidades do setor privado relacionadas aos temas educacionais.

A comenda será concedida anualmente pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, a Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

Esta é a primeira edição da premiação, criada pela Resolução nº 8/2025, que estabelece critérios técnicos, baseados em indicadores objetivos de desempenho para escolher os governadores.



A governadora e os governadores agraciados em 2025 são:Clécio Luís, Amapá;
Elmano de Freitas, Ceará;
Mauro Mendes, Mato Grosso;
Raquel Lyra, Pernambuco; e
Romeu Zema, Minas Gerais.

A proposta de conferir a comenda aos governadores (PRS 10/2025) foi apresentada pelo senador Cid Gomes (PSB-CE) em maio deste ano. Para ele, a premiação reforça o papel do Poder Legislativo no monitoramento das políticas públicas e na promoção de iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento do ensino e é "um estímulo relevante ao fortalecimento de ações voltadas a garantir que as crianças desenvolvam, já nos primeiros anos do ensino fundamental, as competências fundamentais de leitura e escrita".

De acordo com Cid Gomes, apesar dos avanços registrados na educação brasileira, como o atingimento de metas de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais do ensino fundamental, observa-se ainda uma preocupante lacuna no que se refere às habilidades de leitura e escrita.



"Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização. O quadro é corroborado por diversos indicadores nacionais que, há anos, apontam taxas elevadas de crianças que concluem o ciclo inicial sem dominar adequadamente o código escrito", ressaltou o senador.

Não haverá credenciamento especial para imprensa. O acesso de profissionais de imprensa é livre mediante apresentação da credencial permanente ou provisória emitida pelo Senado Federal para cobertura das atividades legislativas. Informações para o credenciamento de imprensa estão disponíveis no site da Assessoria de Imprensa.


SERVIÇO
Sessão de premiações e condecorações
Entrega da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa
Data: 13/10/2025
Horário: 10h
Local: Plenário do Senado Federal
Transmissão: ao vivo pela TV Senado em canal aberto e no Youtube

domingo, 12 de outubro de 2025

Crato se prepara para receber Monumento de Nossa Senhora de Fátima com presença da Imagem Peregrina vinda de Portugal

outubro 12, 2025 0


Foto: Reprodução

evento histórico de fé e devoção promete marcar o coração do Cariri. No dia 13 de novembro de 2025, às 17h, será realizada a inauguração e bênção do Monumento de Nossa Senhora de Fátima, com um destaque especial: a presença da Imagem Peregrina Mundial, que virá diretamente de Fátima, em Portugal.

Vídeo/Redes sociais:

A celebração ocorrerá em um clima de profunda espiritualidade e contará com uma programação especial. A Santa Missa será presidida por Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese local, reunindo fiéis de diversas regiões em um momento de oração e renovação da fé.

A noite também será marcada por apresentações musicais que prometem emocionar o público. Estarão presentes a Irmã Kelly Patrícia, conhecida por sua missão evangelizadora através da música, e o Padre Fábio de Melo, sacerdote, cantor e escritor, cuja mensagem de fé e esperança alcança milhares de pessoas pelo Brasil.

O evento é aberto ao público, e caravanas já estão sendo organizadas por diversas paróquias da região. A expectativa é de uma grande mobilização de fiéis, unidos pela devoção mariana.

Serviço:

  • Evento: Inauguração e Bênção do Monumento de Nossa Senhora de Fátima
  • Data: 13 de novembro de 2025
  • Horário: A partir das 17h
  • Local: Cariri (local específico a ser confirmado)
  • Atrações: Santa Missa com Dom Magnus Henrique, Irmã Kelly Patrícia, Padre Fábio de Melo
  • Entrada: Gratuita
  •                                                      Caririceara 

Imagem e relíquias da Beata Benigna Cardoso chegam a Nova Olinda com programação especial de fé e devoção

outubro 12, 2025 0


    Foto/Reprodução
    Foto/Reprodução



     Entre os dias 05 e 15 de outubro, o município de Nova Olinda viverá um momento marcante de espiritualidade com a presença da imagem e das relíquias da Beata Benigna Cardoso da Silva, conhecida como a “heroína da castidade”. A programação foi divulgada pela Paróquia de São Sebastião e promete mobilizar fiéis de toda a região.

    A jornada de fé terá início no dia 05 de outubro, com a acolhida da imagem na Praça José Valentim, a partir das 18h, reunindo a comunidade para um momento de oração e louvor.

    Nos dias seguintes, a imagem e as relíquias visitarão diversas comunidades e capelas do município:

    09/10 – Caminhada para a Capela de Mãe Rainha (Bairro Populares), às 18h;

    10/10 – Visita à Capela de São Raimundo Nonato, no Sítio Várzea;

    11/10 – Visita à comunidade da Imaculada Conceição, no Triunfo;

    12/10 – Visita à comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Gostoso;

    15/10 – Grande carreata com a imagem até o Bairro Inhumas, com concentração a partir das 17h30.

    A passagem da imagem e das relíquias de Benigna Cardoso é um convite à renovação da fé e ao testemunho de amor e pureza deixado pela jovem mártir cearense, beatificada em 2022.

    A Paróquia de São Sebastião convida todos os fiéis a participarem desse momento de oração, agradecimento e devoção, celebrando a vida e o exemplo da Beata Benigna.

    Por Mateus Repórter 

Insegurança alimentar grave cai 28% e quase 150 mil pessoas deixam de passar fome no Ceará em 2024

outubro 12, 2025 0




Mais comida na mesa dos cearenses. Insegurança alimentar grave cai 28% e quase 150 mil pessoas deixaram de passar fome no Ceará em 2024. O número foi divulgado, nesta sexta-feira (10), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua): Segurança Alimentar 2024, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Seguiremos firmes, garantindo comida no prato dos cearenses com o Programa Ceará Sem Fome, que distribui 130 mil refeições todos os dias e beneficia 48 mil famílias com o cartão alimentação. Seguimos trabalhando por um Ceará com mais dignidade e sem fome”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Ainda de acordo com a Pnad, a insegurança alimentar grave vem caindo em todo território cearense desde 2023. O número de pessoas afetadas era de 203 mil pessoas, sendo reduzido para 149 mil em 2024.
Ações de combate à fome

O programa Ceará Sem Fome é uma política pública permanente de combate a insegurança alimentar, alcançando famílias em todos os 184 municípios cearenses. Mais de 500 toneladas de alimentos já foram distribuídas para 324 entidades credenciadas desde o início da ação.

Atualmente com 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome em atividade no estado, com a previsão de aumentar este número para 1.500 até o final de 2025, mais de 50 milhões de refeições já foram distribuídas. O investimento do Governo do Estado já superou R$ 400 milhões.


Além disto, entre os beneficiários do Ceará sem Fome, mais de 20 mil pessoas realizaram cursos de capacitação, por meio do Governo do Estado, em diversas áreas, como finanças, gastronomia e empreendedorismo.

Audiência pública em Campos Sales vai discutir escassez de recursos hídricos no Cariri Oeste com presença do secretário Fernando Santana e prefeitos da região

outubro 12, 2025 0




Nesta segunda-feira, 13 de outubro, o município de Campos Sales sediará uma importante audiência pública para debater a escassez de recursos hídricos que vem afetando os municípios do Cariri Oeste, entre eles Campos Sales, Salitre, Araripe e Antonina do Norte.


O evento acontecerá a partir das 9 horas da manhã, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Campos Sales, e é uma iniciativa conjunta dos partidos dos Trabalhadores (PT) e Social Democrático (PSD). A plenária contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, que participará para ouvir as demandas, reivindicações e sugestões da população e das lideranças locais.



Estarão presentes também os prefeitos Rondilson Ribeiro (PT), de Salitre; Zé Gordinho (PT), de Araripe; e Antônio Filho (PDT), de Antonina do Norte, além de vereadores, lideranças regionais, produtores rurais, sindicatos e entidades de classes, que devem contribuir com propostas e relatar as dificuldades enfrentadas pela população devido à falta de água.

O vereador Anderson Ribeiro (PT) ressaltou a importância da audiência para enfrentar um problema histórico na região. “Nossa população convive há anos com a escassez de água. Essa audiência é um passo importante para buscarmos soluções duradouras e ações conjuntas entre o Estado e os municípios”, afirmou.

A presidente da Câmara Municipal, Cláudia Costa (PSD), destacou o caráter coletivo do evento. “A pauta da água é de todos. Precisamos unir forças, ouvir as comunidades e garantir que o Estado invista em políticas efetivas de abastecimento e infraestrutura hídrica”, declarou.



O vereador Cezar Costa (PSD) enfatizou que o encontro permitirá levar reivindicações diretamente ao Governo do Estado. “É o momento de apresentar nossas demandas e cobrar investimentos, especialmente na perfuração de poços e ampliação de adutoras”, disse.

Para o vereador Jenilton Costa (PT), a presença do secretário Fernando Santana reforça o compromisso do governo com a região. “Fernando tem demonstrado sensibilidade e atenção com o Cariri. Essa escuta direta é fundamental para transformar as demandas em ações”, destacou.

Já a vereadora Elionete Leite (PT) lembrou que a participação popular é essencial. “Queremos que a população se sinta parte desse processo, contribuindo com ideias e cobrando soluções que atendam às comunidades mais afetadas”, afirmou.



A audiência deve discutir temas como a situação dos reservatórios, o abastecimento nas comunidades rurais, obras de infraestrutura hídrica, perfuração de poços e o uso racional da água. O objetivo é construir encaminhamentos práticos e estratégias conjuntas entre o Estado e os municípios para enfrentar os desafios da seca e garantir o acesso à água no Cariri Oeste. 

sábado, 11 de outubro de 2025

Felipe Vasques critica reajuste da Cagece e convoca população a denunciar abusos nas contas de água

outubro 11, 2025 0




O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (AGIR), utilizou suas redes sociais neste sábado (11) para fazer duras críticas ao reajuste de 9,73% anunciado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que entrará em vigor no mês de novembro. Segundo o parlamentar, o aumento é “completamente absurdo”, sobretudo diante da má qualidade dos serviços prestados pela empresa à população juazeirense, que sofre constantemente com cobranças fora da realidade, contas elevadas e interrupções no fornecimento de água

Felipe Vasques destacou que, além de não garantir o abastecimento regular, a Cagece tem causado inúmeros transtornos à população com obras que danificam as ruas da cidade. Ele alertou ainda que as contas de água já comprometem mais de 5% do orçamento das famílias que vivem com um salário mínimo, e questionou como essas famílias conseguirão arcar com mais um aumento. “A Cagece aumentou mais de 37% as contas de água nos últimos cinco anos, desde 2020. Em vez de reajustar tarifas, deveria era reduzir os valores diante do péssimo serviço prestado ao cidadão juazeirense”, afirmou.

O presidente da Câmara classificou como inaceitáveis os valores cobrados pela companhia, mencionando casos em que residências simples, com apenas um banheiro, recebem contas acima de R$ 300. Diante dessa realidade, Felipe Vasques convocou os juazeirenses a encaminharem para a Câmara Municipal e para as redes sociais dos vereadores as contas consideradas abusivas e os relatos de problemas enfrentados com a Cagece. Segundo ele, é preciso “ouvir o cidadão que está cansado da má prestação de serviços” e agir de forma concreta.

Como encaminhamento, o vereador anunciou que o Poder Legislativo de Juazeiro do Norte irá realizar uma audiência pública para discutir a atuação da Cagece no município e buscar medidas mais rigorosas contra as irregularidades da empresa. Além disso, a Câmara deverá encaminhar um ofício à Assembleia Legislativa do Ceará, solicitando que os deputados estaduais intervenham junto ao órgão regulador para revogar o reajuste anunciado. “É hora de unir forças e enfrentar de forma séria essa problemática que tanto prejudica o povo de Juazeiro do Norte”, concluiu Felipe Vasques.

Deputada Luizianne chega a Fortaleza neste sábado (11)

outubro 11, 2025 0



A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT/CE), desembarca na capital cearense neste sábado, 11/10, às 16h, após participar da missão humanitária Global Sumud Flotilla, que levava comida e medicamentos para o povo palestino de Gaza. Depois de chegar ao Brasil, Luizianne falará pela primeira vez à imprensa do Ceará no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

A embarcação onde a deputada estava foi interceptada ilegalmente em águas internacionais pelas Forças Armadas israelenses entre os dias 01/10 e 02/10. A parlamentar e os demais 13 cidadãos e cidadãs brasileiros foram presos de forma ilegal e violenta no centro de detenção de Ketziot, prisão de segurança máxima no sul de Israel, onde passaram quase sete dias. 

SERVIÇO:

Chegada da deputada Luizianne a Fortaleza

Sábado, 11/10

Às 16h

No Aeroporto Internacional de Fortaleza.