TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Nota de Pesar da Prefeitura de Patu, RN.

outubro 10, 2025 0


O Governo de Patu se une à dor de Gabriela Rodrigues e Emerson Barreto pela partida precoce da pequena Maria Alice.

Um anjinho que veio ao mundo para espalhar amor e luz, e que agora descansa serenamente nos braços de Deus. Sua breve passagem deixou marcas profundas e um imenso vazio no coração de todos que a amaram.

Que o Senhor, em sua infinita bondade, conforte os pais e familiares, concedendo paz e força para suportar a dor dessa despedida tão difícil.

Maria Alice será para sempre lembrada como símbolo de pureza, ternura e amor eterno.

Prefeitura Municipal de Patu

Descanse em paz.

PREFEITO DE ANTONINA DO NORTE PARTICIPA DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO PARA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ZONAS RURAIS DO MUNICÍPIO

outubro 10, 2025 0

Nesta quinta-feira (09), o prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho @antoniofilho_antonina_, participou, ao lado do governador Elmano de Freitas @elmanofreitas, da assinatura do termo de compromisso para ampliação do sistema de abastecimento de água em comunidades rurais do município. O evento foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e marcou um importante avanço nas ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica no interior do Ceará.
A solenidade foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, e contou com a presença do diretor de Unidades de Negócios do Interior da Cagece, Carlos Salmito; do secretário-executivo de Habitação das Cidades, Thiago Câmpelo; do presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro; e do presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Joacy Júnior (Juju), além de outras autoridades estaduais e municipais.
O termo de compromisso firmado garante investimentos significativos em obras e melhorias nos sistemas de abastecimento, com o objetivo de ampliar o acesso à água potável e garantir mais qualidade de vida às famílias do campo.
Durante a cerimônia, o prefeito Antônio Filho destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e ressaltou que essa iniciativa representa um marco para o desenvolvimento sustentável das zonas rurais de Antonina do Norte, beneficiando diretamente dezenas de comunidades.
O governador Elmano de Freitas reafirmou o compromisso de continuar ampliando o acesso à água em todo o Ceará, priorizando ações que promovam dignidade, saúde e bem-estar para a população.

Redação conterrâneo 

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri realizou nesta sexta-feira (10), as 17h, a inauguração da Urbanização da Guritiba, um importante investimento que valoriza a infraestrutura urbana e oferece mais qualidade de vida aos moradores da localidade

outubro 10, 2025 0


O novo espaço foi totalmente revitalizado, contando com áreas de convivência, bancos, playground, iluminação moderna e paisagismo, tornando-se um ponto de lazer e socialização para as famílias santanenses.

O prefeito Samuel Cidade Werton destacou a importância da obra para a comunidade:

“A Urbanização da Guritiba é mais um compromisso cumprido da nossa gestão. Estamos trabalhando para levar mais estrutura, conforto e dignidade às pessoas. Essa é uma obra que melhora o espaço público e fortalece o sentimento de pertencimento da população”, afirmou o gestor.

Já o secretário de Obras, Sávio Cidade, ressaltou o empenho da equipe técnica e o impacto positivo da urbanização:

“Esse é um projeto feito com muito carinho e planejamento. A Guritiba ganha uma nova paisagem urbana, mais organizada e acolhedora, refletindo o cuidado da administração municipal com cada bairro e distrito”, destacou o secretário.

A cerimônia de inauguração promete reunir moradores, autoridades locais e convidados em um momento de celebração e reconhecimento pelos avanços na infraestrutura do município.

A gestão municipal reforça o convite à população: “Você é nosso convidado especial!” para participar desta conquista coletiva que simboliza o desenvolvimento e o compromisso com o bem-estar dos cidadãos de Santana do Cariri.


Publicação TRIBUNA LIVRE CARIRI 
Por Mateus Repórter 

Exploração de urânio está a caminho, mas moradores de Santa Quitéria querem mais informações sobre impacto ambiental da Mina de Itataia

outubro 10, 2025 0

Moradores das áreas dos Municípios de Itatira e Santa Quitéria, que serão bem impactadas com o projeto de exploração de urânio e fosfato, ficam na inquietação e, às vezes, com insônia e temerosos de que a exploração da mina gere prejuízos aos recursos naturais, ao solo, à vegetação e aos mananciais que armazenam água para o abastecimento populacional e animal.


 nesta sexta-feira (10),  o Complexo de Santa Quitéria, responsável pelo projeto, destaca que a mina de potencial para produzir 80 mil toneladas de urânio e 111 milhões de toneladas de fosfato, abrindo caminhos para o Brasil figurar entre os países com maiores reservas estratégicas de urânio, em um cenário de demanda global crescente.

FOSFATO E URÂNIO


O projeto, desenvolvido pela Galvani Fertilizantes em parceria com a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), prevê a extração de colofanito, nome dado para a associação do fosfato e do urânio para produção de fertilizantes e concentrado de urânio.


O empreendimento já recebeu investimentos de 220 milhões de reais de um total de R$ 2,3 bilhões e tem uma projeção de gerar mais de 6 mil empregos. Moradores dos municípios de Itatira e Santa Quitéria participaram, por meio de associações, de audiências públicas, mas sente a carência de informações mais seguras sobre o impacto ambiental e social do empreendimento. 

                                                    Ceará Agora 


MP cobra maior fiscalização contra quem dirige sem CNH e pilota moto sem capacete em Jardim

outubro 10, 2025 0


Homem pilota moto sem capacete em frente ao Destacamento da PM de Jardim - Foto: Google Street View


O Ministério Público do Ceará (MPCE) acionou as polícias Militar e Civil para coibir a condução de veículos por pessoas sem carteira de habilitação em Jardim, no Cariri. De acordo com o MP, a medida é motivada por relatos de diversas infrações de trânsito na cidade, que incluem ainda o uso de motocicletas sem capacete, transporte de passageiros acima do permitido, entre outras.

À Polícia Militar, a Promotoria de Justiça de Jardim recomendou que sejam adotadas providências em caso de flagrante de condução sem habilitação, com habilitação cassada, direito de dirigir suspenso, embriaguez ou falta de condições físicas ou mentais para conduzir o veículo com segurança.

“Nesses casos, a PM deve conduzir o infrator ao Conselho Tutelar, se tiver menos de 12 anos, ou à Delegacia para as medidas legais cabíveis. Se o veículo estiver sem placa, com placa ilegível ou com qualquer identificador alterado, a Polícia deve apreendê-lo e conduzir o responsável em flagrante”, orienta o documento.

O MP também recomendou ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) que intensifique a fiscalização, aplicando multas e apreendendo veículos quando necessário. Entre as orientações, estão a fiscalização do nível de emissão de poluentes e ruídos dos veículos, vistoria de transportes que necessitem de autorização especial, e registro de veículos de tração ou propulsão animal.

À Polícia Civil, o MP recomendou que, ao tomar conhecimento de crimes ou atos infracionais relacionados ao trânsito, a Delegacia instaure as investigações cabíveis e adote as medidas penais previstas, inclusive em casos de flagrante.

Rogério Brito

Saúde de Juazeiro investiga suspeita de intoxicação por metanol

outubro 10, 2025 0



Através de nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) esclareceu nesta quinta (9), que está sob investigação um caso suspeito de intoxicação por metanol. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 56 anos, com histórico de etilismo crônico e outras comorbidades associadas.

O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca na noite da última quarta-feira (8), apresentando quadro de dor abdominal, dispneia, êmese, hipotensão e sinais clínicos compatíveis com intoxicação por metanol.

Foram adotadas medidas de suporte clínico e realizada coleta de material para investigação. No decorrer da noite, o paciente apresentou agravamento do quadro clínico, evoluindo com hipotermia e piora hemodinâmica, vindo a óbito na madrugada desta quinta-feira, 9 de outubro de 2025.

Diante da compatibilidade clínica e do histórico de consumo crônico de álcool, foi levantada a suspeita de intoxicação por metanol, iniciando-se a investigação epidemiológica em articulação com os órgãos competentes.

A Vigilância Sanitária foi comunicada e, em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), deslocou técnicos à casa do paciente, para coleta de informações junto à família. Durante a visita, foi recolhida uma amostra da última garrafa consumida pelo paciente, que ainda continha pequena quantidade de líquido. 

Também foi realizada visita ao estabelecimento onde a bebida foi adquirida. No local, identificou-se uma amostra do mesmo lote da bebida consumida pelo paciente. O produto encontrado possui as autorizações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e não tem características visuais de possível adulteração. Apesar disso, o produto foi devidamente coletado e acondicionado para investigação.

A Sesau destaca que, conforme a Nota Técnica nº 360/2025, do Ministério da Saúde (MS), devem ser considerados casos suspeitos aqueles em que o paciente, após ingestão de bebidas alcoólicas, apresenta, a partir de 12 horas, persistência ou agravamento de sintomas compatíveis com embriaguez, associados a desconforto gástrico, alterações visuais, como visão turva, borrada, presença de manchas (escotomas) ou perda da acuidade visual.

As notificações de casos suspeitos são fundamentais para o monitoramento rigoroso das intoxicações por metanol. A Sesau segue apurando o caso e aguarda o resultado dos exames laboratoriais, que estão em curso, para confirmar ou descartar a suspeita.

Prefeitura de Potengi promove curso de Inseminação Artificial para fortalecer a pecuária local

outubro 10, 2025 0

A Prefeitura de Potengi, em parceria com o Sistema FAEC/SENAR e o Sindicato Rural, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou o curso de Inseminação Artificial, voltado para o fortalecimento da pecuária local e a melhoria genética do rebanho do município. A capacitação contou com a participação de 11 pecuaristas, que tiveram a oportunidade de aprender técnicas modernas e eficazes para aprimorar sua produção.

Essa iniciativa é uma oportunidade que a gestão municipal pensou para levar conhecimento e inovação aos produtores rurais. A prática da inseminação artificial representa um importante avanço para o aumento da produtividade e da qualidade do rebanho, contribuindo diretamente para o crescimento econômico do município.

O secretário de Agricultura, Evandro Santos, destacou a importância da ação e o impacto positivo que o curso trará para o campo. “Os alunos sairão com certificado reconhecido e preparados para aplicar o conhecimento adquirido, melhorando seus rebanhos e gerando mais oportunidades para toda a cadeia produtiva”, afirmou.